Andando de ICE – O trem de alta velocidade da Alemanha

Uma coisa que eu queria fazer quando estivesse na Alemanha era andar no trem InterCity Express (mais conhecido por ICE), considerado o trem mais rápido do país. Além disso, como nem poderia ser diferente, ele é super moderno, confortavel pontual e eficiente.

Eu usei esse trem pra fazer o trajeto entre Munique e Nuremberg, que tem a distância de 170 km, onde antigamente era feito em 2 horas, mas hoje em dia, leva apenas 1 horinha. Muito rápido, a gente nem vê o tempo passar!

ice 2_1200x900

Dizem que a sua velocidade pode chegar até 320 km/h, mas no trajeto que fiz, as duas vezes que olhei no painel estava marcando por volta de 220 – 249 km/h. Não saberia dizer se o trem chegou ao seu limite máximo de velocidade ou não, mas o importante é que o deslocamente foi rápido.

Esse trem não faz apenas esse trajeto entre Munique e Nuremberg, ele cobre outras grandes cidades alemã também, como Colônia, Frankfurt, Bonn, Stuttgart, Hannover, Hamburgo, entre outras, além de ligar a Alemanha a outros países vizinhos. Então, fica a dica!

ice 23_1200x900

-> As estações de trem

O ICE parte de Munique da Estação Central (Hauptbahnhof) e chega em Nuremberg na Estação Central também. Ambas as estações tem ótima localização e é possível ir a pé em praticamente todos os lugares. Quando não tem como ir a pé, as opções de metro, ônibus ou trams também estão localizadas bem próximo a essas estações.

O trajeto final era Berlim, mas o trem faz algumas paradas pelo caminho, como por exemplo, Nuremberg

O trajeto final era Berlim, mas o trem faz algumas paradas pelo caminho, como por exemplo, Nuremberg

-> Onde comprar as passagens

É possivel comprar a passagem pra andar de ICE tanto nas máquinas na estação, como nos guiches de atendimento ou na internet. Eu comprei a minha passagem ainda aqui no Brasil, no site da DB Bahn, a empresa responsável pela ferrovia alemã.

Eu recebi a confirmação da compra e o bilhete por email. Ai foi só imprimir e levar comigo pra apresentar quando os fiscais me pedissem dentro do trem. Muito fácil!

ice 27_1200x791

-> Primeira ou Segunda Classe

Como esperado, os trens de alta velocidade da Alemanha oferecem três opções de classes: primeira classe, classe conforto (que é uma variavel dentro da primeira classe) e a segunda classe. Eu optei por fazer o deslocamento em primeira classe, mas aqui vai um descritivo breve dessas três classes:

ice 6_1200x900

Primeira Classe: os bancos são de couro, o tamanho dos bancos são um pouco maiores e o espaço entre os bancos também é bom, dá até pra esticar as pernas. Fora isso, não está incluido nenhum tipo de lanche ou internet wi-fi (não nesse trajeto entre Munique – Nurembert, pq em alguns outros trajetos sim).

ice 5_1200x900

Classe Conforto: Fica dentro da primeira classe, e os bancos dessa classe estão “isolados” por uma parede de vidro, dando mais “privacidade’ e garantindo assim mais silêncio.

ice 14_1200x828

ice 16_1176x900

Segudna Classe: pelo pouco que reparei quando andei por lá, estava abarrotada de gente. Os bancos são de tecido e o tamanho dos bancos e o espaço entre eles é um pouco menos que os da primeira classe, claro.

-> Paisagens pelo caminho

Não bati nenhuma foto das paisagens pelo caminho, pq nesse dia quando sai de Munique, o tempo estava nublado e com um pouco de neblina, e ainda no meio do caminho começou a chover. Inclusive cheguei em Nuremberg, estava garoando. E na volta, como era noite, não tinha como bater foto de nada. Mas imagino que deve ser tudo muito bonito!

ice 12_1200x797

-> Reservas de assento

Ao comprar o bilhete pelo site, como eu fiz, já é possível reservar o assento, claro. A configuração do vagão para primeira classe é: 2-1, ou seja, dois bancos – corredor- 1 banco. Existem bancos que vão tanto no sentido que o trem está se deslocando, quando no sentido contrario. Também existe bancos com uma mesinha no meio, tanto na primeira classe como na segunda classe.

ice 4_1200x900

-> Distâncias

O tempo de viagem entre algumas cidades da Alemanha que o ICE cobre:

ice 29_1200x802

Munique – Nurembert: 170 km percorridos em 1 hora;

Munique – Frankfurt: 3 horas e 11 minutos;

Munique – Hamburgo: 5 horas e 46 minutos;

Munique – Colônia: 4 horas e 38 minutos;

Munique – Berlim: 5 horas e 52 minutos;

Frankfurt – Berlim: 3 horas e 37 minutos;

Frankfurt – Colônia: 1 hora e 02 minutos;

Alguns trajetos são vantagem fazer usando o ICE, mas outros ficam quase empatados com o tempo de deslocamento feito com o avião (chegar antes no aeroporto, o tempo de voo e mais o deslocamento até o centro da cidade). Ai é só fazer as contas do tempo gasto, se o preço do bilhete tiver de acordo, o trem sempre vai ser a melhor opção, na minha opinião, claro!

ice 11_1200x830

-> Bagagens

Como todos os trens europeus, o ICE também tem um compartimento especifico para colocar as bagagens, que podem ser encontrados nas extremidades de cada vagão.  E ainda tem o espaço superior ao nosso banco para colocar bagagem de mão.

ice 7_1145x900

-> Outras considerações

Todos esses trens tem ar condicionado e os vidros são aprova de ruídos, então quase não escutamos barulho dos trilhos durante a viagem.

Exite um vagão chamado Bordbistro/ Bordrestaurant em todos os trajetos feitos pelo ICE. Eles servem desde café da manhã, almoço, janta ou lanches. Quem estiver na primeira classe, pode fazer o pedido no vagão-restaurante que eles levam o pedido no nosso lugar.

ice 17_1200x900

Posts relacionados:

Lista com todos os posts sobre como andar de trem na Europa

Lista com todos os posts sobre a Alemanha

Lista com todos os posts sobre Munique

Lista com todos os posts sobre Nuremberg

Anúncios

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

6 responses to “Andando de ICE – O trem de alta velocidade da Alemanha”

  1. Ronaldo Ferreira da Silva says :

    É isso aí mesmo, Bruninha, eu fiz essas viagens pelo ICE, saindo de Frankfurt para Amsterdam (ida e volta), depois de Munique para Stuttgart e por fim de Stuttgart direto para o aeroporto de Frankfurt, na volta para o Rio de Janeiro. Essas viagens pelo ICE foram maravilhosas e sempre dentro do horário marcado, assim demais viajantes fiquem atentos a esse importante detalhe.
    Ronaldo/Raul.

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Ronaldo

      De Frankfurt até Amsterdam??? Que legal!! Deve ser uma viagem boa de se fazer, apesar de que imagino q deve ser um pouco demorada.

      Tbm não tive nenhum problema em andar de ICE, alias, gostei muito da experiência. Sempre pontual e muito confortável. Recomendo muito!

      • Ronaldo Ferreira da Silva says :

        Oi Bruna !
        A viagem de Frankfurt até Amsterdam, pelo ICE, demorou 3 horas e 56 minutos na ida e o mesmo tempo na volta. Achei que valeu, porque no aeroporto esse tempo pode ser maior entre a espera do voo, as formalidades de praxe e o tempo de voo. Amsterdam é uma cidade fantástica e vibrante, da mesma forma que Berlim e Munique, além de outras cidades na Alemanha, que tive o prazer de visitar em junho de 2012.
        Eu gostei muito dessas 3 viagens que fiz no ICE, também.
        Grande abraço, Ronaldo.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: