Andando de metro em Viena

Em uma viagem, quando o assunto “andar de metro” entra em discussão, muitas pessoas dizem que o metro de NYC é o mais complicado de usar, que as estação do metro em Paris deveriam ter o mesmo nome de alguma atração turística próxima pra facilitar a vida do turista, mas há também que ache, assim como eu, que um dos sistemas de metro mais simples de utilizar é o de Londres. Eu tenho exatamente esse pensamento. Mas e pq eu estou dizendo tudo isso? Apenas pra dizer que eu encontrei um sistema de metro mais simples que todos esses que citei aqui até agora… Então, com vocês: O Metro de Viena!

metro 37_1019x768

Viena tem um sistema de transporte público super eficiente, que não fica devendo em nada pra outras capitais de países europeus. Entre as opções de transporte estão: ônibus, trens regionais (chamados de S-Bahn), bondinhos (mais conhecidos por Strassenbahn) e metro (também chamado de U-Bahn).

metro 14_1024x753

Neste post em específico, eu vou falar somente sobre o metro de Viena, já que esse foi o meio de transporte escolhido por nós pra fazer os nossos deslocamentos mais longos dentro da cidade.

A empresa responsável por tudo que envolve o sistema de metro de Viena é a Wiener Linien. No total, o metro de Viena tem cinco linhas, cada uma identificada por uma cor diferente, que cobrem praticamente a cidade toda.

Retirando do site do Wikipédia

Retirando do site do Wikipédia

** Comprando ticket

O sistema de transporte público de Viena é totalmente integrado, o mesmo ticket pode ser usado tanto nos ônibus, como nos bondinhos e no metro.

Os tickets podem ser comprados pela internet, nas máquinas nas estações e nos guiches de atendimento. As opções de bilhetes são: single ticket, 24 horas, 48 horas, 72 horas, 1 semana, 1 mês e 1 ano.

metro 41_1024x675

metro 11_972x768

Entre todas essas opções, nós optamos por comprar 1 single ticket e mais um ticket VOR de 72 horas, que cobriu perfeitamente os nossos deslocamentos durante os dias em que ficamos em Viena. Esse ticket de 72 horas inclusive também é chamado de Sightseeing Ticket.

metro 23_1024x712

Uma coisa que eu achei legal é que, ao comprar qualquer bilhete nas máquinas, podemos selecionar a opção de já validar o ticket, o que facilita muito! Obs.: todos os tickets devem ser validados antes andar no transporte público, independentemente de qual for o escolhido. As máquinas pra validar os bilhetes tem cor azul e estão espalhadas na entrada de todas as estações.

metro 60_1024x684

Assim como Londres, a malha ferroviaria de Viena também é delimitada por zonas, ou seja, para um turista apenas vai interessar andar na Zona 100, que é a zona mais central da cidade e cobre todas as principais atrações turísticas da cidade.

** Identificando as estações de metro em Viena

É muito simples! Onde houver uma estação de metro, sempre vai haver uma placa azul com a letra U em branco.

metro 26_1024x690

metro 20_1024x674

** Estações de metro

No geral, as estações de metro de Viena são bem organizadas. Existem muitas placas ajudando a identificar onde está a escadaria/elevador que dá acesso a plataforma da linha desejada.

Existem muitas máquinas pra comprar tickets espalhadas por toda a estação, exceto na própria plataforma.

metro 1_1024x736

Todas as plataformas são equipadas com um painel que informam quanto tempo falta para os dois próximo metros chegarem e qual é a estação final do trajeto dessa linha em questão.

metro 33_1024x764

Se caso houver algum problema na linha (como aconteceu com nós uma vez), os funcionários da estação vão dar todas as coordenadas de como proseguir viagem através dos autofalantes. Os comunicados vão ser feitos em alemão e em inglês.

metro 5_992x768

** Como andar de metro de Viena

Durante o processo de pesquisa e organização do roteiro de uma viagem, eu tenho o costume de selecionar todas as atrações que me interessam e consequentemente, depois de definir qual o tipo de meio de transporte público eu vou utilizar, eu anoto o nome de todas as estações. Isso facilita muito o deslocamento e evita ficar perdendo tempo durante a viagem.

metro 15_1024x685

Então, com o nome da estação de destino e o ticket validado em mãos, é só descer as escadas até chegar na plataforma. Em ambos os lados da plataforma, apenas uma linha vai passar, mas os sentidos vão ser diferentes, claro. Assim, é só olhar nas plaquinhas pra que lado esta a setinha em que o metro vai se deslocar e se a estação destino estiver pro mesmo lado, é só embarcar no próximo metro que vai chegar nesse lado da plataforma. Mais fácil que isso, impossível!

metro 13_1024x760

metro 21_1024x708

Algumas estações mais movimentadas, normalmente as estações de metro mais centrais, vão ter duas linhas de metro. Mas também não é preciso se preocupar muito com isso, pq cada linha passa em plataformas diferente.

Metro de Viena - Retirado do site do Wikipédia

Metro de Viena – Retirado do site do Wikipédia

Um detalhe importante: as portas do metro não abrem automaticamente, então, é preciso abrir a porta ou puxando a alavanca (nos metros mais antigos) ou pressionando o botão iluminado (nos metros mais novos).

metro 20x_1024x695

metro 34_1024x716

** Segurança

Durante os 5 dias que ficamos em Viena, em todos eles nós deslocamos de metro pelo menos 6 vezes/dia. Em nenhum momento ficamos literalmente sozinhos nas plataformas. Nunca ninguém veio nos importunar.

metro 16_1024x695

Mesmo nos vagões do metro, cheios ou vazios, também nunca passamos por nenhuma situação desconfortavel. Claro que é importante tomar cuidado extra com a bolsa, principalmente nos horários de pico, quando o metro está literalmente abarrotado de gente. Mas fora isso, não tivemos nenhum problema mesmo!

** Outras informações

A frequencia dos metros é boa, nas linhas mais movimentadas os metros passam a cada 3 minutos e nas outras linhas, o tempo fica por volta de 5 a 7 minutos.

metro 29_1024x747

A quem possa interessar: Vienna Card, oferece transporte ilimitado e descontos em diversas atrações. Eu cheguei a cogitar a comprar, mas acabei não usando dessa vez. Além dos descontos em algumas atrações, ele também dá direito a 72 horas de transporte ilimitado. Pode ser uma boa opção pra quem vai ficar apenas 3 dias na cidade.

Nos finais de semana e feriados, o metro opera durante toda a noite.

Anúncios

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

5 responses to “Andando de metro em Viena”

  1. Gilmara says :

    Bruna! Como sempre sensacional seu post!!! Obrigada!!!

Trackbacks / Pingbacks

  1. Viena: um roteiro de 4 dias | Contando as horas - 07/07/2013

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: