Tour no Parlamento Escocês

Pra quem acha que o único parlamento existente no Reino Unido é o Palácio de Westminster (onde fica o Big Ben) em Londres, está muito enganado. A Escócia por exemplo, também tem o seu próprio parlamento e o melhor de tudo, está aberto a visitação.

Claro que essa conquista de ter o seu próprio parlamento demorou, os escoceses só conseguiram essa façanha em 1997 através de um referendo e assim, em 2004 o prédio onde está o parlamento foi inaugurado pela Rainha Elizabeth II.

Diferentemente de todas as construções que vemos na Old Town, o Parlamento tem um estilo um tanto quanto estranho. A sua arquitetura já foi motivo de muitos comentários negativos, os escoceses não gostaram nada de ver essa mistura de estilos.

Uma das leis mais importantes aprovada pelo Parlamento Escocês foi a Lei da Escócia, que data de 1998. Essa lei estabelece quais são as competencias de cada parlamento, ou seja, o que é de responsabilidade do Parlamento da Escócia e o que é de responsabilidade do Parlamento Britânico. Além do seu próprio Parlamento, a Escócia também tem um primeiro ministro (first-minister), que por hora é representado por Alex Salmond.

Mas vamos ao que interessa.. O novo prédio sede do Parlamento Escocês fica em uma das extremidades da Royal Mile, principal rua da Old Town. Fica literalmente em frente a entrada principal do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da Rainha Elizabeth II quando está em Edimburgo.

O tour é relativamente rápido, tem duração de uns 30 minutos no máximo. O tour é gratuito e nós estamos livres para percorrer algumas areas do prédio. Nenhum guia nos acompanha durante a visita. Mas existem também os tours guiados pra quem se interessar. Eles também são gratuitos, mas precisam ser agendados previamente.

Assim como o tour no Parlamento Britânico em Londres, ao chegar no Parlamento Escoces também somos revistados e passamos pelos detectores de metais.

As partes que podemos visitar estão distribuidas pelo primeiro e segundo andar somente.

No primeiro andar, além do guiche de informações, existe uma cafeteria e uma lojinha de souvenirs. Ainda tem uma pequena exposição que mostra os uniformes oficiais usados pelos funcionários do parlamento.

Tem uma maquete que mostra como é a distribuição dos membros do parlamento de acordo com os seus partidos. Alguns tem grande representação, já outros tem uma representação quase que simbolica.

No lado direito, tem uma escada e um elevador que dá acesso ao segundo andar. Geralmente o acesso dos visitantes é feito pela escada. Em caso de pessoas com cadeira de rodas, o guardinha que fica ali perto dos elevadores libera o acesso.

Mas antes de subir as escadas, seguindo por uma espécie de um corredor chegamos na parte de tras dessa escadinha. Ali tem uma exposição que conta um pouco sobre o projeto e as obras de construção do novo prédio do parlamento escoces.

Ja no segundo andar, a unica coisa que podemos visitar é a sala onde os Membros do Parlamento Escoces (MPs) se reunem para discutir leis e criar novas leis para o país.

Durante a visita, repare que por todas as partes as placas e as descrições estão escritas tanto em Inglês como em Gaélico Escoces. Eu perguntei pra um dos funcionários se ainda existiam pessoas no país que usavam o gaélico escoces e pq em outras atrações da cidade não existiam placas nos dois idiomas e ele me respondeu que alguns MPs, principalemente os representantes das três maiores ilhas no norte da Escócia só falam esse idioma e justamente por isso, mesmo sendo uma minoria ainda no país, eles mantem os dois idiomas somente no parlamento. Interessante, não?

O Parlamento abre para visitas de segunda a sábado, das 10:00 as 17:00 (ultima entrada as 16:30). Nesse link dá pra ver as datas de recesso do parlamento.

Anúncios

Tags:, ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: