Utilidade: Vacina contra a Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação

Duas coisas que eu tenho costume de fazer imediatamente após comprar uma passagem aérea é pesquisar se brasileiros precisam de visto para entrar em um determinado país e ainda, se é necessário tomar alguma vacina.

Para viajar para a Europa, pelo menos em todos os paises que eu estive, nenhum deles exigiu nenhuma vacina, porém para ir a Barbados é necessário se vacinar contra a febre amarela.

Então lá fui eu pesquisar onde eu poderia tomar essa vacina, se tinha algum custo, como eu conseguia uma segunda via da minha Carteira Nacional de Vacinação e como conseguir a Certificado Internacional de Vacinação.

anvisa 3

Primeiro de tudo, um bom lugar que eu acabei encontrando para descobrir quais países exigem vacina contra a febre amarela foi o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse arquivo eles listam t-o-d-o-s os países que exigem essa vacina em específico e os países que tem risco de transmissão dessa doença.

Depois de descobrir que Barbados exige vacina contra febre amarela de brasileiros, chegou a vez de procurar informações sobre os procedimentos que eu deveria fazer até obter o meu Certificado Internacional de Vacinação.

O site da Anvisa tem uma página dedicada especialmente aos viajantes, onde é possível obter todas as informações necessárias sobre esse assunto.

A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde público ou em postos privados. Mas antes de se dirigir ao posto de saúde é necessário ter em mãos a sua própria Carteira Nacional de Vacinação. Eu não tinha idéia de onde estava a minha e assim, fui orientada a procurar o posto de saúde onde tinha tomado todas as vacinas até então e lá mesmo pegar a segunda via.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data marcada para a viagem, que é quando vamos estar protegidos efetivamente contra essa doeça. Sua validade total é de 10 anos e após esse período é preciso se vacinar novamente.

anvisa 1

Mesmo com a falta em muitos postos de saúde da minha cidade em SC, eu consegui tomar a vacina faltando apenas 3 semanas para a minha viagem à Barbados. Sim, eu estava dentro do prazo exigido, mas foi o maior sufoco!

Depois de tomar a vacina, o próximo passo é preencher um cadastro no próprio site da Anvisa, pra que o atendimento na hora de pegar a carteirinha internacional de vacinação seja agilizado.

Normalmente a maioria dos aeroportos tem um posto da Anvisa onde é possível pegar essa carteirinha. Sendo assim, semana passada, quando voltei a Curitiba, aproveitei e fui até o aeroporto pegar a minha de uma vez.

O posto da Anvisa no Aeroporto de Curitiba fica no terreo (mesmo andar onde é feito o desembarque), ao lado dos caixas eletronicos, num corredor a direita.

Não sei se foi sorte ou o que, mas quando estive lá quinta-feira passada, não haviam filas e logo que cheguei já fui atendida.

O atendimento foi rapidíssimo. Como eu já tinha feito o cadastro no site da Anvisa em casa, ao chegar lá, só entreguei a Carteira Nacional de Vacinação e minha identidade e em questão de minutos recebi a Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Conferi se todos os dados estavam certos e assinei. Foi só isso!

Agora com a minha carteira internacional de vacinação em mãos, eu não preciso me preocupar pelo menos com isso até janeiro de 2023.

Obs.1: pra solicitar a carteira internacional de vacinação contra a Febre Amarela, também são aceitos como documento de identificação além da identidade, a carteira de motorista e o passaporte (sempre documentos com fotos, claro).

Obs.2: a grande maioria dos postos da Anvisa nos aeroportos abrem de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00.

Tags:, , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

8 responses to “Utilidade: Vacina contra a Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação”

  1. Marilia says :

    Obrigada por compartilhar!

  2. Paula Pereira says :

    To ansiosa esperando seus posts de Barbados.

  3. Bruna says :

    Marilia e Paula,

    Essa semana começo a escrever os posts sobre Barbados! =))

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

