Fettes College, em Edimburgo

Quando eu voltei pra Edimburgo no inicio do ano passado, devido ao novo tipo de visto que eu tinha escolhido, eu tive que me registrar na Polícia.

E qual não foi minha surpresa ao dobrar a esquina e ver la no fundo uma construção que mais parecia um castelo de um filme do Harry Potter?

Eu não sabia o que era aquela construção, então depois de preencher as papeladas na Policia e pagar a taxa de registro, eu fui correndo pra lá ver do que se tratava aquele lugar!

O portão tava fechado com correntes e um cadeado enorme, mas pela placa ali ao lado do portão eu consegui descobri que aquela construção era o Fettes College.

Eu dei uma voltinha pela área e como não encontrei uma alma viva pra pedir informações se era possivel visitar, por onde entrava, onde comprava o ticket ou o que eu tinha que fazer pra conseguir entrar ali, achei que era melhor eu pesquisar na internet e voltar outro dia. E foi isso que fiz!

Como o proprio nome ja indica, Fettes College é um colégio particular (ou independente, como os escoceses chamam) que foi fundado em 1870 e recebeu esse nome em homenagem a Sir William Fettes.

O pai de William tinha em mente perpetuar a memoria de seu unico filho, e assim, resolveu juntar boa parte de sua fortuna e construir um colégio para criancas orfãs e pobres.

A construção é obra do arquiteto escoces David Bryce e ao todo a obra demorou mais de 6 anos pra ficar pronta. David Bryce é famoso pelas suas obras em Edimburgo, a mais conhecida é o prédio que abriga a sede principal do Banco da Escócia, que fica no alto do The Mound.

Com seu estilo baronial escoces, o lugar mais parece um castelo de conto de fadas ou de um filme do Harry Potter do que um colégio propriamente dito.

O colégio teve alguns alunos ilustres, como por exemplo, a atriz britanica Tilda Swinton, o medico escoces Ian Donald (criador do ultrassom), o engenheiro elétrico escoces Alan Archibald Campbell-Swinton (um dos criadores do televisor) e o ex primeiro ministro britanico, o escoces Tony Blair.

Diferentemente do que estamos acostumados aqui no Brasil, na Escocia o esquema é um pouco diferente. Mais de 2/3 dos alunos, além de estudarem ali tambem moram no campus, ja o restante apenas estuda, ou seja, se deslocam diariamente para ter aulas no colégio.

Outro detalhe dentro da tradição do Fettes College é que até 1970 somente homens eram admitidos, porém, a partir do ano seguinte mulheres foram aceitas pela primeira vez.

A escola tem tanto prestigio e é tao tradicional, que ganhou o apelido de ‘Eton do Norte’, em referencia ao Eton College, uma das escolas mais tradicionais da Inglaterra. E como tudo que é super tradicional custa os olhos da cara naquela ilha, o Fettes College é um dos colégios mais caros de Edimburgo. Em média, um ano de estudos ali pode passar tranquilamente de 30 mil libras!!!

Uma coisa curiosa, é que apesar do Fettes College ser um colégio escoces, ele segue as leis do sistema educacional da Inglaterra.

Alem do prédio principal, o colégio ainda é formado por uma capela, duas bibliotecas, um centro médico, um centro de esportes e 8 prédios residenciais.

O prédio principal pode ser visitado, pelo menos o hall de entrada, onde tem algumas pinturas e uma escultura do seu fundador e também podemos andar por toda a area externa do colégio.

Alem de ser um lugar super bonito e tranquilo, dali temos uma boa visão de todo o Centro Antigo de Edimburgo, com o topo do Artur’s Seat e o Castelo de Edimburgo dominando a paisagem. Vale a visita, com certeza!

O Fettes College esta localizado na 2, Carrington Road, mas a entrada é feita pela East Fettes Avenue. Fica muito próximo ao Inverleith Park e o Royal Botanic Gardens.

Anúncios

Tags:

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

5 responses to “Fettes College, em Edimburgo”

  1. Helo says :

    OI Bruna! vou finalmente pra Edimburgo em novembro com os meus pais (da outra vez q eles vieram estava tudo arranjado pra gente ir mas ficamos presos na França por causa da neve… longa história), e tô devorando teus posts! Bjao Helo

    • Bruna says :

      Oi Helo!!
      Que legal!!! Agora vou te dizer que fiquei com uma invejinha heeheheheh
      Eu sou suspeita pra falar qualquer coisa sobre Edimburgo, pq eu adorei morar la.. mas tenho certeza que vc vai gostar tambem!
      Espero que os posts te ajudem!
      =)

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: