Heineken Experience, em Amsterdam

Além dos muitos e muitos museus legais, Amsterdam tem uma outra atração imperdível: o Heineken Experience!

O ‘museu’ está localizado no local da primeira fábrica da cerveja. O prédio foi construído em 1867, e a fábrica ficou em funcionamento nesse local até 1988, quando foi decidido que ela seria transferida para a área metropolitana de Amsterdam. A reforma e o processo de transformação do galpão em um museu levou aproximadamente 3 anos para ficar pronto.

Como sempre, eu comprei meu ticket pelo site oficial e ao chegar lá já pulei a fila enooorme que tinha ali no hall de entrada.

Logo na entrada tem um mapinha mostrando onde a cerveja é vendida. Praticamente no mundo todo!

A recepção não poderia ser melhor, entramos direto numa reprodução de um bar, onde atras do balcão fica um telão onde recebemos as boas vindas e algumas informações sobre a cerveja. O filme é bem rapidinho, acho que não dura 5 minutos.

 

A próxima parada é num local onde existem varias opções de paineis para escolher com o tema de cerveja e Heineken, é claro. Depois de escolher o painel que mais agradou, é só configurar a a máquina para bater foto em 10 segundos,  largar a camera num ‘banquinho’ que tem ali perto e correr pra trás do painel. Pode encarar a fila, pq todo mundo faz. E é uma boa recordação da visita!

A partir dai, vem uma série de  fotos contando um pouco da história de seu fundador, o empresário Gerard Adriaan Heineken. Ele fundou a empresa quando tinha apenas 22 anos e foi assim que a tradição cervejeira se iniciou na família Heineken.

Estão em exibição alguns exemplares das garrafas mais antigas…

Ainda podemos ver os vários rótulos que a Heineken teve ao longo desses anos todos..

Os prêmios e condecorações que a empresa já recebeu..

Como toda boa cervejaria-museu que se preze, tem a parte dedicada aos ingredientes utilizados na fabricação de uma cerveja, e neste caso, os principais são: água, cevada, lúpulo e fermento (levadura). Tudo isso está lá amostra e é devidamente explicado a função de cada um no processo.

Ai vem um pouco do maquinário utilizado na fabricação, que incluem enormes tanques onde acontece o processo de fermentação, além de alguns dos equipamentos mais antigos da cervejaria..

Até que chegamos numa das partes mais legais do museu! Onde nos literalmente passamos a ser cerveja por 5 minutos, desde sua criaçao até o engarrafamento. Isso pq, o negócio é totalmente baseado em sensações, passamos por todos os processo e fenomenos que acontecem com a cerveja, como enquanto acontece o processo de fermentação ou mesmo depois que a cerveja é engarrafada.

Olha, achei genial essa idéia! Ah, lógico, tudo isso é explicado e ilustrado através de um video, e enquanto vamos assistindo o filminho, a plataforma onde ficamos se mexe e balança, é de impressionar! Os movimentos da cerveja, o balanço das garrafas na esteira depois de pronto, podemos sentir!

Depois dessa experiência, já saimos direto num mini-bar montado onde recebemos explicações sobre os ingredientes e algumas curiosidades sobre o processo de produção, sobre a cor e aspecto da cerveja. O que achei mais curioso foi a explicação sobre a espuma que se forma depois de servirmos a cerveja. Enquanto isso, o pessoal vai servindo um copinho pra todo mundo que tá ali parado no balcão!

Ainda tem mais alguns itens em exibição..

Outra parte que achei legal, é que podemos gravar um filminho, tendo como fundo alguns temas tipicos da Holanda, ou ainda podemos bater uma foto, que será enviada por email pra alguém que escolhermos. As opções de fundos devem ser pré-selecionados.. eu escolhi o tema com o Pão de Açúcar (é claro!), que representava o Brasil!

E a seguir passamos por uma ala com vários painéis gigaaantes que mostram algumas propagandas da marca. Algumas são bem criativas!

E pra terminar, o bar. É ali onde recebemos os 3 copos de Heineken que estão incluidos no valor do ingresso e que fazem parte do processo de degustação da cerveja (e a gente pode até levar o copo pra casa de recordação)!

Ainda tive tempo de passar algum tempo na lojinha. São muitas opções, com bastante coisas legais. Tem tudo o que se pode imaginar levando o nome da marca!

Ahh, na hora de comprar o ticket, não precisamos especificar o dia em que vamos visitar, porém a visita deve ser feita a qualquer momento, desde que seja antes do dia 31 de dezembro.

A visita é um pouco longa, pelo menos eu fiquei por lá quase 3 horas (no total) entre visitar a cervejaria e ver e comprar alguns souvenirs!

O Heineken Experience está localizado na Stadhouderskade, 78. Fica bem próximo a Museumplein, uns 5 minutos caminhando!

Anúncios

Tags:, ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

7 responses to “Heineken Experience, em Amsterdam”

  1. Endrigo says :

    Ótimo este post sobre a heineken,parabéns!!!!

    • Bruna says :

      Oi Endrigo,
      Obrigadaaa :)
      Essa foi uma das melhores cervejarias que visitei até hoje! O pessoal foi suuuuper criativo, mandaram muito bem mesmo!

  2. Dani says :

    Amo cerveja. Adoro Heineken. Tenho certeza que vou amar esse lugar. A loja de souvernires vale a pena ou encontramos coisas mais legais em outros lugares?

    • Bruna says :

      Dani,
      Dificil um brasileiro que não goste de uma cervejinha, né?! heeheheh
      Olha, eu achei a lojinha de souvenirs da Heineken beeem legal. Tem bastante opção de tudo o que vc imaginar. LEmbro que adorei umas plaquinhas que pareciam uns quadros, mas não tinha como eu trazer, pq eu estava voando de cia de baixo-custo e eles não permitem duas malas/sacolas por pessoa. Então não pude trazer. A lojinha é bem grande, tem 3 andares.
      Em Amsterdam e no próprio aeroporto de Schiphol (não sei se vc vai passar por lá) existem muitas outras lojinhas vendendo souvenirs, claro. Mas que eu lembre, grande variedade de coisas da Heineken, só la na Heineken mesmo.

  3. And says :

    Quais são os melhores presentes da loja da Heineken? Existem camisas, mochilas ou bolsas de viagem?

    • Bruna says :

      Olá And!

      Olha, na minha opinião eram uns quadrinhos temáticos bem bonitinhos, mas claro que isso varia de pessoa pra pessoa. Existem varios tipos de camisetas, já mochilas e bolsas de viagem eu não lembro de ter visto, mas pode ser que tenha! Será que no site não tem os produtos que estão a venda lá?!?!

Trackbacks / Pingbacks

  1. Amsterdam Marriott Hotel | Contando as horas - 18/08/2013

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: