Intercâmbio: Meu Flat em Edimburgo

Depois de receber muitos emails perguntando: “Onde vc morou em Edimburgo?” ou ainda “Você poderia me indicar onde alugar um apartamento?”, eu achei que seria interessante escrever um post falando especificamente sobre o meu flat onde eu morei durante todo o período do meu intercâmbio em Edimburgo.

apto 29_1024x729

O motivo de eu não ter escrito antes, era pq eu não sabia se eu iria ou não voltar a morar em Edimburgo ainda. Mas então vc não iria compartilhar essa dica? Não, pelo menos durante o tempo em que eu fosse continuar morando no mesmo lugar. Assim, seria uma forma de manter uma certa privacidade com relação a esse assunto. Mas como isso não aconteceu e ainda não sei se um dia vai acontecer, aqui estou eu apresentando o meu flat escocês!

apto 26_1024x765

Como eu já falei em outros posts aqui no blog, eu sempre fiz questão de morar sozinha em Edimburgo. E não foi nada fácil encontrar sites confiaveis ou até mesmo apartamentos “habitáveis” pra morar em Edimburgo. Explico: como todo mundo sabe, Edimburgo  e várias outras cidades da Europa são cidades super antigas, o que muitas vezes quer dizer que os apartamentos são muuuito velhos.

DSC04624_1024x693

Foi ai que um amigo que fiz durante a viagem de férias ao Reino Unido, ainda em 2008, me deu a dica: estão construindo uma residencia estudantil em uma área super bem localizada em Edimburgo, vc tem interesse que eu pegue o contato? Não pensei nem meia vez e pedi pra que ele, por favor, providenciasse o nome e o endereço do local.

SONY DSC

A IQ Student Accommodation é uma rede de residencias estudantis que existe em diversas cidades da Inglaterra, porém na Escócia só existem duas residências, e ambas ficam em Edimburgo.

Área comum interna

Área comum interna

A residência mais antiga (que nem é tão antiga assim) fica na região de Fountainbridge, chamada de IQ Fountain;

Já a residência que eu escolhi morar foi a que estava inaugurando justo no semestre em que eu cheguei em Edimburgo, a IQ Grove Street.

Sala de estudos bar_1024x734

A condição imposta para morar em uma residência estudantil, como todo mundo pode imaginar, é: ser estudante. Não interessa se o curso é de inglês ou é uma pós graduação em uma universidade, o negócio é estar estudando. Não vale mentir sobre isso, pois é exigido apresentar a carta de aceitação da instituição de ensino em que vamos estudar.

Sala de estudos joguinhos_1024x661

O sistema de educação do Reino Unido (e na Europa em geral) são diferentes do Brasil. Então, o ano letivo começa em setembro e vai até junho do próximo ano. O período das férias de verão vai do inicio de junho ao final de agosto e as férias menores, chamada de férias de Final do Ano, acontecem sempre do final de dezembro a metade do mês de janeiro. Na grande maioria das vezes, essas férias menores, tem duração de 3 semanas.

Placa indicando os quartos_1024x726

Outra questão importante é com relação a reservar um flat. Quem tiver interesse em reservar um flat com a IQ, precisa se planejar com bastante antecedência, pq dependendo da configuração do flat escolhido, os apartamentos costumam se esgotar num piscar de olhos. Para garantir a reserva do flat é necessário preencher uma ficha assinalando as preferencias e pagar uma taxa de 350,00 libras. Essas 350,00 libras são reembolsadas via depósito bancário no final do período do contrato, se o apartamento for entregue exatamente nas mesmas condições que recebemos.

apto 2_1024x768

Obs.: junto ao contrato vem uma lista com o valor de todos os objetos encontrados no apartamento (como o sofá, cama, pintura da parede, fogão, microondas, entre outros). Se no dia da inspeção, que normalmente é marcado de 7 a 10 dias antes de deixarmos o apartamento, for encontrato algo quebrado/destruído/amassado ou sujo, o valor referente a isso será descontado dessas 350,00 libras.

apto 3_1024x751

Depois de pagar essa taxa de reserva, começa a aventura em conhecer os termos e as leis que regem os aluguéis no Reino Unido e na Escócia.

apto 4_619x768

A IQ envia os três contratos para serem lidos e assinados, que são:

– AT5 Notice: explica como funciona a lei de aluguel de um apartamento na Escócia de acordo com a lei escocesa, ou seja, os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas, o proprietário do flat e a pessoa que está alugando.

apto 5_1024x768

– Repairing Standards Document: basicamente estabelece as regras do jogo. Se houver algum problema, incêndio ou qualquer coisa que eventualmente pode acontecer em um apartamento por motivos desconhecidos, as regras de como proceder em cada caso e até mesmo as opções de providências a serem tomadas já estão estabelecidas nesse documento;

apto 11_1024x767

– Short Term / Long Term Tenancy Agreement: esse é o contrato de aluguel propriamente dito. Nesse documento vão estar listada todas as dependências existentes no prédio da residêcia, qual a forma de utilizar e o que acontece se a gente fizer algo errado. Também estão descritos tudo o que envolve pagamentos feitos a IQ (taxa de reserva, forma de pagamento e valor total do periodo do aluguel, entre outros).

apto 13_616x768

Na verdade, esses documentos tem mais relevância para os cidadãos britânicos, já que os estudantes internacionais tem que pagar todo o valor do aluguel, independente do contrato ser de curta ou longa duração, antes de chegar em Edimburgo. Mas é sempre bom ler tudo com muita calma, pra já conhecer bem as “regras do jogo”.

apto 18_999x768

Trinta dias antes da data de inicio do aluguel, o pessoal do escritório da residência que eu escolhi morar entrou em contato comigo, me enviou os três contratos pra eu ler e assinar. Imprimi e assinei os três contratos e depois digitalizei os documentos pra enviar por email. Fiz o pagamento através do cartão de crédito via telefone. Em questão de 2 dias utéis, recebi o recibo de quitação através do meu email. Esse recibo é importante levar junto na viagem pra apresentar na imigração ou anexar junto a papelada a ser entregue no Visa Application Centre, dependendo de qual visto for o escolhido.

apto 17_610x768

Teoricamente o ano letivo no Reino Unido começa na primeira segunda-feira do mês de setembro, sendo assim, somente na sexta-feira anterior a esse dia é que temos acesso ao flat. Em ambas as vezes eu cheguei “nessa sexta-feira”, mas a maioria das pessoas só chegam no domingo.

Muquifo guarda roupa_1020x768

Ao chegar lá, a primeira coisa que tive que fazer foi entregar o contrato assinado, pois só assim ele deram entrada no processo de me entregar a chave e de me encaminhar ao meu flat.

Muquifo porta banheiro_995x768

(Existem diversas configurações de flats que podemos escolher. Eu pude escolher qual seria a localização e o andar dentre as opções de apartamentos disponiveis na configuração que eu escolhi. Pra ninguém ficar sem entender, as configurações dos apartamentos podem ser: En suite Bedroom Type 2, En Suite Bedroom Type 4, Studio Flat Bronze, Studio Flat Bronze Plus, Studio Flat Silver, Studio Flat Gold, Studio Flat Platinum e One Bedroom Flat).

A primeira compra do intercâmbio

A primeira compra do intercâmbio

Quando eu fui fechar o meu contrato em 2010, ainda era inicio de maio, e naquela época as unicas opções de flats disponíveis eram: Studio Flat Bronze Plus, Studio Flat Silver e One Bedroom Flat. Então eu acabei optando pelo Studio Flat Silver.

A vista a partir do meu flat

A vista a partir do meu flat

Os Studio Flat Silver estão localizados no prédio principal e são flats considerados relativamente espaçosos (pro padrão europeu), pois o tamanho dele era de 22 sqm. Todas as áreas são integradas, ou seja, a cozinha, o quarto e a sala ficam todos no mesmo ambiente, somente o banheiro é separado e tem porta, claro.

A vista a partir do meu flat

A vista a partir do meu flat

Esse meu flat ainda era equipado com uma tábua e ferro de passar roupa, cafeteira, microondas, uma geladeira pequena (estilo mini-bar de hotel) fogão, lixeiro, aquecedor e interfone. Nem um dos apartamento tem TV, rádio ou telefone fixo.

apto 21_639x768

As unicas coisas que eu tive que comprar foram: travesseiro, cobertor, pratos, talheres e copos. Os lençois, toalha de banho e toalha de rosto eu levei de casa.

Quem tiver interesse em ter TV no apartamento, além de comprar uma TV, precisa pagar pra ter a licença pra ter os canais disponiveis (tema pra outro post).

Prédio secundário onde ficam os apartamentos compartilhados

Prédio secundário onde ficam os apartamentos compartilhados

A internet disponivel no flat é a internet com fio. Internet wi-fi tem apenas nas áreas comuns interna do prédio. Ambas funcionam muito bem e são bem rápidas.

Ah, junto com o valor do aluguel ainda estão incluidos as contas de gás, luz, água e internet.

Meu Flat era o de luz ligada a esquerda

Meu Flat era o de luz ligada a esquerda

O prédio da IQ Edinburgh – Grove fica na 69, Grove Street, em Edimburgo. CEP EH3 8FD. O prédio tem uma localização bem central e fica a 2 quadras e meia da Haymarket Station.

Obs.: Esse post não é patrocinado. Eu estou escrevendo assim bem detalhadinho, pq realmente eu gostei muito de morar lá e sempre indico quando alguém me pede onde foi que eu morei em Edimburgo.

Posts relacionados:

Lista completa com todos os posts que eu já escrevi sobre Intercâmbio

Visto de Estudante Visitante no UK – Com duração Inferior a 6 meses

Visto de Estudante – Tier 4 para estudar no UK

Intercâmbio: Os Intermináveis 5 minutos na imigração em Londres!

Intercâmbio: Quanto custa morar em Edimburgo?

Tags:, , , , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

