Heathrow Connect: do Aeroporto de Heathrow até o centro de Londres

Quem chega no maior aeroporto do Reino Unido, o Aeroporto de Heathrow, certamente vai poder escolher como vai querer se deslocar entre o aeroporto e o centro de Londres. O que não faltam são opções!

Eu já escrevi aqui no blog sobre o Heathrow Express, mas nesse post vou falar somente do Heathrow Connect, uma outra alternativa de transporte com um custo/beneficio excelente.

HC10

Existem 3 formas de comprar o ticket: no site oficial, nas máquinas no aeroporto e no balcão do próprio aeroporto com os atendentes. Não existe nenhum desconto pra quem resolver comprar pela internet, sendo assim, o ticket tem o mesmo preço independente de onde ele seja comprado. Então como não tinha nenhuma vantagem em comprar antecipado, eu acabei comprando o meu ticket nas máquininhas no aeroporto mesmo.

HC4

Saindo no saguão de desembarque, vão existir vááárias máquinas para compar o ticket. Não adianta procurar por máquinas especificas para o Heathow Connect pq elas não vão existir. Então, as mesmas máquinas que vendem os tickets para o Heathrow Express também vendem os tickets para o Heathrow Connect. Logo na tela inicial já vai aparecer qual das duas opções de transporte queremos usar e ai é só escolher e seguir as demais indicações que vão aparecer na tela.

HC1

Na ida pro centro de Londres eu fui de Heathrow Connect, mas como a volta pro aeroporto eu queria usar outro meio de transporte, eu acabei comprando o ticket só de ida, chamado de “Single ticket”. Claro que ao comprar somente o ticket ida eu paguei um pouquinho mais caro. Então pra evitar isso, o ideal mesmo é comprar sempre o ticket de ida e volta pra pagar um pouco mais barato. Ah, pra quem optar por comprar o ticket de ida e volta, ambos já são entregues no momento da compra (eu descobri isso quando ajudei uma senhora a comprar o ticket dela). Não há necessidade de validar o ticket antes de entrar no trem!!!

HC20

Então, com o tickets em mãos é só seguir as placas que dizem “Express Trains to Central London”, sempre. Claro que a estação do Terminal 5 não fica no mesmo andar que é feito o desembarque e onde estão as máquinas para comprar os tickets, é necessário pegar um dos elevadores ou as escadas rolantes e se dirigir até o subsolo do terminal do aeroporto.

HC2

Chegando no subsolo do Terminal 5, a primeira coisa a fazer é pegar qualquer trem que vá para o Terminal 1 e 3, pq esse é o terminal central do Aeroporto de Heathrow e é lá onde vamos pegar os trens que vão para o centro da cidade.

No terminal 1 e 3 existem apenas 2 plataformas, então não tem erro, nos desembarcamos numa plataforma, mas pra pegar o Heathrow Connect temos que ir até a outra plataforma.

Com toda a certeza o Heathrow Express vai passar com mais frequencia do que o Heathrow Connect, já que os trens do Heathrow Connect partem a cada 45 minutos.

HC7

Os trens vão estar identificados no painel da seguinte forma:

– Express to London: são os trens do Heathorw Express que vão de forma direta pra Londres;

– Connect to London: são os trens que devemos pegar, o Heathrow Connect, que faz 5 paradas pelo caminho antes de chegar no centro da cidade;

– Terminal 4: Only terminal 4.

heathrow connect map

Uma coisa que tem que ficar atento é com relação aos trens que vão para o Terminal 4, pq é usado o mesmo trem do Heathrow Connect, então, não é só esperar aparecer um trem com o escritinho Heathrow Connect e ir entrando. Tem que conferir no painel qual é o trem certo, pra evitar o vai e vem desnecessarios entre terminais.

HC9

Quando o trem chegar, pode entrar em qualquer vagão, pq não existe primeira e segunda classe nos trens do Heathorw Connect.

HC15

HC18

O tempo de viagem entre o aeroporto até o centro de Londres dura exatos 25 minutos. Durante o trajeto, o trem para em 5 estações antes de chegar na estação final, a estação de Paddington, no centro de Londres.

HC16

O trem no geral é bem conservado, apesar do espaço entre as poltronas serem bem pequenos, eu até achei bem confortável. E assim como no Heathrow Express, no Heathrow Connect também existe um local especificio para colocar as malas, que facilita muito, pq não tem como levar a mala no espaço entre os bancos.

HC17

Em questão de minutos apos a partida do trem os fiscais começam a passar pra conferir os tickets. Nesse trem não existe a opção de comprar o ticket a bordo, sendo assim, quem não tiver o ticket em mãos vai pagar multa.

Obs.: o transfer entre os terminais do aeroporto de Heathrow são gratuitos.

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

9 responses to “Heathrow Connect: do Aeroporto de Heathrow até o centro de Londres”

  1. VANIA HIRATA says :

    Estou ficando fã do seu blog. Tem muitas informações uteis, parabens.
    Preciso de uma ajuda: estou indo para Edimburgo via Londres (HEATHROW – TAM) terminal 1, porem meu voo para Edimburgo sai do terminal 5 (Britsh), como comprei passagens separadas, como devo proceder para ir de um terminal ao outro, pois tenho que pegar a bagagem?. Tenho que pegar o Heathrow express? É free ou tenho que pagar?.

    • Bruna says :

      Oi Vania,

      Obrigada!! =))

      Sim, vc vai ter que retirar a bagagem. Depois de retirar a bagagem, vc segue as placas indicando trains / underground, chegando lá na estação central de trem que serve o Terminal 1, vc deve pegar qualquer trem que vá para o terminal 5. Os funcionários do aeroporto são bem prestativos, em caso de alguma duvida. Mas pode ficar tranquila, pq é tudo muuuito bem sinalizado. Esse transporte entre terminais é gratuito.

      Geralmente o trem que vc deve pegar é o Heathrow Express mesmo, já que quando esse trem vem do centro de Londres, a primeira parada que ele faz é na estação que serve os Terminais 1 e 3 simultaneamente e dali parte para o Terminal 5 (estação final).

      Para ir do terminal 1 ao terminal 5 o tempo total é de uns 5 minutinhos, mais ou menos.

      =)

      • vania hirata says :

        Bruna,
        Grata pelo seu retorno, muito util.
        Cada dia que passa estou mais fã do seu blog …. tem todas as informações que preciso para a minha 1º viagem a Edimburgo! Antes de chegar a esta cidade já estou amando!!!.
        Este blog é um dos meus favoritos!!

  2. Ilmara says :

    Oi Bruna!

    no fim de outubro e inicio de novembro vou passar por Londres e nas duas conexões, ficarei muito tempo no aeroporto. Na ida chegarei ás 07:20 e o voo sai 18:15h chego no terminal 5 e saio no terminal 1. Na volta, chego 11:50 e volto para o Brasil 21:15h, chegada e saida do terminal 1. Será que dá para eu passear um pouco? Não vou pegar bagagens e não falo inglês…o que vc acha, compensa sair do aeroporto? Obrigada!

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Ilmara!

      Realmente é bastante tempo pra ficar no aeroporto, especialmente no terminal 1, se as reformas ainda não estiverem finalizaadas.

      Eu acho que na primeira parte da viagem até dá pra sair sim, mas vc tem que ser bem direta no que gostaria de aproveitar.

      Se vc pretende utilizar o transporte público pra se deslocar até o centro (ja que vai estar sem as malas – elas vão ser entregues apenas no destino final?) nao vejo problema em dar uma saidinha do aeroporto.

      Só se certifica pra ja deixar todos os check-ins feitos na hora de fazer o do primeiro voo, pq ai vc não precisa se preocupar com isso e não precisa voltar pro aeroporto com muita antecedencia.

  3. Luiza says :

    Oi Bruna, vou a Londres e estou ansiosa pois não ando de elevador, tenho claustrofobia. Gostaria de saber se no embarque e desembarque terei opções de usar as escadas rolantes. Estou com medo pois em Paris no desembarque não havia escadas rolantes e foi um sufoco para encontrar escadas.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

