Innsbruck, a capital do Tirol

Innsbruck já teve seus dias de glória, de capital do império dos Habsburgo a cidade também adquiriu ainda no século 15 o status de capital da região do Tirol, que desde então permaneceu.

Hofburgo de Innsbruck

Hofburgo de Innsbruck

Tudo na cidade gira em torno do Imperador Maximiliano I. São monumentos, palácios, museus, enfim, praticamente tudo lembra o Imperador que colocou Innsbruck no mapa.

Apesar de ser considerada a quinta maior cidade da Áustria, Innsbruck é uma cidade super pequena. Seus 120 mil habitantes moram em uma cidadezinha cercada por montanhas e cortada pelo belíssimo rio verde-esmeralda, o rio Inn.

IF

Para chegar lá, fazendo um bate-volta a partir de Salzburgo, é bem simples, além de ser totalmente possível. Os trens que partem da Estação Central de Salzburgo são diretos e tem a frequencia de 1 vez por hora. A distância entre Salzburgo e Innsbruck é de 165 Km, que são facilmente percorridos em um pouco mais de 1 hora e 30 minutos de trem. O desembarque deve ser feito na Innsbruck Hauptbahnhof, a principal estação de trem da cidade. Todos os trens na Áustria são operados pela empresa ÖBB, o que facilita bastante na organização do roteiro. Obs.: Quem quiser saber mais sobre o assunto, mês passado eu escrevi um post detalhado sobre como andar de trem na Áustria.

20

A distância entre a estação central de Innsbruck e as principais atrações da cidade são super curtas, sendo assim, é possível ir caminhando até a Altstadt, a cidade antiga de Innsbruck, onde está a maior parte delas.

Tudo muito bem sinalizado

Tudo muito bem sinalizado

SONY DSC

O nosso roteiro não poderia ter outro inicio que não fosse ir direto ao palácio onde está localizado o famoso Telhado Dourado (Goldenes Dachl). Considerado um dos maiores simbolos de Innsbruck, o telhado é composto por aproximadamente 2.657 telhas feitas de ouro. A varanda coberta pelo telhado de ouro era bastante usada pelo Imperador Maximiliano I, que morou ali por alguns anos junto com a sua esposa, Bianca Maria Sforza de Milan, e por toda a corte. Era ali do alto que o Imperador gostava de passar boa parte dos seus dias observando o dia-a-dia da cidade.

Tivemos que tirar as fotos no final do dia, pq pela manhã o sol atrapalhava...

Tivemos que tirar as fotos no final do dia, pq pela manhã o sol atrapalhava…

SONY DSC

Atualmente o edificio foi transformado em um museu (que nós não visitamos), que pelo que li a respeito, exibe retratos, peças, objetos e conta um pouco sobre a vida desse Imperador.

IF

A pouquíssimos minutos dali, caminhando, chegamos ao Palácio de Hofburgo de Innsbruck (Kaiserliche Hofburg), outro palácio importante e totalmente relacionado a era de ouro do Império dos Habsburgo na cidade. Esse palácio precisou ser construído quando o palácio onde esta localizado o Telhado de Ouro estava pequeno demais para abrigar toda a família imperial e sua corte.

IF

O palácio segue a arquitetura externa de estilo barroca com cúpulas verde-água que são destaques no centro antigo da cidade. É possível visitar o palácio. Apenas uma pequena ala é destinada a visita pública, pois as demais áreas do palácio são ocupadas por escritórios de repartições públicas.

IF

A parte que podemos visitar não é muito grande, e através do tour “Imperial Apartments” (que leva mais ou menos 1 hora), nós tivemos acesso aos apartamentos reais e ao longo do trajeto podemos ver diversas obras de arte, objetos de porcelana e mobilias requintadas.

Junto a entrada onde está a bilheteria do palácio de Hofburgo, fica a entrada principal do Café Sacher, onde almoçamos nesse dia. Para ver o post sobre o Café Sacher de Innsbruck, é só clicar aqui.

IF

Saindo do Café Sacher, a poucos metros encontramos a Hofkirche, a Igreja Imperial. Essa igreja foi construida  para ser um mausoléu para o Imperador Maximiliano I.

IF

IF

Mesmo ele estando enterrado em Viena, o principal monumento da igreja é composto por 24 esculturas feitas de bronze, os homens negros, como elas são chamadas. As estátuas são enormes, aproximadamente 2,5 metros de altura, e possuem uma riqueza de detalhes impressionante.

IF

IF

IF

Nessa mesma igreja também fica o Altar de Prata, uma capela de estilo gótico super bonitinha, que foi mandada ser contruída por Fernando I, como um memorial para o seu avô, o Imperador Maximiliano I.

IF

Ainda visitamos outra igreja, a Catedral de Santigo (Dom zu St Jakob) que segue o mesmo estilo arquitetonicos barroco, igual a maioria das demais atrações da cidade.

5

O seu principal destaque fica por conta de uma pintura, a pintura de Madona, feita pelo artista Lucas Cranach e que data do inicio do século 17.

6

7

A pracinha onde está localizada essa igreja tem uns edificios antigos e umas lojinhas com fachada muito bonitinhas.

1

2

Nossa tarde em Innsbruck estava quase chegando ao fim e pra visita ficar completa, resolvemos subir o Nordkette, uma das montanhas que cercam a cidade. O trajeto é feito por trem + teleférico e leva aproximadamente uns 30 minutos. Tem saida a cada 15 minutos e é realizada em 3 etapas:

16_1109x900

SONY DSC

1) Na primeira etapa é feita em uma espécie de um trem mais moderninho. Esse trem parte da moderna estação chamada “Congress Station”, obra da arquiteta iraniana Zaha Hadid, passa pela parada chamada “Alpenzoo” e segue até a ultima parada do trem, a “Hungerburg”. Esse trajeto leva aproximadamente uns 10 minutos;

SONY DSC

SONY DSC

2) Chegando na estação de Hungerburg (Hungerburgbahn), que fica a 1000 metros de altura, precisamos descer do trem, para seguir viagem. A próxima etapa é feita por um teleférico, que durante o trajeto faz uma parada na estação de Seegrube, seguindo até a estação final, chamada de “Hafelekar”, que se encontra a uma altura de mais de 2.250 metros. Esse trajeto feito com o teleférico é um pouco mais demorado, levando aproximadamente uns 15 a 20 minutos para terminar.

SONY DSC

SONY DSC

3) Chegando na estação final, a estação de Hafelekar, podemos explorar a montanha. A estrutura lá no alto é super boa, tem um  restaurante relativamente grande, com uma “varanda” bem interessante e pra quem for no inverno, ainda tem outro mini-teleférico que leva até as pistas de ski.

SONY DSC

Lá do alto da montanha conseguimos ver Innsbruck por inteiro e se o dia estiver ensolarado e com uma temperatura agradável como no dia em que estivemos lá, com certeza vai render ótimas fotos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

É bom ficar ligado no ultimo horário de descida, pq quem perder a saida do teleférico vai ter que fazer o trajeto a pé, por uma trilha pelo meio da montanha. Haja folego!

SONY DSC

E pra terminar o dia, voltamos ao centro de Innsbruck pra dar uma ultima caminhada pela cidade. Aproveitamos pra conhecer a Swarovski de Innsbruck, pra já ter uma idéia do que nos aguardava na visita que fariamos no dia seguinte na Swarovski Crystal World, onde fica uma das maiores lojas Swarovski do mundo (tema para o próximo post).

SONY DSC

SONY DSC

Aproveitamos também para bater perna, olhar a vitrine de outras lojas e fazer umas comprinhas na Maria-Theresienstrasse, uma das principais ruas da cidade e exclusiva para pedestres.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Em uma das suas extremidades fica o Triumphpforte, um arco do triunfo construído em 1765 por ordem da Imperatriz Maria Teresa para homenagear a morte do seu marido, Imperador Francisco I e pra comemorar o casamento do seu filho Leopoldo com Maria Luiza da Espanha. Lindo, né?

SONY DSC

Hora de ir embora..

Hora de ir embora..

Quando estava começando a escurecer, por volta das 19:00 horas, pegamos o trem de volta pra Salzburgo onde estavamos hospedados.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: