Utilidade: O que podemos levar como bagagem de mão?

Já faz um tempinho que esse post está no rascunho aqui do blog, pra ser mais exata, desde janeiro desse ano. Então aproveitando que estou escrevendo essa coluna chamada Utilidade, sobre assuntos práticos e com as minhas dicas sobre algumas situações que parecem complicadas, mas que na verdade são muito simples durante uma viagem, achei que seria legal compartilhar logo essas informações sobre o que podemos ou não levar na bagagem de mão.

Pra minha surpresa, quando eu estava em Lisboa me preparando para embarcar de volta para o Brasil, passei por uma situação um tanto quanto “ridicula” e olha que isso não tem nada a ver com liquidos excedendo a quantidade permitida.

O problema foi o tripé, isso mesmo, o tripé da minha maquina fotografica que não pode ser levado dentro da minha bagagem de mão. Essa proibição acontece somente em voos em Portugal e no Brasil, pq em todas, t-o-d-a-s as outras viagens que fiz pela Europa eu sempre carreguei meu tripé na bagagem de mão e nunca tive problemas.

E sabe qual o motivo de um tripé ser proibido na bagagem de mão? Segundo o Oficial de Segurança do aeroporto de Lisboa, eu poderia machucar alguém dentro do avião pq o tripé é considerado uma arma. Oi?

Como eu já tinha despachado minhas 2 malonas no guiche da classe executiva da TAP e tava só com a minha bagagem de mão,  eu pedi pro Segurança quais eram as minhas opções. E olha só o que ele me respondeu na maior tranquilidade: deixar o tripé aqui e ele será jogado no lixo (sem chances) ou tentar junto a cia aérea despachar o tripé.

Como eu tinha tempo suficiente para tentar um plano B, eu sai da área de segurança, fui até o guiche da classe executiva da TAP e relatei o ocorrido pra atendente. Eu não tinha como despachar minha bagagem de mão pq eu tava levando minhas coisas de valor, como notebook, minhas maquinas fotograficas, pastinha de documentos e mais todas as tralhas eletronicas que a gente carrega em uma viagem. Sendo assim, a unica opcão que me restou foi fazer o seguinte: a atendente da TAP pediu que as minhas babagens voltassem do despacho (coisa que não é nada comum) e me deu uma autorização para entrar na area de desembarque dos voos. Lá fui eu, mostrei a autorização e consegui entrar. Fiquei aguardando as minhas malas aparecerem em uma das esteiras e coloquei meu tripé lá dentro. Juntei as duas malas que ja tinha despachado e lá fui eu despachar tudo novamente.

Eu fiquei enlouquecida com essa situação e não ia deixar o meu tripé ir pro lixo de jeito nenhum. Mas enfim, foi uma correria louca onde acabou dando tudo certo no final. Então para que ninguém passe pela mesma situação que eu, fica a dica.: sem tripé na babagem de mão quando estiver viajando em/para Portugal ou no Brasil!

Tirando o tripé, existe um outro detalhezinho importante que devemos ficar atento na hora de arrumar a babagem de mão: os liquidos!

A primeira vez que viajei dentro da Europa levando somente babagem de mão foi pra Noruega. Eu já tinha lido algumas coisas sobre esse assunto, apesar de sempre ficar em duvida em algumas questões, é na prática é que a gente realmente aprende e nunca mais esquece.

A lista de coisas que não são permitidas carregar na bagagem de mão é grande, mas devemos ficar atentos principalmente aos objetos cortantes (alicate de unha, por exemplo), perfumes e embalagens de produtos liquidos que sejam maiores do que 100 ml (se esses objetos forem despachados, não tem problema, eles podem viajar junto).

Mas o que são considerados liquidos? Além dos liquidos propriamente ditos, os géis e pastas também fazem parte dessa listinha.

Tudo isso deve ser carregado em uma embalagem de até 100 ml e dentro de um saco plástico transparente de até 1 litro. Então no total, todos os nossos produtos liquidos devem somar 1 litro, o que exceder vai pro lixo!

Quatro situações que geram bastante duvida, são:

1) se o fasco for de 250 ml mas só tiver um pouquinho dentro:  não podemos carregar como bagagem de mão! Isso pq o que é levado em consideração é o tamanho do frasco e este deve respeitar a regra de ter o tamanho apropriado para 100 ml e não a quantidade do restinho do que ficou no frascão. Outra coisa que também é importante ficar atento é com relação a pasta de dente. Algumas embalagem são de 120 g e não podem ser carregadas na bagagem de mão, o ideal é comprar as de 90 g, digo isso, pq eu já tive que jogar fora o restinho da pasta de dente de 120 g, pq eu não sabia que pastas em geral estavam enquadrada como líquidos. Quanto ao desodorante, eu costumo usar aqueles roll-on da Nivea que tem exatos 100 ml e nunca tive problemas. Acredito que os desodorantes em spray sejam proibidos, então é bom ficar ligado.

2) Maquiagens e tal: Na minha bolsa eu sempre carrego rimel, batom (seja aquelas manteiga de cacau ou gloss), lixa de unha descartável e pinça de sombrancelha. Nunca tive problemas por estar carregando isso tudo na minha bolsa, mas claro que os limites de embalagem de 100 ml deve ser respeitado.

3) Outra situação que rende muitas perguntas é com relação os produtos que compramos no free shop. Por regra, podemos comprar qualquer coisa no free shop (apenas devemos respeitar a quantidade permitida para comprar cada item), mas tudo o que for comprado lá deve estar lacrado e dentro de uma sacola onde a nota fiscal com o dia da data do voo vai estar grampeada. Claro que existem paises, como o caso dos EUA, que não permitem esse tipo de situação. Não interessa se fizemos conexão em outro país e compramos produtos lá, eles não deixam entrar, pelo menos foi isso que minha professora alertou. Como eu ainda não fui aos EUA, não posso confirmar, mas se tratando de ser esse país, eu realmente não duvido que seja mesmo feito dessa forma!

4) Medicamentos: eu sempre carreguei minha “farmácia de viagem” em um saquinho plástico transparente dentro do bolso menor da minha mochila. Ali era o lugar onde eles sempre ficavam guardados. Claro que eu só levei medicamentos na versão de comprimidos, nunca carreguei xaropes ou coisas do tipo. Eu tinha duas cartelinhas de cada tipo de medicamento que eu costumo usar com mais frequencia, como analgésicos, anti térmicos, antibioticos, entre outros. E nunca tive nenhum problema quando a isso!

Mas e mesmo que eu tome todos os cuidados necessários, se eu tiver algum problema no raio-x, o que eu devo fazer? Não precisa se preocupar. Eu já passei por uma situação dessas no aeroporto em Dublin quando estava voltando pra Edimburgo. A Oficial da Imigração me pediu se eu tinha um guarda-chuva dentro da mochila e eu disse que sim (mas me deu vontade de responder: mas é lóóógico que sim, só chove aqui nesse lugar!). Ela pediu pra eu abrir a mochila e retirar o guarda-chuva para inspeção. Ela passou o guarda-chuva em separado no raio-x novamente, abriu o guarda-chuva, olhou tudo e me devolveu. Isso é um procedimento bem frequente, então não é preciso ficar nervoso!

Então é isso! Se por acaso esqueci de alguma coisa importante, a caixa de comentários está a disposição.

Ah, lembrando que só é permitido um saquinho plástico de até 1 litro por passageiro e que ele deve ser retirado da bagagem de mão na hora de passar pelo raio-x no controle de segurança do aeroporto.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts com dicas práticas pra viajar

É possível passar 30 dias na Europa com apenas uma bagagem de mão????

O que levar na mala

Adaptadores e tomadas pelo mundo

Anúncios

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

22 responses to “Utilidade: O que podemos levar como bagagem de mão?”

  1. Tatiane Dias says :

    Eu não entendi uma coisa: vc já leva os liquidos no saco em separado?
    Eu sempre elevo tudo jogado na mochila.

    • Bruna says :

      Oi Tatiana,

      Sim, já levo tudo separado e dentro do saquinho plastico, assim já agiliza o processo na hora de passar pelo controle de segurança no aeroporto.
      :)

  2. belisaveiga says :

    Oi, Bruna!
    Muito útil o post! Só para acrescentar: Eu viajei por alguns países com desodorante spray de 90ml na bagagem de mão e não tive problemas. Mas vai ver alguns lugares não permitem.
    beijo

  3. Thereza Thalyta Martins says :

    Oi, tudo bom ? Eu não entendi uma coisa, se eu despachar na mala por ex um frascão de shampoo ou qualquer outra coisa acima de 100 ml pode ?!

  4. Ivai says :

    Bruna muito legal seu post…
    Minha dúvida é com relação à Whiskys que não foram comprados no dutyfree, várias pessoas já falaram tantas coisas que ficamos sem saber em quem acreditar. Posso realmente levar algumas garrafas de 750 ml na bagagem de mão ou é melhor arrumá-las direitinho e despachá-las na mala grande mesmo correndo o risco de chegarem quebradas ao Brasil? Outra coisa, onde estou é corriqueiro a pessoa ao chegar ao Brasil notar que sua mala foi “arrombada” daí o risco em colocar alguns presentes como celular, relógio, perfume e os whiskys na mala que será despachada. No aguardo de uma sugestão!!!.

    • Bruna says :

      Oi Ivai,

      Não tem como levar garrafas ou qualquer coisa liquida com quantidade maior que 100 ml/g em uma bagagem de mão.

      O melhor mesmo (ainda que não seja uma opção 100% segura) é despachar mesmo. Enrolar as garrafas nas roupas sujas e colocar bem no meio da mala, ao menos foi isso que fiz várias vezes e nunca tive nenhum problema, sempre as garrafas de whisky que trouxe pro meu pai chegaram inteiras!

      Já objetos de valor e eletronicos é sempre bom carregas em uma mochila como bagagem de mão.

      =)

  5. Estefania says :

    Bom dia Bruna!

    eu estou me preparando para fazer a minha primeira vaigem para o exterior, em especial a Suiça!
    Meu noivo mora lá, e eu gostaria de levar algumas comidas brasileiras para ele!
    Você poderia me dizer alguma coisa a respeito do que é permitido levar e a quantidade permitida, assim como o peso de cada protudo, tb gostaria de saber se é possivel levar frios( queijo, presuntos, etc)
    eu sou nordestina e como tal adoro uma carne ne charque( conhecida no sul como carne seca) e adoro defumados, é possivel levar essas coisas em bagagem de despacho, ou eu posso encontrar, materias para fazer uma boa feijoada nos mercados da suiça( nas lojas africanas).

    agradeço atencipadamente!

    • Bruna says :

      Oi, Estefania!

      Eu nunca levei nada desse tipo em viagens pra Europa. Sei que algumas coisas não são permitidas, mas teria que pesquisar melhor pra te falar alguma coisa. Eu acredito que alimentos tipo queijo, presunto e carne não sejam permitidos.

      Na verdade, a unica coisa que eu costumava levar nas viagens de final de semana, durante o tempo que morei em Edimburgo, eram coisas industrializadas, tipo: pacote de bolacha, balas e tal.

  6. Fabiana says :

    Bruna, Tudo bem?

    Veja se você consegue me ajudar…vou de SP pra Londres e quero fazer umas comprinhas no Duty Free (make e perfumes) você saberia dizer se posso entrar com essas coisas lá em Heatrow?

    Obrigada!

    Bjos

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Fabiana!

      Pode sim, desde que vc não abra a sacola que vai estar lacrada e não tire a nota fiscal que vai estar grampeada junto a sacola do free shop.

      Não sei o que e nem a quantidade de coisas que vc pretende comprar, mas tem muita coisa relacionada a maquiagem e perfumes que valem mais a pena comprar la em Londres mesmo.

      Dá uma pesquisada no site da Boots (rede de farmácia lá do UK). No Heathrow (terminal 5) tbm tem uma infinidade de opções, o free shop é muito maior que o de SP.

  7. ke says :

    oi! gostaria de saber, quanto aos remedios, se posso levar qualquer tipo. inclusive, quanto aos que precisam de receita, preciso levar as receitas? eu só sei andar com mts remedios! hehe e estou indo pra londres fazer intercambio por 2 meses! obrigada

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Ke

      Pode levar qualquer tipo, só cuide com os liquidos (tipo xaropes) pq existem as regras de até 100 ml para ir na bagagem de mão. Eu nunca tive problema em levar meus remedios na mochila. Tbm não levei nenhuma receita, levei uma quantidade aceitavel durante meu intercâmbio e nunca tive problemas.

  8. claudia says :

    boa noite,
    gostaria de saber o seguinte: Depois das compras no dutyde sp, voua fazer conexão em amsterdã (mudar de aviao) será q não vao barrar minhas compras feita em sp? de amsterdã vou a paris.
    obrigada

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: