Escócia

A Escócia é um dos países que fazem parte do Reino Unido, sua capital é Edimburgo. Na Escócia, apenas 7 cidades possuem o titulo de cidade propriamente dita, que são: Edimburgo, Glasgow, Aberdeen, Dundee, Inverness, Stirling e Perth (que foi adicionada a essa lista recentemente).

Escócia

Uma observação importante que quase ninguém sabe e só descobre depois de chegar aqui é que a pronuncia do nome da cidade Edimburgo, em inglês Edinburgh, é falado algo como “Edinbrá”.

Edimburgo!

Pra quem gosta de frio, aqui é o lugar ideal!!

As estações do ano são invertidas com relação ao Brasil, então, aqui é mais ou menos assim:

– Inverno (dezembro a março): é muuuito frio, venta e chove muuuuito, e ultimamente, com possibilidade de neve bem frequente. O dia amanhece por volta de 8:30 e escurece em torno de 15:30.

Dezembro de 2010

– Primavera (abril a junho): ainda é frio, porém segundo as estatísticas, o mês de abril é o mês com maior probabilidade de dias de sol. O dia começa a amanhecer as 04:30 e escurece as 23:00.

Maio de 2011

– Verão (julho a setembro): é fresquinho, mais tendendo a ser frio do que calor. Pra falar bem a verdade, esse ano de 2011, passei o verão todo aqui e tivemos apenas 1 dia com 22 graus, todos os outros a média era de 12 a 15 graus e alguns dias (poucos) a temperatura ficou menos que 10 graus. O dia amanhece por volta das 5:30 e escurece perto das 21:30.

Agosto de 2011

– Outono (outubro a dezembro): começa a ficar mais frio, chove com bastante frequencia e com certeza é a estação mais bonita do ano!! As árvores começam a trocar de cor, deixando o verde e dando lugar a vários tons de amarelo, marrom e vermelho. Quando termina o horário de verão (no ultimo final de semana de outubro), o dia amanhace por volta das 7:00 e escurece antes das 16:30.

Outubro de 2010

Esquilinhos no Princes St Gardens!

Então uma pergunta que quase todo mundo me faz.. “Não tem verão na Escócia?” Não! Se comparar com os verões que temos no Brasil, a resposta com certeza é não! Como os escoceses costumam dizer, na Escócia existem apenas duas estações: julho e inverno.

Ultimamente muitas pessoas aparecem aqui me pedindo informação sobre as temperaturas que vão encontrar em Edimburgo ou em qualquer outro lugar do país, então a minha dica é: uns dias antes da viagem, mais ou menos uns 10 dias antes, seria interessante acompanhar a previsão do tempo no site da BBC Scotland e ainda, dá pra saber como anda o tempo em específico em Edimburgo ou nas Highlands também.

Os meses mais agitados em Edimburgo são durante os Festivais, sejam os de verão ou de inverno, então Agosto e Dezembro são os melhores meses!!

The Royal Military Tattoo

Edimburgo só tem 1 Aeroporto, mas tem 2 estações de trem, a Waverley Station (principal estação de trem da cidade) e a Haymarket.

Charlotte Square, em Edimburgo!

Quantos dias são necessários para conhecer Edimburgo? Pra conhecer bem a cidade, 4 a 5 dias, agora se a intenção for ver o somente o principal, 2 dias serão suficientes!!

Tudo o que eu já escrevi sobre Edimburgo está aqui nesse link -> clique aqui. Ou é só ir na página principal e clicar sobre cada assunto em especifico dentro da categoria “Escócia”, que além de Edimburgo, também vou escrever sobre outras cidades ou regiões do país.

That’s true!

Para continuar lendo sobre posts relacionados a Edimburgo e a Escócia…

Novas Direções

Entendendo o Reino Unido

Horário de verão no Reino Unido

Tudo sobre Scotch Whisky, o uísque Escoces!

Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

6 apps para usar em uma viagem à Escócia!

Euro x Libra e o Reino Unido

Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

Para acessar todos os posts sobre…

Edimburgo, clique aqui.

Glasgow, clique aqui.

Stirling, clique aqui.

Linlithgow, clique aqui.

Lago Ness, clique aqui.

St Andrews, clique aqui.

The Borders, clique aqui.

Curiosidades, clique aqui.

Novidades, clique aqui.

E ainda…

Lista com todos os hotéis que já me hospedei até hoje

Listas das cias aéreas que voam para e dentro do Reino Unido

Anúncios

87 responses to “Escócia”

  1. Karla Esberard says :

    Olá
    Bruna,
    seu blog é fantástico.
    Estamos indo para Escócia em Março de 2012, é muito muito frio???? kk
    Tenho muitas dúvidas a respeito desta viagem, e se você puder ajudar, irei amar as dicas.
    Temos 08 dias e vamos vir de Londres.
    Seria bom alugar um carro desde de LOndres ou alugar um carro em Edimburgo?
    Qual a melhor localização para ficar?
    Além de Edimburgo, o que sugere conhecer?

    Bjks e obrigaddaaaaa

  2. Bruna says :

    Oi Karla!!
    Olha, como eu disse, calor aqui não existe. É frio, mas o pior do inverno já passou.

    Sobre alugar carro, depende do que vc pretende fazer.. do que vc quer conhecer. Se for alugar um carro em Londres.. o interessante é ir conhecendo as cidadezinhas da Inglaterra.
    Agora se alugar um carro na Escócia, dá pra ir tanto no norte da Escócia como até o norte da Inglaterra.
    Eu ainda vou escrever sobre vários lugares aqui perto de Edimburgo que eu já fui.

    E andar de trem?, vc não pensa nessa possibilidade? Pq dirigir na mão contraria deve ser beeeem complicado, eu imagino! hehe

    Aqui em Edimburgo, é bom ficar hospedado proximo a Royal Mile, Lothian Road e a Shandwick Place. Dá pra ir a pé em tudo, tranquilamente!

  3. karla esberard says :

    Olá

    Bruna,
    Muito obrigada pelas dicas!!!
    Irei aguardar suas sugestões sobre lugares perto de Edimburgo.
    Fico feliz que o pior do inverno ja passou.

    bjks
    karla esberard

    • Bruna says :

      Oiii!!
      Estou nas minhas ultimas semanas aqui na Escócia, então tá bem corrido, sem tempo pra quase nada.

      Mas até março acredito que já vai tá tudo aqui no blog.
      =)

  4. David says :

    Oi Bruna,

    Estou na maior dúvida entre ir estudar inglês 2 meses em Londres ou Edimburgo, queria fugir um pouco de brasileiros e muitos turistas até mesmo para poder aprender bem o inglês, porém fico com medo de Edimburgo ser uma cidade muito pacata. Quais são seus conselhos? Tem bastante estudantes em Edimburgo? A cidade tem vida noturna? ( sem comparar com Londres claro).

    • Bruna says :

      Oi David!!

      Olha, como em todos os lugares do mundo vc vai encontrar brasileiro, porém a quantidade é muuuito reduzida.
      Por ex, na escola q eu estou, já conheci 3 brasileiros.. não é nada comparado com o que vc encontraria em Londres, Toronto, Vancouver ou Sydney.. mas sempre tem!

      Os meses de agosto, um pouco em novembro e dezembro são os meses com mais turistas por aqui. O legal é que em lojas, restaurantes, cafés a grande maioria das pessoas que trabalham ainda são escoceses, a Escócia ainda não foi invadida em massa por estrangeiros.

      Mas se prepara pro sotaque escoces, é suuuper dificil, mas tbm depois que vc pega o jeito, o resto fica bem facil! (o sotaque do sul da Inglaterra tbm não é dos mais fáceis).

      A cidade tem 3 ou 4 universidades, varias escolas de ingles, então pessoas da nossa idade é o que não faltam. E aqui não tem nada de pacato não, não se preocupe.. tem vários pubs, boates, teatros.. a grande maioria das peças de teatros que estão em cartaz a anooos em Londres sempre aparecem por aqui tbm, lógico que em menor escala de tempo.. apenas umas 2 ou 3 semanas.

      Meu intercambio já tá quase no final, falta apenas um mes e eu volto pro Brasil, mas sem duvida, se eu tivesse q escolher de novo viria pra Edimburgo sem nem pensar duas vezes!

      Quanto a Londres, já tive a oportunidade de ir varias vezes e adorei! Impossivel nao gostar de Londres.

      Mas leve em consideração os gastos do dia a dia, as distancias e se vc gosta de viajar, saindo de Edimburgo tem trem pra todos os cantos da Escocia e da Inglaterra. Avião varias vezes ao dia pra Irlanda, Pais de Gales e Irlanda do Norte, e varios outros países da Europa.

  5. David says :

    Muitoo boa suas dicas Bruna vlew msmo. Na escola de inglês a galera costuma ser de quais nacionalidades?( só curiosidade). Eu quero que tenha bastante gente até mesmo pra fzer amizade né, ter brasileiros é bom também só não queria que fosse mtoos como em Londres. A escola oferece alguns passeios e tal? O custo de vida é mais barato do que Londres? Nossa tenho mtas duvidas hahah se quiser passar seu email pessoal seilá, pq na verdade não conheõ mais ning que foi pra Edimburgo estudar para me sanar minhas dúvidas.

  6. Bruna says :

    A grande maioria são da Coréia, Espanha, Suiça e Alemanha. Mas tem gnt de todas as partes.. Rússia, Turquia, Itália, Suécia..

    Essa escola q eu to oferece sim, de vez enqdo, não é mto frequente e o preço é um pouco mais em conta que em agencias de viagens. Mas não muuuito mais barato.. mas dá pra ir de forma independente tbm, é só se organizar!

    Com certeza o custo de vida aqui é bem mais barato que Londres. Não sei se vc vai ficar em casa de familia ou residencia estudantil.. mas por ex, varias residencias ficam praticamente no centrão da cidade, a uns 15, 20 min a pé da escola.

    Eu tbm tinha muitas duvidas antes de vir e me virei por ai nos blogs fazendo mil e uma pergunta.. fique a vontade! Não tem problema não, o que eu souber eu respondo. Acho até mais fácil vc perguntar por aqui.. costumo olhar mais frequentemente do que o email que criei só pro blog.

  7. Blog Nós no Mundo (@nosnomundo) says :

    Oi Bruna!!
    Passei aqui para conhecer o seu site e adorei!!!
    Que delícia que deve ser morar na Escócia! Apesar do frio….
    Brinco com os meus amigos dizendo que estou à procura de lugares “exóticos” para as minhas próximas viagens (em outras palavras, destinos fora dos eixos de roteiros tradicionais) e quem sabe a Escócia não seja uma…
    Vou acompanhar o seu blog para aprender um pouquinho mais sobre esse país dos homens de saias, rsrs.
    Bjs, Anna

    • Bruna says :

      Oi Anna!!

      Que bom q vc gostou.. ainda falta eu arrumar muita coisa por aqui, mas estou nas minhas ultimas semanas, e sabe como é, né.. o tempo passa voaaando!!

      A Escócia não é muito popular entre os Brasileiros, mas vc vai adorar, pode ter certeza!! =)

  8. David says :

    Oi Bruna, vlew pelas informações, to na maior dúvida do mundo!! Londres ou Edimburgo meu deus?? hehe, independente eu irei visitar ctza Edimburgo pq parece ser mto legal msmo! Vc ainda ta na Escócia?
    bjos

    • Bruna says :

      Oii David!!

      Não esquenta tanto com isso, qqer uma dessas cidades que vc escolher vc vai adorar!! Pode ter certeza hehehe =)

      Sim, ainda estou na Escócia, mas daqui umas semanas to indo de volta pra casa..

  9. Ale says :

    Bruna, o que me trouxe aqui no seu blog é sobre as cidadezinhas aos arredores de Edimburgo que você considera imperdíveis. Estou com 6 dias reservados para a Escócia. Muitas pessoas dizem que Glasgow é uma cidade feia e sem graça, é verdade ou vale um passeio?? Ou é pura lenda?? Obrigada!!! Gostei do seu blog, o primeiro que vejo ser totalmente dedicado e focado à Edimburgo!!!!

    • Bruna says :

      Ale,
      Obrigada!!!!
      Olha… Tem varias cidades legais pertissimo de Edimburgo, como St Andrew (onde principe William e Kate estudaram), tem Linlithgow (totalmente voltada a Mary, Queen of Scots), tem também Roslin (onde fica a Rosslyn Chapel – Codigo Da Vinci), Lago Ness, Stirling, Oban (na costa oeste)…
      Quanto a Glasgow, é meio sem graça sim, mas como tds as cidades do mundo, sempre tem algo interessante.. Mas no geral, nem se compara a Edimburgo!! Se for a Glasgow e nao quiser passar o dia td lá, é possivel ir ate Livingston , onde fica o maior outlet da Escócia. E o melhor de td, da pra ir em tds esses lugares de trem, exceto St Andrew, q so tem onibus como opçao!!

  10. Fabio E. da Rocha says :

    Bruna, qual sua opiniao sobre a temperatura em abril na Escocia? Muito frio ou ja vai estar mais quente?
    Obrigado, e realmente, gostei bastante de seu blog.

    • Bruna says :

      Olha, posso dizer que vai estar mais tendendo a ser frio do que calor, muito dificil um dia de calor naquelas terras. Mas tbm não posso afirmar 100%, pq ultimamente o clima anda meio doido em todo mundo, não é?

      A média de temperatura nessa época fica entre 5 e 10 graus!

  11. Jorge says :

    Bruna, A unica opção para visitar St Andrew é ônibus, Como faço para visitar essa cidade a partir de Edimburgo?

    • Bruna says :

      Oi Jorge,
      Vc pode fazer um tour com uma dessas empresas de turismo, que tem aos montes em Edimburgo, os passeios até St Andrew saem praticamente todos os dias, e eles deixam um tempo livre de 3 horas para percorrer a cidade. Então vale a pena, pq no caminho tem algumas paradas, e chegando em St Andrew vc tem todo esse tempo livre pra andar por onde vc quiser, o guia não vai junto, o tempo livre é seu. O valor é um pouquinho mais alto do que se fosse viajar por conta, mas a comodidade é infinitamente superior.
      Uma vez vi que temos que sair de Edimburgo (horarios restritos, tipo 4 ou 5 onibus por dia e que saem a cada 1 hora), tem que ir até uma cidadezinha e lá trocar para seguir ate St Andrew. Um pouco mais complicado, mas tbm não é impossível. Só q temos que cuidar e planejar a viagem totalmente em função do horário dos ônibus.

  12. diogoavila says :

    Olá,

    Estou indo para lá em Julho.
    Alguma dica de hotel?

    Abraço.

  13. Maria Luigia says :

    Bruna Estou indo para Edburgo no dia 27 de Abril de 2012. Poderia me indicar onde ficar (hotel) + rua , perto de tuuuuddoooo (restaurantes, shoppings, supermercados, pontos turísticos principais, etc…) Pergunto porque vou sozinha e gostaria de ficar no centrão e fazer as excursões através de agências locais. Outra coisa, que roupas levar? Esporte? Mais para socialzinha? Está frio agora? Então, casaco, gorro, cahecol, luvas, etc…? Arsenal completo?Última pergunta: troco dinheiro aqui no Brasil? Quanto pensa ser o mínimo para uma semana? Obrigadão Abç

    Luigia

    • Bruna says :

      Oi Maria,

      Pra eu te indicar algum hotel vai depender muito de quanto vc está disposta a gastar, mas pra não ter erro, em Edimburgo tudo fica muito perto, olhando o google maps as vezes a gente se apavora, mas é tudo bem pertinho mesmo.

      O ideal, na minha opinião, é se hospedar no West End, Lothian Road, Royal Mile (tem muito hotel e hostel), Grassmarket (tem muito hostel) ou em ruas próximas ao Queens Street Gardens.

      Olha, quanto as roupas, acho que calça jeans e tal.. nada muito social e nem muito esporte, isso se vc pretende emendar o dia de passeio com janta e pub na sequencia, facilita.

      Pelo que vi na previsão, está friozinho sim, em torno de 7 graus, acho que se vc levar um casaco bom, luvas e cachecol é até recomendado, principalmente se chover e tiver mto vento.

      Voce vai chegar direto em Londres e de lá vai pra Escócia? Eu não sei em que cidade vc mora no brasil, mas normalmente não tem libras pra trocar aqui no brasil, então eu sempre levei euros e lá trocava na American Express, que fica na George Street e geralmente lá tinha uma conversão melhor que nos outros lugares ou no aeroporto. Nesse lugar eles cobram uma pequena comissão se o valor for inferior a 300,00.

      É legal também ir nas agencias de correio, muitas pessoas nao sabem, mas no Reino Unido eles trocam dinheiro ali também e o melhor de tudo, não cobram comissão.

      Dificil dizer quanto é o ideal pra trocar para uma semana, pq depende se vc vai comprar os ticket lá, se vc vai jantar ou almoçar em restaurantes ou vai em supermercado, então depende, mas acredito que com umas 300,00 libras de pra voce sobreviver bem nessa sua 1 semana… hehe

      =)

  14. Fabíola says :

    OI Bruna! Eu e meu marido pretendemos passear pela Escócia em dezembro, passando natal e ano novo por ali. Eu já li que é frio, mas quanto? Há muita neve a ponto de impedir passear na rua? É melhor andar de trem do que de carro? o que vc nos recomenda?
    Obrigada
    Fabíola

  15. Bruna says :

    Oi Fabiola,

    Costuma ser beeem frio, a temperatura fica bem perto de 0 grau ou menor que isso. A neve pode aparecer ou nao, nao é ‘obrigatorio’ mas ultimamente tem sido frequente.

    Nao naaao, impedir passear na rua nao, da pra sair passear tranquilamente, mas se tiver muito acumulo de neve, so temos que ter cuidado extra pra nao cair e se machucar.

    Quanto a andar de trem ou de carro, depende muito da preferencia de cada um. O que posso te dizer é que saindo de Edimburgo tem trem para todas as partes da Escocia, norte da Inglaterra e as principais cidades do Reino Unido. Também é muito facil andar de trem, muito tranquilo mesmo.
    Eu nunca aluguei um carro e me aventurei a dirigir na mao inglesa, mas se nao for problema pra vcs, as estradas sao muito boas e bem sinalizadas.

  16. leticia says :

    Ei Bruna, brilhante o sei blog, eu estou em busca de um hotel em Edimburgo, vou sozinha e achei este hotel: Castle View Guest House
    30 Castle Street, New Town, Edimburgo, EH2 3HT, é bem localizado? Ficarei lá por tres dias, e gostaria de saber se é uam boa opção! Parabens pelos textos! Muito amistosos e altamente didáticos. Muitissimo obrigada!

    • Bruna says :

      Oi, Leticia!!

      Obrigadaaa =)

      Guria, esse teu hotel é super bem localizado! Eu não sei exatamente a que altura ele fica, mas essa rua, a Castle Street, é pequena, pq ela ‘começa’ na Princes Street e ‘termina’ no Queens Street Gardens (esse parque não é aberto a visita de turistas, so pra moradores – bem estranho hehe). Localizaçao melhor, impossível!!

      • leticia says :

        Ei Bruna, acredita que na hora que eu fui fechar o hotel já não tinha mais pela tarifa que tinha encontrado!? Agora to aqui, seguindo as suas dicas de localização – Graças a Deus encontrei seu blog!! – e buscando um bom hotel! Voce nao se lembra de nenhum em conta e bem localizado para me dar uma santa ajuda? Quero um hotel standart e num lugar legal, pq estou sozinha nesta trip! Obrigada de novo! Beijo

        • Bruna says :

          Oi Leticia!

          Então, tem alguns na própria Princes Street, existem alguns na Grassmarket, mas não lembro de todos os nomes de cabeça,
          Eu sei que tem um Mercure e um EasyHotel na Princes Street. Tem um Holiday Inn na Royal Mile.Teria que procurar melhor!

          Sei que tem um Premier Inn, próximo a Haymarket Station, pq era bem perto de onde eu morava e passava por ali todos os dias.Em sites de avaliaçoes ele tá bem cotado. E o lugar é bom, uns 5 minutos a mais de caminhada até chegar na Princes Street, não está super bem localizado como esse que vc havia encontrado, mas essa região da Haymarket é bem tranquilo.

          Dá uma olhada e vê o que vc acha desses, qqer coisa se eu lembrar de mais algum eu posto aqui.

  17. leticia says :

    Bruna, desculpa não ter te agradecido, mas o trabalho não tem me deixado cuidar da minha trip! Eu vou te contar meus planos: vou para Bournemouth – interior da Inglaterra, fazer um curso de ingles de um mes, e nesse meio tempo, vou passeando por lá mesmo. Mas no final do curso, o plano é ir para Escocia, não abro mão! Dai, queria uma sugestão: melhor comprar hotel e transporte por lá mesmo né? Ou seria melhor eu sair daqui com isso pronto? Outra coisa, pelo o que pesquisei vi que seria melhor ir de trem! Voce também acha? E neste caso, melhor aquele pass ou compro avulso? Obrigada de novo! Beijo

    • Bruna says :

      Oi Leticia!!

      Eu acho melhor vc reservar hotel ainda aqui no Brasil, eu nao sei qual é o mês que vc vai pra Escócia, mas dependendo, pode coincidir com os festivais, tanto o de verão como com o de inverno,

      Quanto ao transporte, se vc vai de trem, apenas 90 dias antes dá pra comprar a passagem pela internet. Tu acredita que ontem, a hora que vc me deixou esse comentário eu tava terminando de escrever um post sobre ‘andar de trem na Escócia’ ?!?!?! hehehe

      Semana que vem vou postar.. preciso ainda procurar as fotos (tão todas espalhadas em varias pastinhas).. Vc pode dar uma olhada a partir de Londres, qto fica uma passagem pela British, mas acho que de trem é uma boa opção, as paisagens são bem bonitas.

      E sobre o british pass, eu nunca comprei, entao não sei te dizer se vale a pena ou não e nem sei muuuuito bem como funciona. Mas acredito q tenham algumas regrinhas e se vc realmente for usar bastante trem nesse periodo, pode ser uma boa opção. Essa resposta vou ficar te devendo!

      =)

      • leticia says :

        Ei Bruna,

        Eu estou indo dia 2/08/12, ou seja, daqui uns dias!! E pretendo ir para Edimburgo dia 1/09/12. Então, vou reservar tudo logo, seguindo a sua orientação. Estou ansiosa para ler o post sobre os trens na Escocia!

        Outra coisa o site par comprar as passagens é esse: http://www.raileurope.com.br em portugues mesmo? Eu achei estranho!

        Obrigada!

        • Bruna says :

          Oi Leticia!

          Guuuuria, já tá logo ai a tua viagem!! =))
          Não deixe de ir no primeiro final de semana de setembro, se vc estiver em Edimburgo, no Festival Fireworks Concert, da uma olhada nesse post e vê se te interessa:
          http://contandoashoras.com/2011/09/06/fireworks-no-encerramento-dos-festivais-em-edimburgo/

          Olha, vc pretende comprar o passe mesmo? Se sim, é esse site mesmo, mas eu acho que eles só entregam o passe via correio, não tem como imprimir um voucher, pelo que eu já li por ai. Eu nunca usei, como já te disse.

          Já vou te adiantar uma parte do post de semana q vem.. pra comprar passagens de trem em todo o UK, vc pode consultar o site da National Rail http://www.nationalrail.co.uk/ Ali eles te dão todas as opções de empresas, de horários e ja indicam as plataformas e tudo mais. Voce pode comprar por esse site mesmo, ou entrar no site da propria empresa indicada por eles. Eu sei que tem a empresa Cross Country que faz Londres – Edimburgo, pq já fui de Edimburgo – York mas o destino final do trem passava por Londres. Tem a East Coast também. Dá uma olhada!!

  18. Fabiana do Couto says :

    Oi Bruna,vou para Edimburgo dia 4 de novembro…..eu li no seu resumo das estacoes do ano que e frio….mas queria saber mais ou menos quantos graus?E quanto a chuva?Chove tipo garoa e para?Vc me sugere ir para Dublin de aviao ou de trem saindo de Edimburgo?Obrigada,adorei suas dicas,foram as mais precisas de todas que li.Parabens!!!

    • Bruna says :

      Oi Fabiana!

      Obrigadaa =)))

      Em novembro já é bem friozinho, acredito que fique entre 5 a 10 graus. Olha, na Escócia chove muito, mas chuvão mesmo não é muito frequente, é mais comum chuva fraca e garoa. Sempre é bom andar com um casaco desses impermeavel na bolsa, pq chove e para o tempo todo.

      O ideal é ir de avião entre Edimburgo e Dublin, pq se vc for de trem, de qualquer forma vc vai ter que pegar um aviao para atravessar o mar da irlanda. Não existe trem que ligue a ilha da Gra-Bretanha com a ilha da Irlanda. Existe barco, mas não trem. Na minha opiniao é mais rápido e mais comodo pegar um avião.

  19. Vinicius says :

    Bruna, tudo bem? Estou indo para Edinburgh dia 10 de setembro. Tem algum e-mail no qual eu possa tirar algumas dúvidas sobre a cidade com você? Estou indo morar ai por um ano, e é sempre bom pegar umas dicas com quem já morou na cidade.

    Obrigado!

    Vinicius

  20. Márcia J.Bazzani says :

    Bruna pretendo fazer um tour pelo norte da inglaterra 7 dias, onde costuma-se a passar a noite? e o café da manhâ? se puder me ajudar, agradeço mt.bjs.

    marcia_bazzani@yahoo.com.br

    • Bruna says :

      Oi Márcia,

      Normalmente os lugares mais frequentados são Newcastle, York e Durham, Darlington tbm é bem popular. Mas claro que depende muito do tipo de tour que vc vai fazer. Você vai visitar a Hadrian’s Wall?

  21. Lucas Souza Motta says :

    Oi Bruna!
    Prazer em conhecê-la, gostei muito do seu blog. Farei uma viagem à Bournemouth Inglaterra e muitas pessoas falaram para eu aproveitar e passar na França, mas o que eu quero mesmo é conhecer a Escócia, e tenho algumas dúvidas que pelo o que eu reparei acima, já são frequentes. O tempo total é de 4 semanas como eu terei o intervalo de 3 finais de semanas, quero aproveitar um deles em Edimburgo. Compensa mais ir de avião,ônibus ou trem?Outra dúvida é referente a roupas, algumas pessoas falam pra eu comprar lá, e outras já falam pra eu comprar aqui no Brasil, o que você acha melhor? tchau abraços

    • Bruna says :

      Oi Lucas,

      Olha, avião seria o mais indicado pq o trajeto será de apenas 1 hora entre Londres (provavelmente o aeroporto de Gatwick seria a melhor opção pra ti, ja que fica no sul de Londres) e Edimburgo. De trem, o tempo medio é de 4 horas e 20 minutos. E de ônibus, apesar de eu nunca ter feito esse trajeto, eu só indico se vc tiver com o orçamento super apertado, pq são mais de 10 horas de viagem.
      http://contandoashoras.com/2011/09/29/aeroporto-de-gatwick-e-gatwick-express-em-londres/

      Se você for agora durante o inverno, eu aconselho vc a comprar casaco, cachecol e luvas por lá mesmo. Tem casacos de otima qualidade por 60,00 a 80,00 libras e são mais propicios ao friozao que faz lá. Já os acessórios (cachecol e luvas) existem aos montes e se sao super baratos. Existe uma rede de lojas chamada Primark (eu já escrevi um post sobre ela aqui no blog, não sei se vc viu?!?!) q existem muitas opções de coisas, com qualidade inferior, mas que dão pro gasto também. Essa rede de lojas existe aos montes por todo o Reino Unido.
      http://contandoashoras.com/2012/01/25/edimburgo-primark/

  22. Lucas Souza Motta says :

    Bom dia Bruna!
    Li muitos comentários, pra evitar algumas perguntas pertinentes. Obrigado pela dica do aeroporto de Gatwick, estou comprando passagens pela EASYJET. Como eu vou aproveitar as férias do trampo, o período que eu vou é de 12 de janeiro à 09 de fevereiro, pretendo passar os dias 25 a 27 em Edimburgo.

    No youtube, eu vi uma garota comentano sobre comprar antecipadadmente alguns tickets e entradas para alguns pontos turísticos, que saíriam bem mais barato, eu sou meio cético pra essas coisas de internet rsrsrs,prefiro comprar lá mesmo, a não ser que seja muito mais barato(não acredito que a diferença seja lá aquelas coisas).

    Gostaria de saber tua opinião sobre isto para facilitar já que pela internet eu não encontra respostas objetivas, e será muito decepcionante depois que eu chegar lá, alguém falar: Você deveria ter comprado pela internet….rsrsr Obrigado novamente por esclarecer as dúvidas e pela boa vontade em criar este BLOG para ajudar a todos que precisam de algumas dicas.

    • Bruna says :

      Oi Lucas,

      Para as atrações em geral em Edimburgo, nenhuma “exige” que vc compre ticket pela internet. Algumas dão algum desconto (mas isso é bem raro) e pensando rápido, não lembro de nenhuma que faça isso.

      A maior parte das atrações em Edimburgo são gratuitas (museus e galerias), somente o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyrood são pagas (entre as mais populares, claro).

      Pode viajar tranquilo, que lá em Edimburgo vc nao vai ouvir nada do tipo de que vc deveria ter comprado o ticket antecipado pela internet.

      Se precisar de alguma coisa, no que eu puder ajudar, pode contar comigo! =))

  23. Thais says :

    Oi, Bruna! Minha família e eu vamos passar alguns dias em Londres e depois queremos ir de trem para a Escócia. Achei muitas dicas legais no teu blog que com certeza vamos aproveitar, mas tem uma coisa que eu não encontro em lugar nenhum. Na ida de Londres para Edimburgo, vamos passar uma noite em York. Li no site da Britrail que é possível desembarcar em York, passar a noite e embarcar novamente no dia seguinte com a mesma passagem. Será possível? Deve ser só com a passagem anytime, não? Tu já ouviu falar disso? Obrigada.

    • Bruna says :

      Oi Thais,

      Nunca ouvi falar.. mas talvez esse tipo de passagem que vcs viram no site da Britrail deve ser algum passe, não? Os passes dão essa possibilidade dependendo para quantos dias vc comprou. Por exemplo, vc compra um passe que te dá direito de viajar 3 vezes durante um um mês. Nesse caso é possível, mas de qualquer outra forma, eu não saberia te dizer.

  24. Thais says :

    Oi, Bruna.

    Achei isso no site da National Rail e copiei, caso interesse a mais alguém. Na parte que explica sobre ticket types, diz:

    ” Anytime Tickets
    Buy any time, travel any time.

    What are Anytime tickets?

    Anytime fares are fully flexible tickets, with no time restrictions on when you can travel. Perfect for people who need complete flexibility.
    You can buy Anytime tickets any time before you travel and you can use your ticket to travel on any train. With an Anytime ticket you can also break your journey at stations along the route of travel.

    When can I use an Anytime ticket?

    Anytime Day (Single and Return) tickets must be used on the date shown on your ticket and up to 04:29 the following day.

    Anytime Single must be used within 2 days of the date shown on the ticket and up until 04:29 after the last day of validity.

    For Anytime Return tickets, the outward journey must be made within 5 days and up until 04:29 after the last day of validity; the return portion must be used within one calendar month and up until 04:29 after the last day of validity.”

    No nosso caso, poderíamos comprar a single e quebrar a viagem em York e partir para Edimburgo no dia seguinte. Só que comparando esta passagem com o passe 3 dias consecutivo party(pq somos 4 viajando juntos) , por enquanto, ainda fica mais barato o passe.
    É difícil fazer a escolha certa de tão longe, sem nuca ter estado no lugar, mas como dizem “Vivendo e aprendendo”, ou melhor, viajando e aprendendo….

    • Bruna says :

      Oi Thais,

      Eu costumava comprar apenas o “anytime return tickets”, mas nem sabia que podia usar em até 5 dias, comprava esse tipo de ticket só pq eu não queria pré estabelecer um horário, pq não sabia se seria tempo suficiente ou não para conhecer determinada cidade.

      Então voce compraria um ticket Londres – Edimburgo do tipo anytime single, isso? E chegando em York vc supostamente teria esses 2 dias para ficar em York e seguir viagem. Seria essa a tua duvida?

      Vc comenta sobre o passe 3 dias consecutivos, para onde mais vcs iriam de trem? Vc vai precisar voltar de Edimburgo pra Londres de trem também? Ou como vai ser?

      Desculpa essas milhões de perguntas, mas é que talvez com essas infos eu possa te ajudar, mesmo nunca tendo usado o “anytime ticket” dessa forma.

      • Thais says :

        Oi, Bruna!

        Realmente não me expliquei direito. Peço desculpas pela confusão. Vamos lá. Ficaremos 5 dias em Londres. Depois disso, eu já tinha programado ir para York, passar a noite e seguir viagem no outro dia para Edimburgo. Eu pensei, então, em comprar uma passagem Londres-York e uma para o dia seguinte York-Edimburgo, certo?
        Eis que, lendo sobre o assunto no site da Britrail, vi que é possível comprar uma passagem anytime Londres-Edimburgo, desembarcar em York, passar a noite e seguir para Edimburgo no dia seguinte. Sem precisar comprar 2 passagens ponto-a-ponto separadas.
        A minha esperança era que saísse mais barato desta forma. Acontece que pelas pesquisas que fiz no site da National Rail, da EastCoast e da Britrail, nada sai mais caro do que a passagem anytime. Comprar passagens ponto-a-ponto ou passes saem mais barato do que esta passagem. Mesmo o passe de 3 dias consecutivos, que no caso só usaríamos 2 dias e desperdiçaríamos 1 dia, sai mais barato. Vai entender….
        Conclusão: vou comprar as ponto-a-ponto.
        Depois de 2 dias em Edimburgo, vamos alugar um carro e ir a Stirling, visitar uma destilaria no caminho para as Highlands e lá Inverness, Lago Ness, Ilha de Skye. Descemos então para Fort Augustus, Fort william, Glencoe e Glasgow. O resto do caminho vai ser todo de carro. Ainda Liverpool, a região da Cotswolds, Bath, Salisbury, Stonehenge, Oxford para finalmente entregar o carro em Heatrow e voltar pra casa. Ufa! Serão 19 dias. Sendo que 8 dias com meios de transporte coletivo e o resto de carro. Sorte que o marido adooora dirigir. Por via das dúvidas vamos de carro automático pra facilitar a coordenação motora dele…
        Obrigada pela atenção….por enquanto…..rsrsrsrs

        • Bruna says :

          Oi Thais,

          Realmente, bem estranho mesmo. Então acho que seria mais interessante vc fazer isso mesmo que vc disse e assim, evitar dores de cabeça futuramente. Pelo menos era o que eu faria se estivesse na mesma situação que vc, até pq, em todas as viagens que fiz de trem, eu sempre comprei passagens ponto a ponto.

          O roteiro ficou legal, a Ilha de Skye deve ser muito bonita, varios colegas foram e adoraram. Lembro da maioria dos meus professores de inglês falarem também da Ilha de Mull, que era muito bonita e tal. Nunca fui, infelizmente. Mas pretendo ir um dia.. =)

          Aproveitem a viagem. Claro que viajar de carro pelo Reino Unido exige cuidado redobrado, mas com muita paciência e atenção vai dar tudo certo!!

          =)

        • Otoniel says :

          Ola estou indo Pra escocia Esse final de semana e queira saber de Alguem aqui de Londres queira ir

  25. guilherme says :

    Oi Bruna.
    Escócia é encantadora. Pena que passamos apenas 3 dias. Se soubesse que seria assim tão bom, teria ficamos mais.

    Minhas impressões sobre Edimburgo:
    Adorei o povo escocês. São uma simpatia. Eles são muito prestativo, receptivos, alegres, atenciosos e acolhedores. A cidade é pequena, mas é deslumbrante de linda. Os castelos, as construções centenárias e etc. Fomos ao pub mais antigo do reino unido (The White Hart Inn) de 1516. É muita história para um lugar só. Um pouco caro, diga-se de passagem, mas essa impressão caiu por terra quando chegamos em Londres. ahahahahahah Passei a achar Edimburgo barato.
    Fiquei impressionado como os britânicos de uma forma geral, gostam de comida italiana. Ia experimentar o café da manhã deles, mas quando vi o que comiam desisti. Em todo caso, quero voltar a Escócia numa outra oportunidade e explorar o país e não ficar somente em Edimburgo.

  26. Bruna says :

    Oi Guilherme,

    Que bom q gostaram! A Escócia realmente é espetacular! Como foi a ida do aeroporto ate o centro? Acharam o hotel facilmente?

    Não acredito q vcs foram ate Duddingston Village! Muito legal! Tu viu q pacato é aquele lugar?

    Realmente, em Edimburgo as coisas nåo são muito baratas, mas Londres é beeem mais caro!

    Obrigada por compartilhar tuas experiências!
    :)

    • guilherme says :

      Oi Bruna.
      A ida do aeroporto até o hotel foi muito tranquila. Pegamos o ônibus que você indicou e o “ponto final” dele ficava a uns 50 metros do hotel.

      Duddington Village é o nome do lugar? Não sabia. hahahahah é muito pacato, mesmo. E como fomos num sábado a noite, estava passando na TV o jogo de rugby entre Escócia e Inglaterra. Havia concentrações de pessoas para assistir o jogo em vários pontos da cidade. Saímos do pub no meio do jogo em direção ao hotel e no caminho entramos num lugar a céu aberto onde uma multidão estava assistindo esse jogo e ficamos lá até o final. Parecia copa do mundo. ahahahah

      Não sei o nome, mas demos a volta ao redor de uma montanha em frente a estação de trem, onde as pessoas correm. Bati cada foto espetacular de lá de cima.

      Minha entrada em Edimburgo é que foi um pouco demorada, pois apresentei meus 2 passaportes (americano e brasileiro) e o policial nunca tinha visto “aquilo”. Ele, inclusive, chamou outro policial para conversar comigo. Fizeram várias perguntas, mas dava para notar que essas perguntas não eram de cunho especulatório para saber se eu iria morar lá, mas sim, porque estavam curiosos em saber como eu podia ter 2 passaportes e um deles americano, em razão do país ser muito nacionalista. Mas no final, deu tudo certo. ahahahhaha

      Obrigado pelas várias dicas que você deu aqui no seu blog!

      • mara says :

        olá adorei o seu blog estou indo para edimburgo no mes de maior de 2013 queria saber que roupas devo levar ? levo salto alto ou uma bota ?outra coisa vou passar apenas 20 dias la queria saber como é a imigração? que perguntas eles fazer por que no meu carso eu nao falo nada em ingles só o que a gente aprende msm na escola.terei problemas?

        • Bruna says :

          Oi Mara!

          Mes de maio nao costuma ser muito frio, o pior do inverno ja passou e o verão esta quase chegando. Os dias sao mais longos, mas mesmo sendo primavera, a temperatura é mais baixa (tende a ser mais frio) para os padroes brasileiros. Eu escrevi um post sobre o q levar na mala durante um intercambio, talvez esse post pode te ajudar..
          http://contandoashoras.com/category/variados/o-que-levar-na-mala/

          Eu não aconselho vc a levar salto alto, a nao ser q vc vá usar em alguma balada ou pra sair jantar fora, mas pra bater perna o dia td, o bom mesmo é um sapato ou bota ou tenis confortavel.

          Sobre a questão da imigraçao, tbm ja escrevi um post sobre a minha experiencia no UK Border. A experiencia em si é um pouco diferente, pois eu estava indo pra ficar 6 meses estudando, mas as perguntas podem ser praticamente as mesmas. Entao aqui vai o post:
          http://contandoashoras.com/2012/05/31/intercambio-os-interminaveis-5-minutos-na-imigracao-em-londres/

  27. Gui Cesar says :

    Oi Bruna. Parabéns, blog exelente! Também moramos em Edimburgo, mas não conhecemos quase nada, rs.. Minha esposa é fotógrafa, queremos conhecer alguma cidade, proximo a Edimburgo, alguma sugestão? Muito obrigado.

    • Bruna says :

      Oi, Gui!

      Sortudos!! :)

      Existem varias.. St Andrews, Linlithgow, Stirling, Glasgow, Perth, Aberdeen seriam as mais “famosas”, mas existem muitas outras cidadezinhas bonitinhas como Dunbar, Crail, Anstruther, North Berwick, Stonehaven, Dunfermline, Arbroath, Falkirk.. Ih, varias! Tem muita coisa q ainda não escrevi aqui no blog ainda, infelizmente.

  28. lyne says :

    realmente o outono e muitoooo lindoo e é bm diferente do brasil… ta muito lindo seu blog ..

  29. Lucas says :

    Olá eu estou querendo ir para escocia ! Não sei se alguém conhece Eyemouth
    Mas não sei se encontrarei emprego fácil por lá ! Se alguém poder me dar dicas eu agradeço ! Aceito qualquer sugestões de empregos !
    Estou querendo ir mesmo para melhorar meu inglês e claro conhecer a escocia !

    • Bruna says :

      Oi, Lucas!

      Já passei por essa cidadezinha qdo fiz um day trip pra Dunbar e Berwick upon Tweed. Fica bem proximo a fronteira entre Escócia e Inglaterra. Imagino q seja uma cidade minuscula, entao nao sei te dizer como seria arrumar um emprego lá. tem escola de idioma nessa cidade? Pq pelo tamanho, acho q ela ta mais para um vilarejo do q uma cidade. :)

  30. Tabata says :

    Olá, pretendo ficar em Edimburgo de junho a novembro, é difícil conseguir trabalho por lá?

    • Bruna says :

      Tabata,

      Essa pergunta é dificil de responder, até pq depende muito do que vc está procurando. Edimburgo não é uma cidade industrial, então as opção de emprego são mais restritas.

  31. Lucas says :

    Olá Bruna obrigado por responder, então Eyemouth é um “tipo” de vilarejo ! Mas eu queria saber mesmo se você acha fácil conseguir emprego na escócia.
    E você se sabe me dizer se existem muitos brasileiros pela escócia.
    É porque tenho 20 anos ainda ,então estou buscando experiencias novas mesmo.
    Desde já agradeço !
    ( Gostei muito do blog, Parabéns! )

    • Bruna says :

      Oi, Lucas,

      Então, os brasileiros estão em todas as partes do mundo, não seria a Escócia a exceção. Mas posso te dizer que a quantidade é infinitamente menor do que encontramos nos EUA, Canada e Londres, por exemplo.

      Quanto a questão do emprego é meio relativo. Que tipo de emprego vc está buscando? Qualquer coisa que aparecer (tipo bico) só pra se sustentar ou algo mais especifico? Edimburgo, não é uma cidade industrial, como Dublin por exemplo, então vc teria que ver algum emprego pra prestar serviço direto com o consumidor, o que exige um grau de conhecimento de inglês mais avançado e uma determinada fluencia.

  32. Lucas says :

    Oi !
    Obrigado por responder !
    Então os brasileiros realmente estão em todas as partes ! haha
    Mas a questão de emprego é essa mesmo era arrumar (tipo bico) até eu melhorar meu inglês e conseguir algo melhor ! Então mas estou preparando viajar daqui aproximadamente 2 anos ! Meu inglês ainda não é dos melhores .
    Mas tenho muitas curiosidades sobre lá..espero poder estar sempre que poder conversando com você aqui.
    Uma outra pergunta : custo de vida lá, você acha caro ?

    • Bruna says :

      Oi, Lucas!

      Os brasileiros estão mesmo em todas as partes do mundo hehehe

      Depois de tantas perguntas que recebo, seja aqui no blog ou por email, resolvi escrever um post sobre os custos de vida em Edimburgo, só pra dar uma noção. Esse post vai ao ar essa semana ainda, to terminando de escrever, então acredito que até quinta feira eu coloque ele no ar. Talvez ele te ajude a ter uma pequena noção do que vc vai encontrar por lá.

      Qualquer coisa que precisar, é só perguntar! Vamos conversando sim! =)

  33. Lucas says :

    Sim! Depois você me mostra o post !
    Tenho algumas curiosidades sobre lá !
    Penso em ficar um tempo por lá,acho a escócia um país incrível,por sua beleza e sua cultura !
    Tenho uma amiga que mora lá,ela me ajuda bastante com informações,mais tem certas coisas que ela não sabe ! Por isso leio muitas coisas sobre escócia.

    O blog está bem interessante e legal ! Parabéns por tudo !

  34. Lucas says :

    Eu li o post Bruna ! Muito boa matéria . Realmente quero ir para escócia,não sei qual cidade ! Mas estou me preparando. Ao longo das dúvidas vou te perguntando aqui. E sempre lendo o blog.
    Parabéns por tudo aqui,e vamos que vamos “o mundo é muito pequeno para se acomodar em um lugar só “

    • Bruna says :

      Oi, Lucas!

      Obrigadaaa!! =D

      Vc vai gostar muito de passar um tempo lá na Escócia, o país é realmente fantástico. Independente de vc ir pra Eyemouth ou Edinburgh, vc vai ter uma experiência bem interessante.

      Verdaaadeee!! Tem muita coisa pra conhecer ainda nesse mundão! E eu ainda to só começando heheeheheh

  35. Marco Forlin says :

    Ola tudo bem? Tenho uma dúvida. Acha que eu chegando em edimburgo as 07:22 de trem consigo lugar em algum tour pelas highlands sem ter pago com antecedência? tenho medo de pagar e o trem atrasar e eu perder o tour… E no dia seguinte sairei as 18h, não daria tempo,, grato

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Marco

      Olha, dificil te dizer alguma coisa nesse sentido. O que você pode fazer é o seguinte: entrar em contato com a empresa que vc tem interesse em fazer o tour pras Highlands e explicar a situação e ver se eles reservam sem te cobrar por isso.

      Caso vc não tenha nenhum tour ainda ou não sabe qual empresa usar, eu escrevi um posto com indicações de empresas que fazem tour partindo de Edimburgo.. se você quiser ver, o post é esse:
      http://contandoashoras.com/2013/02/06/empresas-que-oferecem-tours-pela-escocia-partindo-de-edimburgo/

      Não sei qual mês você pretende viajar, mas se for no mês de agosto acho bem dificil vc conseguir pegar um tour lá na hora. O mês de agosto é suuuuper movimentado, devido aos festivais de verão.

      • Marco Forlin says :

        Olá, obrigado pela resposta Bruna

        O meu interesse é por um tour que vá para o Lago Ness, inverness, e se puder passar por stirling melhor. Encontrei 3 empresas que o fazem e mandei email para eles, mas todos pediram para que eu agendasse. Estou cogitando ao invés de ir em um trem noturno e chegar em cima da hora, ir de avião na véspera mesmo. Irei no dia 2 de janeiro.

        • Bruna Bartolamei says :

          Marco,

          É, final do ano, devido ao Hogmanay, Edimburgo também fica lotada de turistas.

          Acho que como vc vai no inverno, é o mais sensato a se fazer, pois ultimamente tem nevado sempre por lá.

  36. Brenda says :

    Olá!

    Adorei seus posts, e me ajudou a conhecer um pouco meu destino. Embarco para Edimburgo em 18 dias!

    Bjs

  37. Cláudia says :

    Oi, Bruna!

    Muito legal seu blog! Tem sido muito útil pra mim.

    Estou indo para a Inglaterra final de junho e como vou passar 3 dias em Liverpool, pretendo de lá, dar uma esticadinha até Edimburgo. Vc me aconselha a comprar as passagens de trem aqui e receber lá? Ficam mais em conta, não é? Qual o site mais seguro? Como vamos passar o dia inteiro lá, que passeios vc me sugere? Somos 4 (eu, meu marido, minha filha e meu pai). Qto vc acha que gastaríamos em um dia por lá, incluíndo passeios, almoço, lanche e algumas comprinhas?

    Obrigada!

  38. Melissa Dias Monte Alegre says :

    Vc não tem ideia de como o seu site tem ajudado viajantes. Não falo inglês já estive em Londres. Agora vou explorar Escócia e Irlanda do Norte peguei todas as sua dicas. Gostaria de saber se vc conhece algum guia privado em Edimburgo que fale português. Outro pedido gostaria de fazer chego em Edimburgo de Belfast no dia 07/08/2013 e saiu no dia 14/08/2013 para Londres. Vc me aconselha ficar quantos dias em Edimburgo? Poderia pegar o guia privado ou alguma agência local e fazer St Andrews e quais outros lugares próximos voltando para dormir em Edimburgo? Ou seria melhor pelo tempo que tenho me deslocar para algumas cidades como Inverness, Albeerden ou Glasgow.

    Ajude-me
    Obrigada

    Melissa

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Melissa!!

      Que bom!!! Obrigadaaa!!

      Infelizmente não conheço nenhum guia privado em Edimburgo que fale português. Vou ficar te devendo essa informação.

      Olha, na minha opinião, se vc reservar pelo menos 3 dias pra Edimburgo está de bom tamanho. Vai dar pra conhecer a cidade sem correria.

      Sim, tem diversos bate-voltas que vc pode fazer partindo de Edimburgo, ainda mais em agosto que o dia começa a escurecer por volta das 21:00- 21:30. Dá pra aproveitar bastante.

      Um tempo atrás eu escrevi um post sobre algumas agencias que oferecem tour partindo de Edimburgo.. não sei se vc já viu?!?!
      http://contandoashoras.com/tag/empresas-de-turismo-em-edimburgo/

      Eu apenas recomendaria ir até Inverness e ficar hospedada lá se vc pretende conhecer bem essa região e visitar algumas destilarias de uisque ou fazer a whisky trail.

  39. Cláudia says :

    OI, Bruna!

    Na verdade, temos reserva de hotel em Liverpool do dia 26.06 a 1.º.07 (dia 30 tem um show do The Who que vou levar minha filha para assistir), então nesses dias queríamos aproveitar para fazer passeios de 1 dia, mas com retorno para Liverpool. No dia 1.º seguiremos para Londres. O que vc me sugere, então?

    Obrigada pela atenção!

    Cláudia

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Cláudia!

      Talvez fosse interessante vcs conhecerem algum lugar perto de Liverpool.. existem diversas cidadezinhas legais. Acho que ficaria mais coerente!!

      Eu conheci apenas Manchester e Blackpool, mas existem muitas outras.

  40. Junior says :

    Oi Bruna, tudo bem? Estou indo a Itália tirar minha cidadania e após passar um periodo por lá estou pensando em me estabelecer na escócia, li alguns blogs, porém tudo é muito superficial, todos estão a passeio ou estudando, vão passar temporadas, no meu caso vou pra me estabelecer com minha familia mesmo, esposa e uma filha de quase 2 anos, você encontrou alguma dificuldade lá? Seu intercambio era só de estudo ou trabalho também? conhece alguém que pode me dar algumas dicas sobre o mercado de trabalho, qualidade de vida, estudo para crianças e a economia como está? Li que estão melhorando a passos largos para sair da crise, porém muitas dúvidas rondam por aqui….
    Esqueci de mencionar, sou formado em adm e não consegui informações sobre equivalencia de diplomas e tudo mais, ainda estou no inicio da pesquisa sobre o país, mas parece (a 1ª vista) ser uma ótima opção, já que o resto da Europa está parada.
    se puderes me ajudar agradeço.

    Obrigado,

    Junior

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Junior

      Eu fui estudar, não trabalhei por lá. Sei que Edimburgo, por exemplo, diferente de Dublin ou outras regiões no UK, não é uma cidade industrial. Como vc é formado e vai ter cidadania européia, talvez te ajude bastante a conseguir um emprego por lá.

      Infelizmente não sei de ninguém que possa te ajudar nessas questões, talvez se vc procurar em blogs australianos ou neo-zelandes, vc ache informações sobre essas questões, existem bastante pessoas desses lugares lá na Escócia.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: