Aeroporto de Curitiba

Depois de um longo tempo sem precisar usar o aeroporto de Curitiba, no inicio desse mês eu acabei indo parar lá. Isso aconteceu quando eu tava voltando das mini-férias que eu tive em Santa Catarina.

Infelizmente não tem voo direto entre Chapecó  e Curitiba, sendo assim, eu tive que me sujeitar a famosa “via sacra”, uma escala em Floripa e depois uma conexão em São Paulo, e para dai tentar chegar em Curitiba as 21:30 (quem acompanhou a via sacra via twitter, sabe que eu cheguei somente no dia seguinte as 15:00).

Nesse post vou escrever um pouquinho do que eu pude ver por lá e já adianto, não teve muitas mudanças nesses ultimos 3 anos, pelo menos nada muito significativo que tenha me chamado atenção.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena (IATA: CWB) é o único aeroporto que serve a cidade de Curitiba. A distância entre o aeroporto e o centro da cidade é relativamente curta, são apenas 18 km.

A estrutura do aeroporto pode até ser considerada grande, mesmo tendo apenas um terminal com três andares.

No térreo ficam o setor de desembarque e o local onde retiramos as malas. Já no saguão, pro lado direito ficam os balcões das empresas para alugar táxis, carros e solicitar um transfer privativo. Também pra esse lado ficam algumas lojinhas e vários caixas automáticos. No centro do saguão fica o balcão de informações do transporte público que liga o aeroporto direto ao centro da cidade (tema para um outro post). No lado esquerdo ficam as escadas rolantes que dão acesso ao primeiro andar. Ainda nesse andar, na parte externa do aeroporto fica o Guarda-Volumes também.

cwb

No primeiro andar ficam todos os balcões de check-in, são muitos, acho que uns 30 ou 40 mais ou menos. Nesse andar também ficam os balcões de todas as cias aéreas que operam no aeroporto e é onde eles vendem também as passagens. Bem no meio desse andar fica a área de embarque, então ao chegar no aeroporto, seja de táxi ou de ônibus, se já tiver o check-in feito é só correr por meio do saguão. E ainda nas laterais temos várias lojinhas, bancas de revista e lanchonetes. Nesse andar também fica o Protec Bag, onde podemos colocar aquele plástico de segurança nas malas, que é super indicado em caso de voos internacionais.

No segundo andar ficam algumas lojas, tem um salão de beleza, farmácia, é onde ficam as salas VIPs de várias agências de viagem também.

Todas as principais cias aéreas do país operam voo pra cá, como a Azul, GOL, TAM, Avianca, Passaredo, Trip, NHT e a Webjet. Já os voos internacionais acontecem para Buenos Aires, na Argentina e Assunción, no Paraguai e são operados pela TAM, GOL e Aerolíneas Aergentina.

Como curiosidade,  aeroporto recebe diariamente aproximadamente 150 voos regulares, independentes de estarem chegando ou saindo ou se são doméstinos ou internacionais. O aeroporto é um dos poucos o sul do Brasil que possui fingers, que são aqueles corredores que nos levam diretamente da sala de embarque a porta da aeronave.

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

2 responses to “Aeroporto de Curitiba”

  1. Juli S.W says :

    Bruna, estive visitando Curitiba pela primeira vez em maio do ano passado e esperava mais da estrutura do aeroporto, assim como todos os demais aeroportos do país. Esperava muito mais, Curitiba sempre é pioneira em tantas coisas e o aeroporto merecia ter uma melhor aparência

    • Bruna says :

      Juli,
      Também achei que tinham feito algumas melhorias, mas pelo jeito não. E é verdade, uma aparencia um pouquinho melhor não ia ser nada mal. Mas ainda o que mais me incomoda aqui no aeroporto nem é tanto isso, e sim o fato de não ter ainda os equipamentos que evitem cancelamentos de voos por causa de nevoeiros.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: