Visto de Estudante – Tier 4 para estudar no UK

Um dos tipos de visto de estudo que pessoas que moram fora da Europa podem solicitar para ir estudar no Reino Unido é o Visto de Estudante – Tier 4, que foi justamente o visto que eu solicitei quando resolvi voltar pra Edimburgo por mais 1 ano.

Ao contrário do Visto de Estudante Visitante (Student Visitor), esse visto precisa ser solicitado ainda aqui no Brasil, no Visa Application Centre que está localizado no Rio de Janeiro (mas também existem escritórios em São Paulo e Brasília).

Esse visto foi mais trabalhoso de conseguir, pq eu precisei seguir algumas regrinhas, tive que reunir um número maior de documentos e também foi necessário seguir um cronograma para que tudo desse certo.

Quem tiver interesse em solicitar esse visto em especifico, é necessário levar em consideração a regra principal: ser adulto (existe outros vistos desse mesmo tipo para crianças e adolescentes).

Visa Application Centre - Rio de Janeiro

Visa Application Centre – Rio de Janeiro

O Visto de Estudante – Tier 4 é um tipo de visto baseado em um sistema de pontos que pode ser aplicado apenas por pessoas que tenham interesse em estudar no Reino Unido, seja em universidade ou um curso de inglês. Quem resolver solicitar esse visto, precisa obrigatoriamente alcançar 40 pontos, onde:

– 30 pontos são referentes a carta de aceitação do curso de inglês (ou qualquer outro curso). Lembrando que a instituição de ensino deve ser credenciada no UK Border, já que a escola vai passar a ser o Tier 4 Sponsor, ou seja, ela vai ser de certa forma responsável por nos durante esse periodo de estudos. Também é importante levar em consideração que é necessário comprovar pelo menos o nivel intermediário de inglês;

– 10 pontos são referentes a condição de se manter no Reino Unido durante o tempo de estudo. A quantidade de dinheiro exigida é relativa, mas é importante saber que esse valor deve cobrir o valor do curso, moradia e os gastos enquanto estiver morando lá. Dica: o fato de já ir com o curso e a acomodação pagos me ajudaram a comprovar que eu tinha “dinheiro suficiente” para cobrir as despesas. Obs.: O UK Border recomenda reservar 1.000,00 libras/mês para despesas pessoais quando for morar em Londres e 800,00 libras/mês pra quem for morar em outras cidades do Reino Unido.

Aqui vai o passo a passo do que eu precisei fazer:

– antes de solicitar o visto, eu precisei ter em mãos a carta de aceitação da escola de inglês (nesse processo a escola vai ser chamada de “Tier 4 Sponsor”) que eu escolhi em Edimburgo, chamada de CAS (Confirmation of Acceptance for Studies);

– contratei o serviço da World Bridge que me auxiliou em todo o processo de solicitação do visto.

– paguei a taxa referente a solicitação do visto Tier 4 que foi de 298,00 libras. Essa taxa só pode ser paga com cartão de crédio/débito visa ou master;

– tive que preencher o formulário VAF9 online e em inglês;

– reuni uma série de documentos exigidos que tive que enviar pra ser traduzidos para o inglês. A tradutora juramentada foi indicada pela World Bridge. a World Bridge também me auxiliou nesse processo dizendo quais documentos ou trechos desses documentos eu deveria traduzir. A tradução juramentada dos documentos levou 1 semana pra ficar pronta e mais o tempo de envio pelo correio;

– precisei escrever uma cartinha falando pq eu queria estudar inglês e pq eu tinha escolhido estudar em Edimburgo (essa carta eu tive que escrever em inglês, claro);

Os documentos que eu precisei traduzir foram: certidão de nascimento, resumo do histórico escolar, resumo do histórico da universidade, diploma do Curso Superior, histórico das aulas de inglês que eu cursei no Winner e no Yágizi, contrato social da empresa e comprovante da minha conta bancária. Além disso, como não era eu quem estava pagando os custos dessa viagem ao Reino Unido, eu também precisei traduzir alguns documentos e comprovantess das contas bancárias dos meus pais. Obs.: assim que os documentos foram traduzidos é preciso dar entrada no agendamento pra entrevista, pq como a tradução vem com a data impressa nos documentos, a validade é limitada.

– com todos os documentos em mãos, a World Bridge agendou minha “entrevista” no Centro de Aplicações de Visto do Reino Unido no Rio de Janeiro.

Visa Application Centre - Rio de Janeiro

Visa Application Centre – Rio de Janeiro

No dia marcado pra eu fazer a “entrevista”, o que eu tive que fazer foi o seguinte: entregar o meu passaporte válido pra todo o período do meu intercâmbio (e se tiver outros passaportes antigos tem que levar também), 2 fotos do mesmo tamanho que a foto do passaporte, o formulário VAF9 imprimido, todos os documentos traduzidos (os originais, os documentos traduzidos e mais uma cópia), confirmação de pagamento da taxa do visto e os docuementos que já estavam em inglês (carta de aceitação da escola de inglês, contrato da residencia estudantil onde eu ia morar e o recibo de quitação do pagamento da residência estudantil), paguei a taxa de prioridade na avaliação para ter o visto concedido de forma mais rápida (opcional) que foi de 300,00 reais (tive que pagar em dinheiro), também paguei a taxa de entrega feita pelo correio, que pode ser escolhida entre a entrega normal (mais barata) ou por Sedex (mais cara). Como eu tinha pressa, escolhi a entrega por Sedex e a taxa naquela época ficou em 110,00 reais.

No meu caso, eu não precisei fazer a entrevista propriamente dita, apenas foi coletado os meus dados biométricos como foto e impressões digitais. Eu inclusive perguntei pro oficial quando ele disse que eu tava liberada se eu não precisaria fazer a entrevista e ele me disse que não, que esse processo nem sempre é exigido, eles apenas entrevistam as pessoas que eles acham que não comprovaram esse requisito de forma satisfatória. Ah, e quem precisar fazer a entrevista, ela é totalmente feita em inglês, portanto não é recomendado mentir o nivel de inglês hein!

Uma outra dúvida bem frequente é com relação a possibilidade de trabalhar com o Visto de Estudante – Tier 4 enquanto estamos estudando inglês. Sim, é possível, mas algumas regrinhas são impostas. No geral é permitido trabalhar 10 horas por semana ou full-time durante o periodo de férias do curso. Mas eu recomendo sempre ler as regras no site do UK Border, pq sempre elas estão sofrendo modificações.

E ainda como se não bastasse todo o stress do processo todo em geral, da viagem pra entregar os documentos durante o agendamento da entrevista, a gente sai do Visa Application Centre sem saber se conseguiu ou não o visto. É mole? Ainda tive que esperar mais 3 ou 4 dias úteis até o correio entregar aqui em casa o envelope com o  visto impresso no meu passaporte.

Ahhh, quando o correio entregar os documentos e o passaporte de volta, é extremamente importante checar dois dados: o tempo de duração que visto foi consedido e se ele é para apenas uma ou multiplas entradas.

Felizmente o meu visto foi concedido com um periodo de 2 meses a mais do que eu havia solicitado (tempo do meu curso de inglês) e ele era de multiplas entradas, o que me permitiu viajar por vários países da Europa enquanto morei em Edimburgo.

Como deu pra ver, solicitar o visto de estudante tier 4 pra estudar no Reino Unido garante fortes emoções até o último minuto!

Obs. 1: Importantíssimo chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência no Visa Application Centre, pq tem que fazer um crachá pra ter acesso aos elevadores e ao escritório onde o visto vai ser solicitado.

Obs.: Quem não solicitar o agendamento da entrevista no Rio de Janeiro e preferir fazer isso em São Paulo ou Brasília vai ter que pagar uma taxa de correio a mais para que os documentos sejam enviados para o Rio de Janeiro antes de serem enviados pro nosso endereço.

Obs. 2: Como eu já passei por todo esse processo, eu fortemente recomendo reservar pelo menos 3 meses pra fazer todo esse passo a passo com calma.

Obs. 3: Essas informações podem sofrer alteração a qualquer momento, o Reino Unido vem alterando e melhorando as regras constantemente, então é sempre bom conferir tudo no site do UK Border Agency – Tier 4.

O endereço do Visa Application Centre no Rio de Janeiro fica na Praia de Botafogo 228, grupo 1104. Building Argentina, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. CEP: 22359-900.

Posts relacionados:

Lista completa com todos os posts que eu já escrevi sobre Intercâmbio

Intercâmbio: Registro na Polícia de Fronteira (UK Border)

Visto de Estudante Visitante no UK – Com duração Inferior a 6 meses

Quanto custa morar em Edimburgo?

Tags:, , , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

