Polônia: um amor à primeira vista (com informações práticas)!

Já faz um tempinho que fiz essa viagem (janeiro de 2011!), mas sempre que vejo uma manchete ou uma capa de revista com algo relacionado a Polônia minha curiosidade vem à tona. O meu roteiro foi bem compacto, foram apenas 4 dias, onde conheci somente a sua capital, Varsóvia e a segunda maior cidade do país, a Cracóvia.

Por ser um país pouco visitado por brasileiros, foi bem dificil achar informações pela internet. Muita atrações na Polônia ainda não tem sites oficiais, quem dirá algo com versão em português, então o jeito foi montar o roteiro baseado em guias e blogs em inglês. Mas o que importa é que no final deu tudo certo!!

Eu não vou dizer que a Polônia fazia parte do meu top 10 de países europeus a serem visitados, pq não seria verdade. Mas conforme eu fui conhecendo colegas poloneses lá em Edimburgo minha curiosidade aumentou e consequentemente as pesquisas relacionadas a esse país também. Mudei totalmente o roteiro do meu “mochilão” pós primeira parte do intercâmbio na Escócia somente pra incluí-lo, claro.

A Polônia é um daqueles países que por si só já deixa qualquer pessoa curiosa tanto por suas belezas naturais quanto pela sua história triste, porém fascinante. Os poloneses carregam um sofrimento ainda visível nas gerações mais antigas, o país foi totalmente arrasado (Varsóvia conhece melhor do que ninguém esse triste capitulo), mas mesmo assim não se abateu. Muito pelo contrário, quem tiver a oportunidade de visitar a Polônia vai ver um país em constante desenvolvimento, moderno, organizado e que aos poucos está conquistando seu espaço. Foi uma ótima surpresa e claro, um amor à primeira vista! Nos próximos posts eu explico (e vai dar pra entender) melhor o pq!

## Roteiro ##

Como eu já disse, basicamente o roteiro foi de quatro dias. Eu fiquei hospedada em Varsóvia todos os dias e em um desses dias fiz um bate-volta de trem até a Cracóvia, no sul do país. Em resumo, foram 3 dias inteiros em Varsóvia e 1 dia apenas na Cracóvia.

## Como chegar na Polônia ##

Não existem voos direto partindo do Brasil, mas claro que é possível fazer conexão em diversas capitais de países europeus. Quando eu fui, meu voo partiu de Bruxelas, então eu dei prioridade em voar com a companhia aérea de lá, a Brussels Airlines que na época oferecia voo direto com um preço baratex (hoje em dia esse voo só tem com conexão em Munique ou Frankfurt).

(Antes de qualquer coisa, é importante saber que Varsóvia em polonês é Warszawa e em inglês é Warsaw e Cracóvia em polonês é Kraków  e em inglês é Krakow)

Já no voo da volta eu voei com a cia aérea polonesa, a LOT até o meu próximo destino, Madri. Nesse caso, eu acho que a melhor opção seria essa mesma, voar com a LOT ou pegar um voo com uma empresa de baixo custo como por exemplo a EasyJet ou a Wizz Air (que voo principalmente para os países do leste europeu).

## Visto ##

Brasileiros não precisam de visto pra visitar a Polônia por até 90 dias a turismo e negócios. A Polônia faz parte da União Européia e permite a livre circulação entre países europeu através do Acordo de Schengen.

É aconselhado levar documentos que comprovem a intenção de apenas fazer turismo, como passagens aéreas, voucher do hotel, passagens de trem e seguro saúde com cobertura de 30 mil euros.

## Diferença de fuso horário e as estações do ano ##

Barbados não tem o mesmo horário que o Brasil. É importante certificar em qual época do ano vai acontecer a viagem, pq dependendo, a diferença de horário pode ser de 1 hora ou de 2 horas. Quando eu estive lá, na semana passada, ainda era horário de verão aqui no Brasil, então a diferença de horário era de 2 horas, ou seja, 2 horas a menos em Barbados. Então, quando aqui no Brasil era 18:00 horas, em Barbados ainda eram 16:00 horas. Achei muito bom!

## Dinheiro: Qual a melhor moeda para levar na Polônia? ##

## Aeroporto de Varsóvia e os Meios de transporte até o centro da cidade ##

## Estações de trem em Varsóvia e na Cracóvia ##

## Onde é melhor se hospedar ##

## Como fazer um day trip para Cracóvia partindo de Varsóvia ##

## Os Poloneses ##

## Segurança ##

Uma das coisas que vou confessar que eu estava um pouco preocupada era com a questão da segurança. Claro que pra quem vive no Brasil, a gente já está bem acostumado a tomar cuidado redobrado em tudo, mas depois desse tempo que passeio em Edimburgo, essa questão por lá era tão tranquila, que fiquei me perguntado: Será que Barbados é mais parecido com o Brasil ou com a Escócia?

A resposta é muito simples e objetiva, as leis seguem o mesmo padrão do Reino Unido, sofrendo pequenos ajustes, claro. Então, a segurança em Barbados é muito parecido com a Escócia, chegaria a dizer que é igual.

Nesses 7 dias que passei na ilha, caminhei tanto pela cidade, quanto em praias (movimentadas e desertas) e em momento algum, passei por alguma situação que me deixasse insegura ou com medo. A viagem foi super tranquila nesse sentido, graças a Deus!

Claro que é importante ficar atento sempre, não dar bobeira, até pq hoje em dia essa regra vale para qualquer lugar do mundo, mas se caso alguém estiver com planos de ir a Barbados e esteja se questionando sobre como é a segurança por lá, podem ir bem despreocupados, é tudo muito calmo e tranquilo mesmo!

xxxxxxxxxxxxx

## Em resumo ##

A Suíça, junto com a Noruega, foram os dois países mais caros que eu conheci até agora. É tudo muito caro mesmo. Mas pra que tudo por lá funcione assim muito bem, tudo isso tem um custo e nesse caso, custa muito caro (ao menos pra nós que ganhamos em reais).

foi um dos paises mais baratos que visitei. assim como os paises do leste euorpeu. cremes muito baratos

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

