Passo a passo pra comprar uma passagem de trem entre Londres e Edimburgo

De uns tempos pra cá eu venho recebendo alguns emails ou perguntas aqui no blog com dúvidas relacionadas a compra de uma passagem de trem entre Londres – Edimburgo.

Uns meses atrás eu escrevi um post explicando sobre alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de comprar uma passagem pra viajar tanto pela Escócia como pelo norte da Inglaterra (mas esse post pode servir de modelo pra viagens de trem por todo o Reino Unido), como por exemplo: as estações de trem de Edimburgo, quais tipo de passagens existem e como e onde comprá-las, as principais diferenças entre a primeira e segunda classe, as distâncias entre algumas cidades e quais as empresas que fazem determinado trajeto.

east coast 1

Nesse post eu vou fazer direitinho um passo a passo com imagens do site pra ajudar as pessoas que ainda tem alguma dúvida a respeito de como comprar a passagem, como escolher o melhor assento no trem e como escolher como será feita a retirada do bilhete. Então, vamos lá?

A empresa que eu utilizei pra fazer o trajeto entre Londres – Edimburgo foi a East Coast, mas existem outras empresas que fazem esse mesmo trajeto como a  Cross Country (trem direto) e a Virgin Trains (com uma conexão).

Obs.: no lado direito da tela, no “Book now for travel” já diz até qual dia a passagem pode ser comprada, que geralmente é com até 90 dias de antecedência.

** Selecionando o trajeto, data e horários **

No exemplo que eu escolhi, ficou definido que o trecho vai partir (from) London para (to) Edinburgh, ida e volta, para um adulto, mostrando tanto as opções disponíveis na primeira e na segunda classe.

Primeira coisa que é preciso definir é como vai ser o trajeto: One Way (só de ida) ou Return (ida e volta).

Ao escolher qual vão ser os destinos, tanto no caso de Londres como no de Edimburgo, que apresentam inumeras opções, é melhor escolher a primeira opção que aparece, sem definir nenhuma estação, a não ser que já se tenha conhecimento de forma antecipada que é melhor partir ou ir desde uma determinada estação.

No Outward Journey (que corresponde ao trajeto de ida), é preciso escolher qual o mês e data a viagem vai ser feita. Também é bom definir a partir de que horas é conveninente o site mostrar as opções de trem para esse trajeto. No exemplo, o que eu escolhi foi: Ida no dia 18 de agosto, partindo de Londres depois das 07:00 da manhã.

east coast 2

No Return Journey (que corresponde ao trajeto de volta), eu fiz a mesma coisa que no passo anterior, somente coloquei a volta para o dia 22 de agosto e para aparecer opções de trem partindo de Edimburgo depois das 13:00. Obs.: Quem não quiser definir a data de volta da viagem, pode selecionar o Open Returns (returns anytime), mas com certeza o preço vai ser beeem mais caro no caso desse trajeto.

Selecionar quantos adutos e crianças vão viajar. Quem tiver o Railcard, é só selecionar a opção (o que não vai ser o caso de quem for ao Reino Unido a turismo). Quem optar por viajar em grupo (com mais de 10 pessoas), deve clicar em group travel, que ali vão aparecer os contatos para que seja emitidas as passagens para grupos.

Ultimo passo é selecionar as opções para que o site mostre os trens disponiveis na standard class (segunda classe), first class (primeira classe) e trains with no changes (para quem quiser apenas as opções de trens direto).

** Escolhendo a opção de trajeto que mais agradou **

Na próxima tela vão aparecer as opções de preços indicadas através do preço, da classe (1st ou standard) ou ainda pelo tipo de bilhete (single ou return).

east coast 4

Quem estiver certo que vai querer viajar de segunda classe, pode selecionar diretamente a opção que tiver o menor valor (nesse caso, o valor é de 62,85 libras) tanto na ida quanto no trecho da volta.

east coast 5

Quem optar por ir de 1st class, pode selecionar sem muita enrolação a opção que indica de 47,50 libras to 147,50 libras/first/single na ida e na volta a opção de 47,50 libras to 215,00 libras/first/single.

east coast 6

A seguir vão carregar todas as opções de horários em que essas tarifas estiverem disponiveis, ai é só selecionar o horário que mais agradou tanto no trecho de ida quanto no trecho da volta e clicar em “Buy Now”.

** Preferências de assentos **

Essa é uma dar partes que mais geram duvidas durante o processo de compra da passagem de trem pela interent. No caso dessa empresa, temos duas opções iniciais:

east coast 7

– Yes, I want to reserve a seat (clique nessa opção se quiser reservar assento);

– No, I don’t want to reserve a seat (clique nessa opção se não quiser reservar assento);

Quem optar por reservar o assento, pode escolher também pra qual trecho a reserva vai ser feita:

– for outward journey (trajeto de ida)

– for return jouney (trajeto de volta)

Obs. 1: ambas as opções podem ser selecionadas, claro.

Obs. 2: tem pessoas que não se importam em reservar assentos, eu aconselho que os assentos em ambos os trechos sejam reservados. Não há nenhum custo a mais por isso e é uma tranquilidade sem tamanho chegar na estação e não ter que se preocupar em sair correndo pra pegar um bom lugar.

Após selecionar que quer reservar os assentos para ambos os trajetos, vão aparecer ainda outras opções para escolha:

– Preferred Seat (escolha sobre o assento):

Facing Backwards (vai no sentido contrario ao que o trem vai se deslocar) ou Facing Forwards (vai no mesmo sentido que o trem)

Position Aisle (pra quem prefere ir no corredor) ou Window (pra quem não abre mão de ir na janela).

Seat Type Individual (esse só está disponivel pra quem for de 1st class, pois são os assentos sozinhos) ou Table (vai ter uma mesa em frente ao assento).

east coast 8

– Preferred coach (escolha sobre o vagão):

No preference (eles vão sugerir muito provavelmente o vagão que já estiver quase sendo completado, ou seja, o que estiver mais lotado).

Quiet Coach (vagão silencioso, acho que só existe 1 vagão nessa “configuração”).

** Verificar quais são os assentos que foram pré-indicados pela East Coast e se será necessário alterar esse assento **

Quem tiver curiosidade em saber quais foram os assentos pré selecionados pela East Coast (a melhor opção disponivel é reservada nessa hora), pode conferir clicando na coluna no lado direito em “View your seat”.

east coast 10

A próxima tela que vai aparecer será um esboço do vagão pre-definido com o assento pre determinado selecionado. Se gostar da opção indicada, ok, não é necessário fazer nada. Agora se quiser alterar a escolha, é só selecionar outra opção disponível e clicar em “change seat”.

east coast 11

Obs.: uma dica legal é relacionada a escolher uma poltrona que fique perto do local destinado a guardar as malas. Não que alguém vá roubar as malas (nunca vi isso acontecer), mas só por precaução e pra ficar de olho.

** Difinindo a necessidade de carregar bicicleta, voucher de alimentação e wi-fi abordo **

east coast 9

– Bicycle reservation: pra quem for carregar bicicleta durante esse trajeto. A regra diz que só pode ser feito a reserva do espaço pra bicicleta quem reservar assento no trem.

– Additional options: oferece a opção de comprar vouchers de alimentação que podem ser usados tanto no vagão restaurante quanto nos carrinhos que passam pelo vagão. A escolha do voucher pode ser por trecho (outward – ida ou return – na volta). Essa opção vai aparecer somente pra quem for viajar de segunda classe. Quem optar por viajar de 1st class não precisará de voucher, pois os lanches servidos já estão incluidos no valor da passagem, ou seja, são gratuitos.

– Wi-fi Voucher: vai aparecer essa opção pra quem optar por viajar em segunda classe, pois o acesso a internet não está incluido no valor da passagem. Pode ser selecionado apenas 1 voucher (pra ser usando tanto na ida ou na volta) ou pode ser selecionado a opção de 2 vouchers (para serem usados respectivamente na ida e na volta). Quem optar por viajar na 1st class não precisa se preocupar com isso, pois a internet wi-fi já está incluida no valor to bilhete.

Obs.: como o trajeto é longo, ter acesso a internet pode ser uma boa idéia. A conexão funciona super bem, eu testei.

** As opções pra retirar o ticket **

Existem 3 opções para retirar a passagem:

east coast 12

– Ticket on departure at the station: geralmente já vem selecionada a estação de onde o trem vai partir. Se vc for turista, pode deixar essa opção mesmo selecionada. Agora se for morar no UK, pode alterar essa estação pra que mais for conveniente. Optando por esse tipo, será necessário ter em mãos o cartão de crédito utilizado pra fazer a compra e o “booking reference” que vai ser enviado no voucher no email de confirmação da compra da passagem. O ticket pode ser retirado tanto nas máquinas como nos guiches de atendimento. Essa é a unica opção que é gratuita.

– First Class Post, só está disponivel pra quem mora no UK. Eles enviam as passagens pro endereço que foi cadastrado e é cobrado um valor de 1,00 libra por esse serviço.

– Special Delivery: só está disponivel para quem mora no UK também. Eles enviam as passagem pro endereço cadastrado quando a passagem for comprada até as 17:00. E a entrega é feita rapidamente até as 13:00 do dia seguinte.

** Cadastro no site da East Coast pra efetuar a compra das passagens **

Sim, é necessário se cadastrar pra conseguir terminar de efetuar a compra das passagens.

east coast 13

Aqui tem uma “pegadinha”. Quem tiver apenas endereço do Brasil, deve se cadastrar clicando em “enter international address”. Ai é só preencher o que for solicitado e clicar em “Return to address lookup”.

east coast 14

Obs.: Não selecionar a opção “remember this address”, a não ser que for comprar mais passagens nos próximos dias.

** Formas de pagamento **

A unica opção de pagamento disponivel é através do cartão de crédito. Então é só selecionar a bandeira do cartão de crédito escolhido e preencher os dados solicitados.

east coast 15

As passagens de trem no UK não podem ser parceladas. Então na próxima fatura vai vir o valor total da compra.

Quem não quiser deixar gravado o cartão pra futuras compras, é só não selecionar a opção “remember this card”.

east coast 16

E pra terminar a compra das passagens, é só concordar com os termos e condições da empresa e clicar em “Buy now”. Simples, não?

** Observações importantes **

Obs. 1: O tempo de viagem entre Londres e Edimburgo tem duração de 4 horas e 20 minutos quando o trajeto for com trem direto.

Obs. 2: Para comprar a passagem de trem pela internet é necessário ter um cartão de crédito internacional, claro.

Obs. 3: Esse post foi escrito apenas com a intenção de ajudar e não fazer propaganda de uma determinada empresa. Eu também tive a oportunidade de andar nos trens da CrossCountry, mas não foi nesse trecho, por isso optei por usar como exemplo para escrever esse post o site da empresa East Coast.

** Para ver as “fotos” em melhor resolução e maior, é só clicar na “foto” em questão **

Posts relacionados:

Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Todas as opções de transporte entre Londres e Edimburgo

Como ir de Londres a Edimburgo de Trem

Andando de ônibus em Edimburgo

Airlink – Como ir do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade

Ônibus da linha turismo em Edimburgo

Andando de táxi em Edimburgo

Anúncios

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: