Utilidade: Comprando passagem aérea – diferença entre escala e conexão

Na hora de comprar uma passagem aérea, seja ela nacional ou internacional, essas duas palavrinhas podem gerar dúvidas.

Normalmente, a grande maioria das pessoas encaram ambas as palavras como sinônimo, mas isso não é verdade!

Uma coisa muito comum na hora que estamos comprando nossas passagens, caso o voo não seja direto, com certeza vai aparecer uma dessas duas opções: Escala ou Conexão. Mas e ai, afinal, qual é a diferença?

Foto retirada do site bagagemdemao.com

Basicamente…

Escala é quando o avião para em um determinado aeroporto, alguns passageiros embarcam/desembarcam, e os demais passageiros que seguem viagem até o destino final permanecem na aeronave.

Exemplo: O voo sai de Chapecó com destino final pra São Paulo, mas no meio do caminho existe uma parada em Florianópolis. Os passageiros que vieram de Chapecó, podem desembarcar em Floripa e os que estão em Floripa embarcam para o destino final do voo, que é a cidade de São Paulo. Os que viem de Chapecó e tem como destino final São Paulo, permanecem na aeronave durante essa parada. Teoricamente a escala tem um tempo pré estabelecido de 30 a 40 minutos.

Voo partindo de Chapecó com destino a São Paulo, com uma escala em Floripa

Conexão é quando o passageiro é obrigado a desembarcar e trocar de aeronave para seguir sua viagem. Normalmente as conexões devem ter pelo menos 1 hora de intervalo, para que dê tempo de desembarcar e procurar o próximo portão de embarque.

Por exemplo: trajeto entre Brasília – São Paulo. O passageiro que sai de Brasília, deve desembarcar no Rio de Janeiro, procurar o novo portão de embarque e assim, terá que embarcar em outra aeronave para seguir viagem até São Paulo. Geralmente as conexões são bem mais frequentes em voos internacionais, mas em voos nacionais também é bem comum a gente encontrar essa opção com regularmente.

Voo partindo de Brasília com destino final São Paulo, mas com uma conexão no Rio de Janeiro

Ainda nesse caso da conexão, todos os passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro, são encaminhados para a área de embarque e serão considerados “passageiros em trânsito”, sendo assim, não será necessário fazer um novo check-in, já que uma vez feito o check-in no destino inicial, o trajeto todo já está incluído. O que facilita muito! Quanto as malas, nesse caso, elas seguem direto pro destino final, não é necessário se preocupar com isso (agora se de fato elas vão chegar no destino final, só Deus sabe!).

Existem ainda algumas pessoas que procuram passagens com conexões longas, em torno de 10 a 14 horas, só para poderem sair do aeroporto para conhecer um pouco dessa cidade. É uma boa opção fazer isso em países que não exigem visto de transito de nos brasileiros. É sempre bom verificar isso antes de marcar a passagem com uma conexão tão larga, pra não morrer de tédio no aeroporto, pq não sabia desse detalhe. Sem contar que nesse caso, como as malas já foram despachadas na hora do check-in no destino inicial, teoricamente só pegamos as nossas malas no destino final. A conexão longa é uma boa opção para quem quer aproveitar um pouco do que a cidade tem a oferecer, sem se preocupar com as bagagens.

Anúncios

Tags:

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

7 responses to “Utilidade: Comprando passagem aérea – diferença entre escala e conexão”

  1. Celina Martins (Mala de Rodinha e Nécessaire) says :

    Oi Bruna,
    Precisei deixar meu depoimento aqui. Eu também achava que era assim, mas pelo menos nas minhas últimas viagens – sendo uma delas em classe executiva comprada na loja e essa última comprada on line (e nas de vários amigos também) essa diferença não tem mais existido. Nos meus bilhetes estava escrito bem grande: Escala – 1
    Pois não só descemos da aeronave no famigerado aeroporto de São Paulo, como a conexão demorou duas horas entre um vôo e outro. Então, acho que hoje em dia escala pode significar um verdadeiro inferno entre a partida e a chegada, incluindo ter que descer a escada da aeronave, tomar um ônibus indecente para chegar até o terminal e esperar numa sala sem nenhum conforto durante algum tempo. Depois dessas “escalas” não acredito mais em terminologia de cia aérea nenhuma.

    • Bruna says :

      Oi Cel,
      Nossa, sério??? Comigo sempre funcionou direitinho essa história de escala e conexão. Quando diz na passagem “escala” eu sempre fiquei dentro do avião. Quando dizia “conexão” sempre tive que descer e trocar de aeronave. Isso sempre aqui no Brasil. Pq lá no Reino Unido ou na Europa em geral, sempre fiz conexão, nunca vi voo com escala.

  2. Juliana says :

    Oi Bruna e Celina, uma coisa que eu faço para diferenciar escala de conexão e olhar se o vôo da segunda parte da viagem tem o mesmo número da primeira parte porque realmente só esta escrito escala ultimamente na hora de comprar o vôo.

    • Bruna says :

      Oi Juliana,
      Nossaaa!! To até me assustando com essas infos. Tu sabe que pra mim sempre funcionou direitinho. Tanto que nessa minha ultima viagem, de SC até Curitiba, fiz escala em Floripa (e dizia na passagem e não desci do avião) e conexão em São Paulo pra vir pra Curitiba (e na passagem falava conexão e tive que descer do avião). To achando bem estranho essa história de tratarem escala e conexão com o mesmo significado. Vou prestar mais atenção!

  3. Jaque says :

    Oi bruna!Mas se eu optar por uma longa escala, não vai dar problema na hora de pegar as malas no destino final depois?

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Jaque!!

      Esse é o grande desafio de se pegar um voo com escala ou com conexão nesse mundo! A gente nunca sabe o que vai acontecer com as malas! É pura sorte mesmo hehehe

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: