Intercâmbio: justificando o voto

Aproveitando que o assunto desse final de semana está sendo as eleições, achei que seria interessante escrever um post sobre como é o procedimento pra justificar o voto de quem estava morando fora em ano de eleições.

Isso aconteceu comigo em 2010, quando tivemos as eleições pra Presidente, Governador e Deputados Federais e Estaduais.

Normalmente o tempo que o Tribunal Superior Eleitoral permite para que seja feito a justificativa do voto é 60 dias após as eleições. Mas como eu só voltaria quase 4 meses depois e consequentemente 2 meses depois do prazo máximo pra justificar o voto, eu tive que fazer o seguinte:

Foto retirada do site pimenta.blog.br

Uma semana depois de voltar de viagem, eu organizei todos os meus documentos, preenchi o requerimento de justificativa eleitoral informando que eu estava ausente tanto no primeiro como no segundo turmo e imprimi.

No dia que eu fui no cartório eleitoral lá da minha cidade eu levei junto comigo além do requerimento preenchido e imprimido, meu passaporte, as passagens de ida e de volta do meu intercâmbio, titulo de eleitor e carteira de identidade.

A moça  que me atendeu no cartório eleitoral me pediu pra apresentar um documento com foto pra que eu pudesse me identificar,  tirou xerox do meu passaporte e das minhas passagens, preencheu no sistema os meus dados e me deu um papel pra assinar onde estavam listadas todas que eu tinha entregue naquele dia. E só!

Aqui é importante ressaltar que esse procedimento deve ser feito em até 30 dias após a data da volta da viagem. E como prova, essa data foi verificada através do carimbo que eu recebi no passaporte quando deixei o Reino Unido.

É sempre bom anotar em algum lugar sobre esse assunto, pq deixar de justificar o voto por 3 turnos seguidos deixa a gente impossibilitado de renovar carteira de identidade e o passaporte. E como sem passaporte não dá pra viajar pra fora do país, é bom ficar ligado!

Anúncios

Tags:, ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

2 responses to “Intercâmbio: justificando o voto”

  1. morandonaalemanha says :

    Bruna, este post veio a calhar….rs
    Estava procurando informações sobre esse assunto nessa semana.
    Obrigada!!!
    Abs

    • Bruna says :

      Oi Fabiana,
      Pois então, eu esperei pra escrever sobre esse assunto, já q normalmente ninguem se dá conta (eu!) e depois fica desesperada., assim já da uma tranquilizada no pessoal!! =))

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: