Cabrio, no Monte Stanserhorn: o primeiro bondinho de dois andares da Suíça!

Dia 29 de junho de 2012, esse foi o dia em que o primeiro e mais novo bondinho da Suíça foi inaugurado. O Cabrio está localizado no Monte Stanserhorn, que fica na cidade de Stans, bem perto de Lucerna e do Monte Pilatus.

SONY DSC

O Stanserhorn tem 1.898 metros de altura e mesmo não sendo a montanha mais alta da região, o seu tamanho e estrutura impressionam. Mas a parte mais legal do passeio fica por conta do bondinho, que tem dois andares, sendo que o “primeiro” andar é fechado pela cabine e o “segundo” andar é totalmente ao ar livre. Uma sensação um tanto quanto diferente! E chega até a dar um medinho de encarar a aventura!

SONY DSC

Para ir até lá, o jeito mais fácil é pegar um trem que vá até a cidade de Stans. Chegando lá, ao sair da estação, é só seguir pro mesmo sentido que o trem que vinha de Lucerna estava indo. Ai é só seguir as plaquinhas e atravessar o trilho do trem no local apropriado e em questão de umas 2 quadras já vai dar pra ver a estação base do Cabrio.

SONY DSC

S1_1002x768

Os tickets podem ser comprados no Centro de Informação Turistica de Lucerna, que fica dentro da estação de trem. Foi isso que nós fizemos. Ou ainda, pela internet (que não aconselho, pq nunca se sabe como o tempo vai estar no dia em que o ticket foi comprado) e na bilheteria que fica dentro da estação de Stanserhorn, na base da montanha.

SONY DSC

A subida ao topo do Stanserhorn é feita em duas partes:

– na base da montanha pegamos um funicular bem antigão que nos leva até a estação de Kälti, que fica exatamente no meio do caminho. O trajeto leva uns 10 minutos mais ou menos. A paisagem pelo caminho é bem bonitinha, são campos e mais campos com muitas vaquinhas (com sininho). Cooooisa mais linda!!!

S5_1024x768

SONY DSC

IMG_0111_1024x618

SONY DSC

– na estação de Kälti é onde é feita a troca de meio de transporte, onde deixamos o funicular e pegamos o moderníssimo bondinho Cabrio. O trajeto também é relativamente rapidinho, levando no máximo uns 15 minutos. A partir dessa altura, começamos a ter uma visão mais geral dos Alpes e de toda a região.

SONY DSC

IMG_8194_1024x656

SONY DSC

SONY DSC

Esse é um daqueles passeios pra ser feito em um dia de céu azul e de preferência sem muitas nuvens, pra que a visão não seja prejudicada.

IMG_0151_1024x678

SONY DSC

IMG_8097_1024x650

IMG_8111_1024x683

Na tarde em que estivemos lá, o dia estava exatamente assim. Pra se ter uma idéia, dá pra ver boa parte da cadeia de montanhas que formam os Alpes Suíços (inclusive o Monte Pilatus e o Titlis), muitos e muitos lagos e até a Floresta Negra, na Alemanha.

SONY DSC

Monte Pilatus visto do Monte Stanserhorn

Monte Pilatus visto do Monte Stanserhorn

Monte Pilatus: O pico mais alto, a direita.

Monte Pilatus: O pico mais alto, a direita.

Monte Titlis, bem no meio da foto!

Monte Titlis, bem no meio da foto!

A estrutura do topo da montanha é boa. Tem um terraço enorme, onde podemos sentar e apreciar a vista enquanto comemos alguma coisa servida pelo restaurante Rondorama, que além de lanchinhos, serve também almoço e jantar. Além é claro, de venderem chocolates suíços, cervejas e vários outros tipos de bebidas.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Existe uma trilhazinha que permite que a gente chegue ainda um pouco mais alto, no topo mesmo da montanha. Lá tem uma espécie de mirante, com plaquinhas que informam onde ficam cada montanha, as cidades das redondezas, os lagos e as direções dos países que fazem fronteira com a Suíça. Tudo muito bem organizado! Vale muito a pena conhecer!

IMG_0154_1024x728

SONY DSC

IMG_8126_1024x677

IMG_8208_1024x694

S18_966x768

Esse ano a temporada de visitas ao Stanserhorn começou no dia 13 de abril e vai terminar em novembro. O Cabrio funciona todos os dias e os bondinhos tem saida a cada 10 a 30 minutos dependendo da época do ano.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

2 responses to “Cabrio, no Monte Stanserhorn: o primeiro bondinho de dois andares da Suíça!”

  1. elaerod says :

    Apaixonei…estamos planejando viajar pra Suiça em 2014. Adorei a dica..bjs

    • Bruna says :

      Realmente é um passeio pra se apaixonar!

      A estrutura e a grande novidade, o bondinho de dois andares são muito legais! Eu diria até que é um passeio imperdível!

      Tenho certeza que vcs vão gostar!

      =D

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: