Transamazônica: Imaginários Compatilhados

Essa semana foi divulgado no site da Gazeta do Povo que entraria em cartaz uma nova exposição, a Transamazônica: Imaginários Compartilhados, no Centro Cultural Solar do Barão. O tema da exposição me pareceu interessante e assim, finalmente teria a oportunidade de conhecer esse local também.

O casarão do Solar do Barão antigamente era residência do Barão do Serro Azul e após sua morte, ele passou a sediar o quartel do exército, até que recentemente foi transformado em um centro cultural.

O local é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba e basicamente ele é formado pelo Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Gibiteca (isso mesmo, um local onde a população pode emprestar gibis), além dos ateliês de artes.

Essa exposição que eu fui ver estava acontecendo no Museu da Fotografia, logo eu imaginei que seria totalmente apresentada através de fotos. Obvio, não? Lógico que não.

A exposição retrata sim a Amazônia (como eu imaginava) de forma geral, porém a forma encontrada pelos artistas Arthur do Carmo e Luana Navarro para expor o tema foi outra.

Eu não vi nenhuma fotografia, vi um pouco de um video, mas na verdade o que eu realmente acabei encontrando mesmo por lá foi isso:

O que eles tentam mostrar é qual a idéia que nós aqui do sul temos da Amazônia, contando um pouco sobre o ciclo da borracha, o desmatamento, a construção da Transamazônica e o dia-a-dia da população que vive nessa região do país.

A exposição Transamazônica: Imaginários Compartilhados vai de 04 de setembro a 14 de outubro, de terça a domingo. Entrada gratuita.

O Solar do Barão fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, no Centro da cidade. Fica entre o Largo da Ordem e o Shopping Muller.

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

