Estocolmo – Parte 2

Todos aqueles que dizem que as capitais dos países escandinavos não tem muitas coisas pra fazer, eu digo, um final de semana mal deu pra nós visitarmos tudo o que haviamos planejado pra nossa viagem a Estocolmo.

Nosso segundo dia começou cedíssimo, pra que a gente pudesse dar conta de visitar tudo o que estava no roteiro.

A primeira parada foi na Riddarholmskyrkan, a Igreja de Riddarholmen que é considerada a mais antiga de Estocolmo. Seu estilo medieval segue o mesmo estilo de muitas igrejas que vimos na Dinamarca e na Noruega, e seu pináculo pode ser visto de muitas partes da cidade. É lá também onde estão sepultados praticamente todos reis e rainhas da Suécia, como por exemplo, todos os reis entre Gustav Adolf II e Gustav V estão lá.

A uma curta caminhada dali, em uma outra ilha, ficam o Kungliga Slottet , o Sveriges Riksdag e a Storkyrkan. Eu sei, esses nomes estranhos não fazem muito sentido, mas já vou explicar um a um…

O Kungliga Slottet é o Palácio Real de Estocolmo, é a residência oficial da realeza da Suécia. Não sei pq, mas sempre fico impressionada com o fato de não ter grades ou cercas separando o povo da entrada dos Palácios.

Isso é bem comum nos países escandinavos onde existem ainda a monarquia, como Noruega e Dinamarca (a Finlândia é o único dos países nórdicos que não tem monarquia).

Domingão, os horários pra visita são reduzidos, o Palácio só estaria aberto a partir do meio dia (até as 15:00), então apenas garantimos os nossos ingressos, e antes da visita, fomos assistir a troca da guarda que já estava pra começar.

A troca da guarda na temporada considerada de inverno (outubro a março) acontece somente as quartas, sábados e domingos, pontualmente as 13:00.

Diferentemente dos meses de verão, que tem um “desfile” começando na praça Sergels Torg, seguindo por algumas ruas da cidade até chegar em uma das entradas do Palácio Real, em outubro (que foi quando estivemos lá), a troca da guarda é mais simples e também é beeeem rapidinha. A duração não passa de uns 15 minutos pelos meus calculos.

Aproveitando a bondade dos guardinhas, pedimos se dava pra bater uma foto. E olhe só, pra nossa surpresa era uma guardinha..

Logo após a troca da guarda, parecia que todas as pessoas de Estocolmo tiveram a mesma idéia que nós e foram para a entrada do Palácio Real, então pra fugir da fila e aproveitar melhor o tempo, acabamos indo rapidinho até a Storkyrkan.

A Storkyrkan é a Catedral de Estocolmo, seu nome oficial Sankt Nikolai Kyrka presta uma homenagem a São Nicolau. O estilo do seu exterior é bem diferente de que estamos acostumados a ver nos países escandinavos, inclusive as cores. Um dos seus destaques é a imagem de madeira de São Jorge e o dragão, obra que data do século 15. Ahh, e também foi nessa igreja onde a Princesa Victoria se casou com o seu personal trainer, Daniel Westling, que atualmente é chamado de Duque de Västergötland.

Agora sim, com a fila um pouco menor, fomos conhecer o Palácio Real de Estocolmo. Além de visitar os Apartamentos Reais, a Coleção de Tesouros Reais, podemos visitar também o Museu Três Coroas.

Além de ser a residencia oficial, também é ali onde fica o escritório onde o Rei Carlos XVI Gustavo trabalha, cumprindo suas funções reais e recepcionando convidados em eventos oficiais.

Foto retirada do site Sverige Kungahus

O Palácio não parece ser tão grande quando olhamos por fora, mas os número impressionam, como por exemplo, são mais de 600 comodos que estão divididos em sete andares.

Foto retirada do site Sverige Kungahus

Há muitos séculos atrás, no atual lugar do Palácio Real, ficavam um castelo medieval chamado de Tre Kronor ou Três Coroas. Em uma noite em 1697, o castelo foi completamente destruido pelo fogo.

Foi a unica foto que consegui tirar, antes de levar uma advertencia do guardinha

Algumas partes da base e muralhas desse Castelo e nós pudemos ver tudo isso de pertinho no Museu Tre Kronor. Além disso, lá também podemos ver um pouco de como era a vida no Castelo naquela época e alguns objetos que foram encontrado em escavações.

Foto retirada do site Sverige Kungahus

Próximo ao Museu fica a ala onde estão em exibição os Tesouros Reais pertencentes a familia real sueca, como por exemplo uma espada que pertenceu ao Rei Gustav Vasa, a coroa, manta e o cetro que pertenceu de Erik XIV, a coroa da Rainha Lovisa Ulrika, além de muitas outras coroas que pertenceram a muitos Reis e Rainhas. Também vimos a pia de batismo feita toda em prata que é utilizada para batizar os herdeiros ao trono desde 1696.

Foto retirada do site Sverige Kungahus

Foto retirada do site Sverige Kungahus

E por ultimo fomos visitar os Apartamentos Reais que são as alas abertas a visita pública e onde o Rei Carlos e a Rainha Silvia recebem seus convidados em eventos, cerimonias, banquetes e festas oficiais.

Foto retirada do site Sverige Kungahus

Infelizmente não é permitido bater foto em nenhum desses lugares que visitamos, mas pra quem viu as fotos dos apartamentos reias do Palácio de Buckingham que eu já escrevi e coloquei aqui, já dá pra imaginar que a decoração e a opulência das salas são de impressionar.

Em nossa ultima voltinha pela cidade antes de ir pro aeroporto, acabamos passando em frente ao Parlamento Sueco

E ai, ainda continua achando que os países nórdicos não tem nada de interessante pra conhecer? Acho que não né.. =)

Anúncios

Tags:

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

3 responses to “Estocolmo – Parte 2”

Trackbacks / Pingbacks

  1. Sheraton Stockholm Hotel | Contando as horas - 18/08/2013

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: