Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

A maioria das pessoas que visitam Edimburgo sempre tem em mente conhecer o Castelo de Edimburgo, subir o Calton Hill e escalar o Arthur’s Seat e acabam deixando os museus de lado. Então eu resolvi escrever esse post pra mostar um pouco o que os cinco principais museus da cidade tem a oferecer. E na minha modesta opinião, merecem sim uma visita.

mapa museus em edimburgo

(clique na imagem para ampliar o mapa)

Museu Nacional da Escócia – National Museum of Scotland (A) é o museu mais importante da Escócia. Ele é formado por dois prédios, um de arquitetura mais moderna (que fica na esquina), o Museu da Escócia e o de arquitetura mais antiga, o Museu Real. Ambos ficam lado a lado e são totalmente interligados internamente. O grande destaque o Museu da Escócia fica por conta das exibições que falam um pouco da cultura e da história do país, que vai desde os Reis Escoceses até o whisky. Já o Museu Real tem uma acervo bem diversificado, mostra desde as diferentes culturas ao redor do mundo, até a evolução de alguns equipamentos tecnologicos e curiosidades sobre a vida animal. O estilo victoriano interno desse edificio é um dos seus principais destaques, além do clone da Ovelha Dolly.

museu edimburgo 03_1173x900

Ele está localizado na Chambers Street esquina com a George IV Bridge, bem próximo ao Elephant House. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00. A entrada é gratuita.

museu edimburgo 04_1200x900

Galeria Nacional da Escócia – National Gallery of Scotland (B) pode-se dizer que é uma continuação da Galeria Nacional de Londres. Elas tem o mesmo estilo interno e em seu acervo, além de pintores conhecidos mundialmente como Botticelli, Rembrandt, Raphael, Gauguin, Van Gogh, Velázquez, entre outros, também exibem obras dos pintores mais famosos da Escócia, como Robert Burns e o meu preferido, Henry Raeburn. Ah, não dá pra deixar de ver a exposição de alguns desenhos originais de Leonardo da Vinci. Como o museu tem apenas dois andares, a visita é bem rapidinha. Em uma hora dá pra ver tudo tranquilamente.

foto_1200x900

A Galeria Nacional está localizada no The Mound, uma parte que separa o Princes Street Gardens em dois. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00 (as quintas até as 19:00). A entrada também é gratuita.

Academia Real Escocesa – Royal Scottish Academy (C) destaca obras do periodo contemporâneo da Escócia. O museu é uma instituição independente, mas procura sempre destacar a cultura escocesa e britânica em geral. Normalmente as exposições são bem interessantes.

IF

Fica no The Mound, no prédio em frente a Galeria Nacional, na Princes Street. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00, mas nos domingos abre ao meio-dia. A maioria das exibições especiais são pagas e apenas algumas delas são gratuitas.

Galeria Nacional Escocesa de Retratos – Scottish National Portrait Gallery (D) reabriu suas portas em 2011, depois de um longo periodo de reformas. Felizmente eu ainda estava em Edimburgo e pude conhecer. É mais um museu dedicado a artistas e inventores escoceses, claro. Em exibição estão além de obras e esculturas de artistas escoceses, podemos ver um andar totalmente voltado as descobertas e invensões feitas por escoceses, como o telefone, a televisão, o raio-x, a penicilina, entre outros. Além disso, no ultimo andar estão os retratos de algumas personalidades escocesas como Mary, Queen of Scots, William Wallace, Robert, the Bruce, entre outros. A parte dedicada ao pintor escoces George Jamesone também vale a pena conhecer, pois ele é considerado o primeiro e mais famoso pintor escoces de retratos. Ah, os retratos de homens usando kilt também é imperdível!

museu edimburgo 01_1200x900

Está localizada na Queen Street, na mesma altura da St Andrew Square e da Bus Station de Edimburgo. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00 e as quintas feiras até as 19:00. A entrada é gratuita.

museu edimburgo 02_1200x900

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna e a Galeria Dean – Scottish National Gallery of Modern Art e a Dean Gallery (E) essas duas galerias são totalmente voltadas para as obras de pintores arte moderna, mas cada uma tem um foco diferente. Enquanto a Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna apresenta obras de pintores mundialmente conhecidos como Miró, Dalí, entre outros, a Dean Gallery é voltada para pintores de arte moderna escoceses e britânicos, como Cadell, Raeburn, entre outros. Claro que quem vai até lá, deve reservar um tempinho extra pra conhecer os jardins das galerias, que além da sua “arquitetura”, existem muitas estátuas e obras de arte moderna espalhados por lá. O jardim é um espetáculo!

edimbra-2011-685_1200x840

Essas duas galerias ficam mais afastadas do centro da cidade, na Belford Road. Mas também não é tão longe assim, dá pra ir caminhando tranquilamente. O trajeto partindo da Princes Street leva mais ou menos uns 15 minutos. Quem não quiser ir caminhando, existe um ônibus, o Gallery Bus, que é gratuito e sai de hora em hora da Galeria Nacional, no The Mound, ou ainda, dá pra pegar o ônibus número 13. Abrem todos os dias das 10:00 as 17:00. A entrada em ambas é gratuita.

edimbra-2011-696_1200x824

Os principais museus de Edimburgo, como deu pra perceber, são todos gratuitos e com certeza valem muito a pena conhecer!

Anúncios

Tags:, , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: