Concertos em Viena: onde pesquisar, o que assistir e onde comprar

Viena oferece milhões de oportunidades quando o assunto é relacionado a música. As apresentações vão desde musicais, óperas, shows, recitais, música clássica até coral em igrejas.

C2_1101x900

Quando eu comecei a pesquisar sobre quais concertos nos iriamos ver em Viena, foi dificil achar sites ou informações confiaveis sobre isso. Então eu resolvi mandar um email pro pessoal do Orgão de Turismo de Viena pedindo onde eu poderia comprar ingressos pra determinadas apresentações e em questão de 2 ou 3 dias eu recebi a resposta.

O que me recomendaram foi entrar no site Wien.info na parte chamada “Music & Stage Shows” e olhar tudo o que está disponível lá e pegar os sites e emails para contato ali. Tudo o que está listado nesse site Wien.Info é confiavel, pois eles são responsáveis pela divulgação turistica de Viena.

SONY DSC

Outros dois sites que eles me disseram ser confiáveis também são: o Vienna Concerts e o Vienna Ticket Office, porém ao comprar com eles, geralmente é cobrada uma taxa para cada ingresso.

Então, dois dos ingressos eu comprei diretamente no site oficial do evento e outro eu comprei no site do Vienna Concerts. Não comprei nenhum ingresso com o Vienna Ticket Office, então não sei como as coisas funcionam com eles.

C1_1160x900

Felizmente nossa experiência nesse departamento deu tudo certo, desde a compra do ingresso até o dia de assistir os espetáculos.

Nesse post vou compartilhar algumas informações sobre os espetáculos que entraram no nosso roteiro cultural em Viena.

O Quebra-Nozes, na Opera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper)

Considerada a principal casa de concertos e ópera do país, o prédio já impressiona pela sua arquitetura externa, e internamente também não deixa nada a desejar. O hall de entrada é feito todo de mármore e tem uma decoração bem clássica, com muitas estátuas, uma mais bonita que a outra.

2_1200x889

Nos compramos nossos ingressos pelo site oficial da Ópera Estatal. Mas antes de se aventurar pelo site, é importante saber duas coisas: os tickets só estão a venda com 60 dias de antecedência e mesmo clicando para ver a versão em inglês do site, durante a compra dos ingressos tudo está escrito em alemão (vai entender!!!!!!!). Então o negócio é ter muita paciência e abrir o google translator e rezar pra que dê tudo certo.

10_1200x857

50_1200x900

Depois dessa aventura pra comprar os ingressos, eu recebi um email com o voucher da compra. No dia da apresentação é importante chegar ao menos 1 hora antes pra trocar os ingressos. Como nos fomos no final de outubro, também é necessário deixar os nossos casacos do guarda-volume, pois é proibido entrar de casaco na sala de concerto!

21_1193x900

De todas as opções de apresentações, nos optamos por assitir o ballet O Quebra-Nozes, de  Tchaikovsky. Como eram as apresentações programadas para a temporada de inverno, achamos que esse ballet seria ideal, já que ele sempre está na programação cultural de diversas cidades nessa época do ano por causa do Natal.

26_1200x778

Pra quem não sabe, ano passado O Quebra-Nozes estava completando 120 anos de existência desde a sua primeira apresentação no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.

32_1200x886

Eu acho que junto com o Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes é uma das apresentações de ballet mais vista no mundo. Em Viena O Quebra-Nozes já virou uma tradição, pois todos os anos a partir e outubro esse ballet volta a fazer parte da programação da Opera Estatal.

36_1200x857

O cenário é lindíssimo, a caracterização e roupas dos personagens parecia coisa de cinema e a trilha sonora é ótima (tão bom assistir a um espetáculo que a gente conhece quase todas as músicas). Ah, e a Orquestra Sinfonica de Viena faz a performance de todas as músicas ao vivo. Demais!!!!

39_1200x839

Quem for a Viena, não deixe de conhecer a Opera Estatal e se possível, assitir a esse ballet. Vale muuito a pena! Recomendo muito!

55_1200x852

O ballet tem duração de 2 horas, com um intervalinho de 20 minutos. A Ópera Estatal de Viena fica na Opernring, 2, perto do Hotel e Cafe Sacher.

Orquestra Mozart de Viena na Sala Dourada, do Musikverein

Junto com a Opera Estatal de Viena, o Musikverein está entre as casas de concertos mais famosas da Áustria. A Sala Dourada (Goldener Saal) se destaca por ter uma acustica perfeita.

M4_1200x899

Ter a oportunidade de assistir a um concerto de música clássica nessa sala hoje em dia é algo totalmente possível.

Eu comprei nossos ingressos no site do Vienna Concerts e logo em seguida recebi o voucher por email. Ao chegar lá no Musikverein é necessário se dirigir ao ticket office e trocar o voucher pelos tickets. Pra evitar as filas, o ideal é chegar pelo menos 1 hora antes.

SONY DSC

Um detalhe importante: na hora de comprar esses ingressos, não tem como escolher os lugares pra sentar, apenas as alas (classificadas por cores/preços). Então os lugares dentro da ala escolhida são livres, ou seja, quem chegar primeiro pode pegar o melhor lugar. Nos chegamos com uns 40 minutos de antecedência (o concerto estava marcado pras 19:30) e conseguimos um bom lugar, bem de frente pro palco, na fileira 8.

SONY DSC

A Sala Dourada é um ícone quando o assunto é apresentações de música clássica. Vale dizer que a sala é belíssima, totalmente enfeitada, mas já está precisando de uma reforma (ou uma “polidinha”).

SONY DSC

SONY DSC

De todos os espetáculos que assistimos nessa viagem, o que mais nos decepcionou foi esse. A sala já estava totalmente ultrapassada, a forma adotada de não reservar cadeiras deixaram as coisas bem mais confusas e sem falar na forma da apresentação. A unica coisa que se salvou foi que os músicos tocavam super bem, fora isso, até o figurino (todos vestidos imitando Mozart) era engraçado, pra não dizer outra coisa.

SONY DSC

D13_1200x785

Vale a pena pra quem quer ouvir um bom repertório, mas pra quem busca algo mais “sério”, essa apresentação na Sala Dourada deixa muito a desejar.

D16_1200x799

A apresentação tem duração de 2 horas, com um intervalo de 15 minutos. O Musikverein fica na Musikvereinsplatz, 1, muito perto da Karlskirche e do Hotel e Café Imperial.

– Coral dos Meninos de Viena (Mass with Vienna Boys’ Choir) na Capela do Palácio de Hofburgo

Existem duas formas de ver a apresentação do Coral dos Meninos de Viena: na missa que acontece na Capela do Palácio de Hofburgo (Hofburgkapelle) ou Konzertsaal Der Wiener Sängerknaben. Na época nos optamos por ver a apresentação na Capela do Palácio, que acontece sempre nos domingos e em feriados religiosos.

C4_1200x880

O ticket precisam ser comprados antecipadamente por fax ou email e devemos especificar: número de tickets, dia da missa e a categoria de preços. Os tickets começam em 5,00 euros e vão até 29,00 euros, mas quem quiser ver toda a missa em pé, existe uma ala reservada para isso e não tem custo. É recomendado comprar os ingressos com pelo menos 15 dias de antecedência, pq a quantidade de ingressos não é muito grande.

B3_1200x873

Logo apos fazer a reserva, o pessoal entra em contato passando os dados para o deposito e confirmando o recebimento do pagamento. Para retirar os ingressos, é necessário chegar um pouco antes da missa e se dirigir até o Booking Office na Capela do Hofburgo. A missa começa pontualmente as 09:15 da manhã.

B8_1200x889

O unico porem de ver uma missa para poder ver a apresentação do Coral, é que a missa é toda em alemão. Eu fiquei boiando praticamente o tempo todo! Mas quando os Meninos do Coral vem ao altar, é de se emocionar. São meninos com idade entre 6 a 15 anos. É de arrepiar!!! Pena que dura pouco a apresentação deles. Mas eu achei bem interessante! Adorei!

A missa não é muito demorada, acho que não levou mais do que 1 hora. A Hofburgkapelle fica logo a esquerda de quem entra pelo acesso principal do Palácio de Hofburgo.

B5_1200x839

Ah, e pra quem não quiser comprar pela internet, em várias partes de Viena existem lugares/pessoas oferecendo ticket para algum concerto de música clássica ou um ballet ou um musical. É só prestar atenção!

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

6 responses to “Concertos em Viena: onde pesquisar, o que assistir e onde comprar”

  1. Nick says :

    Oi Bruna, eu ia deixar um comentário no post anterior, mas não estava aparecendo o espaço para comentários. Aquela catedral que vc mencionou, a Catedral de Santo Estevão, foi usada para um concerto da Sarah Brightman, que inclusive saiu em DVD. Quando eu for para Viena, com certeza quero visitar o local.
    Abraços !!!!

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Nick

      Verdade! Sabe que eu não tinha percebido que tavam “bloqueados” os acessos aos comentários. Mas agora mexi em uns negocinhos e acho que voltou ao normal. Obrigada por avisar!

      Mas falando em Sarah Brightman, minha mãe tem exatamente esse dvd dela e também queria assistir algo assim quando nos estavamos lá, mas claro, não achei nada parecido nesse sentido pra gnt ver. Eu ainda não vi o dvd, mas agora fiquei curiosa, uma hora dessas vou ver.

      =D

  2. Fernanda Scafi says :

    Realmente, tem gente vendendo ingresso de mil espetáculos em todas as esquinas da cidade! rs Bruna, vc me ajudou e muito com esse post! Na sua 3a foto, reconheci na hora que foi o concerto que eu vi, da Wiener Residenzorchester no Palais Auersperg! hahaha Como compramos na rua em uma viagem 10 anos atrás, não anotamos o nome, não temos o ingresso etc. Ainda vai demorar pra eu postar sobre Viena, mas pelo menos agora eu já sei qual o concerto que minha família viu rs

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Fernanda

      Sim, muita gente vendendo ingresso, principalmente nos arredores do Palácio de Hofburg.

      Ah é?? hehehehe Que bom, ao menos uma foto foi útil pra vc! Minha mãe tbm tinha pensado em assistir esse que vc foi, mas ai achamos que seria d+ e optamos por ir no Musikverein.

      Quando escrever o post, me avisa, quero ver o que nos perdemos! =D

      • Fernanda Scafi says :

        Vou deixar sim, mas vai demorar rs Acho que tenho o programa perdido em algum lugar aqui em casa, mas pelo que eu me lembre, foi uma “coletânea” das melhores/mais conhecidas músicas clássicas.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: