Tour Especial no Palácio Iguaçu – A Sede do Governo do Paraná

No primeiro domingo desse mês, o dia amanheceu lindíssimo (coisa rara aqui em Curitiba) e pra não perder a oportunidade, resolvi passear por ai.

Então depois do almoço eu fui caminhando bem tranquilamente pelo centro da cidade até o MON, mas no meio do caminho, na região do Centro Cívico, vi uma movimentação meio estranha para um domingo a tarde e resolvi ver o que estava acontecendo por lá.

Nessa hora eu agradeci demais a minha curiosidade, sabe pq? Apesar da movimentação estar relacionada com aquelas inscrições para benefícios do governo federal, as portas do Palácio Iguaçu estavam abertas. Eu não pensei meia vez e fui direto lá dar uma olhadinha.

Eu fui entrando, como quem não quer nada, até que um segurança me abordou e pediu se eu estava ali pra fazer o tour guiado. Tour guiado? Que história é essa? Eu não fazia nem idéia da existência desse tour. Quando sai o próximo tour? Foi ai que ele me explicou como tudo funcionava.

Como eu adoro visitar castelos, palácios, museus e afins, achei que seria uma boa oportunidade de conhecer a sede do Governo do Paraná, o Palácio Iguaçu e acabei deixando a visita ao MON em segundo plano.

Mas pra visitar o Palácio não é só chegar e reservar o tour pela internet ou simplesmente chegar lá e ir entrando. O tour acontece SOMENTE nos dois primeiros dias de setembro. Como aqui em Curitiba é quando iniciam-se também as comemorações da Semana da Pátria, eles acharam que seria uma boa oportunidade de abrir as portas do Palácio do Governo para que a população em geral também tivesse a oportunidade de conhecer o local.

Nossa, nem preciso dizer que fiquei feliz da vida. Afinal, eu já tinha procurado por ai sobre essa visita em especifico e não tinha achado nada, nenhum relato, nem mesmo em blog de viagem.

Os tours saem a cada 30 – 40 minutos da mini-recepção que foi montada logo na entrada principal do Palácio. O tour também é bem curto, acho que no total não passou de 30 minutos.

Infelizmente não temos acesso a todas as partes do Palácio (como já era esperado) mas foi legal ver de perto como é toda a arquitetura interna, os movéis, a decoração es e saber um pouco mais sobre a história de cada sala e/ou objeto que fazem parte do palácio.

O meu grupo não era muito grande não, acho que estavamos em umas 12 pessoas, no máximo. A guia que nos acompanhou durante a visita, infelizmente era bem franquinha nas suas explicações. Não sei se eu dei sorte de ter no grupo um senhor que sabia muuuito da história do Paraná e em todas as vezes ele complementava com alguma explicação ou se eu dei azar de a guia ser realmente muito resumida nas suas explicações. Independentemente de qual tenha sido o status da minha condição, no final das contas eu sai ganhando da mesma forma. Pq um complementava a informação do outro.

Mas vamos ao que interessa.. A região do Centro Cívico é onde estão localizadas todas as sedes dos orgãos públicos relacionados ao poder Executivo, Legislativo e Judiciário do estado do Paraná.

É onde fica também o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.. linda a fachada da Prefeitura, né?

É no final da Av Candido de Abreu que vemos o Palácio Iguaçu, a sede do governo do Paraná.

O Palácio foi inaugurado em 1953 e tem uma arquitetura com traços mais modernos. No dia que eu estive lá, nós tivemos acesso e podemos percorrer os dois andares do Palácio. O tour começou no Saguão Principal. O salão é bem amplo, em uma das suas paredes tem um painel com temas relacionados a acontecimentos marcantes no periodo de desenvolvimento do estado.

Pelas escadarias principal tivemos acesso ao segundo andar. Seguimos para o Salão Nobre que é onde acontecem as primeiras recepções aos convidados. Em dia de evento, o Governador do Paraná recebe todos os seus convidados nessa sala.

O salão tem uma decoração bem clássica e está dividido em diversos mini-ambientes, onde os convidados podem se acomodar tranquilamente. Inclusive, tem um piano, que a guia disse que é utilizado em praticamente todas as recepções.

Nessa sala ficam dois grandes destaques: os luxuosos lustres que são folheados a ouro e foram feitos de cristais Baccarat e o quadro que ocupada uma parede inteira desse salão, mostrando o dia em que a Província do Paraná foi de fato criada. Lindíssimo!

A próxima sala que visitamos foi o Salão dos Governadores, que como o nome já indica, em suas paredes podemos ver o retrato de todos os governadores do estado que tomaram posse desde o ano de 1900 até o mais atual.

Uma situação bem engraçada foi quando uma menininha que estava no tour começou a ler todos os nomes dos ex-governadores e disse: “Nossa, todos eles tem nome de rua, né mãe?”.

O único que eu reconheci de imediato

Passando pelo corredor, além das escadas, também existem elevadores que dão acesso ao segundo andar. A parte que estava bloqueada, é onde fica o gabinete do Governador do Estado. Ainda tivemos acesso ao balcão de discursos do palácio. Dali da pra ter uma boa visão de toda a área central dessa região do Centro Civíco.

Seguindo pro outro lado do segundo andar, fomos conhecer os Salão de Inverno. Logo na entrada do salão, ficam dois leões esculpidos em marmore. Os detalhes são perfeitos!

Nessa sala de inverno é onde acontecem recepções menos formais. Os moveis são todos de madeira maçica, inclusive um dos moveis chama atenção pq tem uma araucária esculpida.

Visitamos também o Salão de Atos, local onde o governador do estado discursa em determinados eventos, assina leis e debate sobre alguns assuntos.

Painel de Poty Lazzarotto

E pra terminar a visita na parte interna do palácio, tivemos acesso ao Salão Petit, que é o local onde o governador almoça todos os dias com os seus acessores. Os dois grandes destaques dessa sala são dois quadros, um com a Araucária e pinhões, representando os maiores símbolos do estado e outro com a Gralha Azul, ave nativa da região.

Infelizmente não tivemos acesso ao gabinete do Governador, mas de qualquer forma, achei a visita muito interessante!

Na parte externa do Palácio, tem um jardim com algumas Araucária e Ipê amarelo, mas o grande destaque mesmo fica por conta de uma mapa enoooorme do estado do Paraná.

No mapa podemos ver a localização das principais regiões e cidades do estado, como por exemplo o litoral paranaense, Curitiba, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

Então anota ai: o tour no Palácio Iguaçu acontece sempre nos dois primeiros dias da abertura da Semana da Pátria, que são os dois primeiros dias do mês de setembro. A visita é gratuita.

Tags:, , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: