Glasgow – Informações práticas

De uns tempos pra cá, várias pessoas apareceram aqui no blog interessadas em Glasgow. É, eu sei, uma vergonha eu ainda não ter escrito nada turisticamente falando de lá. Nesse tempo que morei em Edimburgo eu estive em Glasgow por duas vezes, ambas pra assitir jogos de futebol, mas em um desses dias eu também consegui aproveitar pra var uma voltinha pela cidade (tema pra outro post). Então pra começar, aqui vai um post com informações práticas sobre a cidade, que são as dúvidas que tenho recebido com mais frequência.

♣ Como chegar em Glasgow ♣

Como todo mundo sabe, não existem voos direto do Brasil pra Escócia, então o jeito é ir até Londres ou qualquer outra cidade européia. Dependendo da opção escolhida, é possível chegar em Glasgow somente de avião, ou de avião, ônibus ou trem.

Scottish Exhibition and Conference Centre e o rio Clyde

Scottish Exhibition and Conference Centre e o rio Clyde

♣ Aeroportos de Glasgow e Transporte público até o centro da cidade ♣

Glasgow é servida por dois aeroportos: o Glasgow International Airport (IATA: GLA) e o Glasgow Prestwick Airport (IATA: PIK).

O Glasgow International Airport é o segundo aeroporto mais movimentado do país, ficando atrás apenas do aeroporto de Edimburgo. Existem várias empresas que voam pra lá de vários países da Europa, Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes Unidos. Esse aeroporto é relativamente próximo do centro da cidade, são apenas 11 km de distância.

As opções para ir desse aeroporto até o centro da cidade são: ônibus, trem e táxi. Apesar de eu nunca ter ido a nenhum aeroporto de Glasgow, se eu tivesse que me locomover desse aeroporto até o centro da cidade eu pegaria o ônibus chamado Glasgow Shuttle. Esse ônibus faz trajeto de forma direta até o centro, tem frequência de 10 em 10 minutos, opera 24 horas por dia e só não funciona no dia 25 de dezembro. Os tickets podem ser comprados lá no aeroporto ou pela internet. E pra quem chegar por esse aeroporto, mas precisar pegar o trem para ir pra qualquer outra cidade escocesa, precisa fazer o seguinte: pegar um táxi ou o ônibus número 66 e ir até a Estação de Trem de Paisley Gilmour Street, ali é só pegar qualquer trem que vá para a Estação de Trem Glasgow Central e lá fazer as conexões necessárias para o próximo destino.

Já o Glasgow Prestwick Airport é um aeroporto menor e com menos opções de voos, geralmente os voos são apenas entre algumas cidades do Reino Unido e Irlanda e poucas cidades de outros países na Europa.  A maioria dos voos que chegam e partem desse aeroporto são operados por cias aéreas de baixo custo. Esse aeroporto fica um pouco mais longe do centro da cidade, sua distância é de 33 km, porém as opções de transporte público são melhores. As opção para ir do aeroporto até o centro de Glasgow, são: ônibus, trem e táxi. As opções usando ônibus são: pegar as linhas X99/100 (para quem tiver voo saindo ou chegando bem cedo) e X77 Express Service (para demais voos), ambos os trens são operados pela empresa Stagecoach. O tempo de viagem entre o aeroporto e a Glasgow Buchanan Bus Station é de 50 minutos. Já pra quem estiver no centro da cidade ou ainda, estiver vindo de outra cidade da Escócia, esse aeroporto é o único do país a ser servido por uma estação de trem. Os trens partem somente da Glasgow Central Station e o trajeto é de 50 minutos também.

♣ Estações de trem de Glasgow ♣

Glasgow tem duas estações de trem principais: Central Station (trens vão em direção as cidades da costa oeste do país) e a Queen Street (os trens percorrem a parte central do país, especialmente as cidades entre Edimburgo e Glasgow). Dependendo de onde partem/chegam os trens a estação de destino pode ser diferente, claro. As duas estações estão localizadas no centro da cidade e independente de qual for a estação de chegada/saida da cidade, é possível percorrer todos os pontos turísticos caminhando, sem nenhum problema.

Legenda: (A) Glasgow Central Station, (B) Glasgow Queen Street Station e (C) Buchanan Bus Station

Legenda: (A) Glasgow Central Station, (B) Glasgow Queen Street Station e (C) Buchanan Bus Station

Todas as vezes que fui de Edimburgo a Glasgow eu fui desembarquei/embarquei na Queen Street, que está localizada em frente a George Square e fica a três quadras da Buchanan Bus Station. Atualmente eu não sei se a estação está recebendo trens, pq quando voltei da Escócia em dezembro de 2011 tinha sido anunciada uma mega reforma para os próximos anos por causa dos Jogos do Commonwealth que vão acontecer em Glasgow no ano que vem.

♣ Onde é melhor se hospedar em Glasgow? ♣

Tenho recido alguns comentários aqui no blog e email pedindo essa informação. Eu nunca me hospedei em Glasgow, então não tenho nenhum hotel em especifico pra indicar, mas como eu já estive na cidade, vou dar minhas sugestões.

Quem tiver interesse em ficar hospedado próximo as estações de trem, as ruas de comércio e a uma curta caminhada da maioria das atrações turísticas da cidade, eu acho intresssante se hospedar na Argylle Street e arredores (que é a principal rua de comércio da cidade), na Ingram Street que fica a duas quadras da George Square ou ainda próximo a Clyde Street, que fica de frente para o rio Clyde.

♣ Compras em Glasgow ♣

Glasgow ficou bem conhecida por dois motivos: compras e galerias de artes. Quem estiver na Escócia e quiser fazer compras, a melhor opção é passar um dia em Glasgow. Pra ter uma idéia, existem várias marcas que tem lojas próprias em Glasgow mas não tem em Edimburgo, por isso a fama da cidade.

Em Glasgow, as compras giram em torno do The Style Mile. O Style Mile basicamente é a região onde estão concetradas praticamente boa parte das lojas, shoppings, lojas de departamento, bares e restaurantes da cidade. A principal rua de comércio é a Argyle Street, ali vão estar a grande maioria das lojas como Top Shop, Gap, River Island, além de várias lojas de departamento. Assim como Londres, Glasgow também tem uma Hamleys, uma loja voltada para crianças. Outra área legal para compras é a Buchanan Street, onde ficam dois shoppings: o Buchanan Galleries e o St Enoch Centre, além das lojas na própria rua, principalmente lojas especializadas em calçados e roupas masculinas. Na Buchanan Street é onde também ficam as primeiras lojas da  Apple Store e da Forever 21 da Escócia.

Outra área legal é a Ingram Street, é mais ou menos como o Multree Walk em Edimburgo, uma área mais exclusivas, com várias lojas de marcas conhecidas mundialmente como Ralph Lauren, Mulberry, Emporio Armani, entre outros.

Argyle Street

Argyle Street

♣ Como fazer um bate-volta de Edimburgo a Glasgow ♣

Quem não quiser se hospedar em Glasgow, uma boa opção é fazer um bate-volta partindo de Edimburgo. As opções de transporte público são trens e ônibus.

Os trens partem de Edimburgo tanto da Waverley Station quanto da Haymarket Station. A empresa que opera esse trajeto é a ScotRail e o tempo de viagem fica em torno de 50 minutos. Uns meses atrás eu escrevi um post completinho explicando todas as questões relacionadas ao tema “como andar de trem na Escócia“.

Outra opção mais barata pra fazer esse mesmo trajeto são os ônibus. Os ônibus com direção a Glasgow partem da rodoviária de Edimburgo, chamada de Edinburgh Bus Station ou da Haymarket Station. O trajeto é um pouco mais longo, em torno de 1 hora e 15 minutos aproximadamente. Eu também já escrevi um post sobre como é “andar de ônibus na Escócia“.

♣ Segurança ♣

Nas duas vezes que eu estive em Glasgow, eu achei a cidade mais movimentada que Edimburgo. E olha que turisticamente falando, Edimburgo atrai muito mais turistas que Glasgow. Em ambas as viagens eu estava sozinha, caminhei tanto no centro da cidade como fui também nas áreas onde ficam os estádios de Hampden Park e nos arredores do Ibrox Stadium e em momento algum tive qualquer problema. Mas claro, é sempre importante estar ligado e de olho nas nossas coisas.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Glasgow

Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Viajando de ônibus pela Escócia

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

2 responses to “Glasgow – Informações práticas”

  1. Luci says :

    Oi Bruna, é a segunda vez que escrevo hoje, já estou abusando!
    Gostaria de saber se vc ouviu falar do carrossel escocês, é um tipo de equipamento usado para integrar um rio que fica entre Edimburgo e Glasgow. O rio tem dois níveis diferentes e o tal equipamento é usado para levar um barco que está na parte alta do rio para a parte baixa. Me parece que o tal barco barco faz o percurso Edb/Glasgow, e no meio do caminho passa por esse “carrossel”.
    Meu marido ficou doido para usar esse meio de transporte, mas não encontro nada a respeito.
    Vc já ouviu falar disso?

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Luci!

      Sim, já ouvi falar sim. É em Falkirk, a Falkirk Wheel. Esse passeio só é possivel fazer em periodos definidos do ano, especialmente durante os meses do verão europeu.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: