EXPO – Feira de Intercâmbio, em Curitiba

Terça-feira aconteceu aqui em Curitiba a EXPO Estude no Exterior, uma das maiores feiras relacionadas a intercâmbio que acontecem em várias cidades do Brasil todos os anos, sempre no mês de março.

Essa foi a segunda vez que estive na Feira (a primeira foi em 2008), e acho uma boa oportunidade para conhecer as várias opções de cursos em universidades, opções de high school, agências de intercâmbio, escolas de idioma, como retirar um visto de estudos e trabalhos remunerados ou apenas estágios.

Esse ano estavam presentes mais de 30 expositores, vindos de várias partes do mundo, como Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Austrália e Suíça.

O grande destaque deste ano foi a Austrália. Para onde quer que se olhasse tinha uma expositor divulgando cursos e opções de estágios e trabalho naquele país. Até o Governo da Austrália estava presente, mostrando e divulgando as novas propostas no setor de educação para atrair os brasileiros ao país.

Uma das coisas que acho mais interessante ao participar dessas Feiras é a oportunidade de conhecer funcionários e diretores das universidades ou das escolas de idiomas de diversos países, e além de tirar duvidas relacionadas ao curso de interesse, deu pra aproveitar e treinar um pouquinho o inglês (como no meu caso).

Alguns desses expositores realizam palestras mostrando através de videos ou slides-show como é o funcionamento da escola, as informações importantes, além das instituicçõs mostrarem indices/dados que comprovam que realmente são instituições sérias e de confiança.

Das palestras programadas para Curitiba, eu acabei assistindo apenas duas, que foram:

– Austrália: seu futuro sem limites. Achei bem legal o novo programa que o Governo Australiano criou focando os estudantes brasileiros. Além da palestrante contar um pouco como é o sistema de educação no país, ela tbm contou como é a vida nas diferentes regiões do país. O governo Australiano vem trabalhando pra facilitar bastante a vida dos estudantes brasileiros que pretendem estudar lá.

O primeiro passo foi que o visto pode ser feito totalmente online, não é mais preciso até a Embaixada/Consulado, mas isso se o visto for para um periodo inferior a 3 meses, senão as mesmas regras permanecem. Na Austrália toda são apenas 39 universidades, e 10 dessas frequentam a anos a lista das 100 melhores universidades do mundo!!

Segundo a palestrante, a regiao que mais tem brasileiros fica onde esta localizada Sydney. Um fato que achei bem interessante, e que aqui no Brasil poderia ser da mesma forma, é que ao se inscrever em um curso profisionalizante, os creéitos cursados podem ser eleminados uma vez que o estudante tenha interesse em  cursar a Univesidade depois, ou vice-versa.

Um outro ponto colocado como atrativo é que o calendario escolar é semelhante ao do Brasil, comecando as aulas em fevereiro e agosto.

– University of Alabama at Birmingham and YOU. O palestrante e diretor da parte de divulgação dessa universidade era americano, e veio ao Brasil pois esse ano o foco dessa Universidade é totalmente em cima dos estudantes brasileiros. Eles tem cursos em diversas áreas e tbm uma boa politica de incentivo para que brasileiros vão estudar e tambem participem dos programas de pesquisas realizadas por essa Universidade.

Um outro grande destaque dessa feira, e que a cada ano vem melhorando muito, é que a inscrição pode ser feita online, e quando fizemos pelo site, já recebemos nossa credencial com um código de barras. Chegando no evento, justamente esse código de barras que facilita o nosso acesso a feira e tambem através dele que os expositores ficam com o nosso contato em caso de necessidade de envio de material ou informação extra. Achei super legal!

A Feira aconteceu no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba, na avenida Sete de Setembro, 4211, Batel. Teve inicio as 16h e foi ate às 21h. Eu sei, é pouquissimo tempo, mas ja ajuda a ter uma boa ideia do que esperar e o que devemos fazer quando estamos interessados em ter uma experiencia de estudos em outro pais.

Ahhh, esse ano a EXPO tem novidade. Para quem não mora ou não tem como chegar a uma das cidades onde acontece(u) as feiras, no dia 31 de março, vai acontecer a EXPO Estude no Exterior Virtual, onde as duvidas serão esclarecidas pela internet!

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

10 responses to “EXPO – Feira de Intercâmbio, em Curitiba”

  1. Fabrizia says :

    olá, eu apareço numa das fotos aqui no seu blog huiahuihaiuihaui show!!!!!!!!!!!
    tô super interessada em ir p/ Inglaterra e achei essa parte da feira fraca d informações. qual seria a media d gastos na Escócia? Em Londres meu plano inicial tô vendo q ñ vai rolar. é realmente mt fácil viajar pelo país? Tnks a lot!

  2. Bruna says :

    Oi Fabrizia!!!
    Ah é??? heheeheh Vc gostou da feira?
    Com relação ao Reino Unido, realmente tava um pouco fraca mesmo. A média de gastos vai depender muito do q vc pretende, se for estudar inglês/univesidade, se for morar em casa de familia/residencia estudantil, se vai almoçar em casa/restaurantes, se vai viajar somente pelo UK ou Europa.. tudo isso influencia e muito, sem contar nos gastos pra fazer o visto de estudo.
    É muuuuuuuuitíssimo fácil viajar pelo Reino Unido, seja de trem, onibus, barco, avião, do que for, é muito fácil mesmo. Tem muita informação, os sites são bem explicativos, vc praticamente faz tudo de forma independente e sem ficar com duvida de nada.
    Vamos conversando, se vc me responder as questoes acima fica um pouco mais facil eu ter uma idéia.

  3. Fabrizia says :

    olá! o q tenho em ment é passar 1ano em algum pais p/ aprender inglês. queria mt Londres e acho q ñ vai rolar mt + caro. Escócia me pareceu 1 boa opção. eu quero ficar em um hostel, meu pai e minha mãe querem casa de familia (pra poder controlar melhor). se hospedar em um hostel sai mt caro? li o link q vc fala d c/ ver 1 escola e se as opções ñ são mts c/ vc disse, gostei da q vc sugeriu. to ainda fazendo orçamentos. tem como me dar uma media de gastos? acho q vou comer em casa mesmo pq quero viajar e sair mt enqto tiver lá. tnks

  4. Bruna says :

    Olá Fabrizia!!
    É possivel se hospedar em hostel, alguns trabalham com planos mensais. Varios colegas moravam em hostels.
    Se vc for viajar pelo norte do UK/Escócia de trem como day trip, umas 30,00 libras/dia se for destinos relativamente perto e comprando com alguma antecedencia, cidades super perto, 15,00 libras e se for um pouco mais “longe” como York, por ex, a passagem fica em umas 50,00 libras. Pra ir pro sul do UK, Londres e arredores, dai sai um pouco mais caro e tbmnao tem como ir e voltar no mesmo dia. Pelo menos tem q ficar o fim de semana.
    No geral, vc vai gastar por vOlta de 1000 libras ou mais dependendo das suas viagens e saidinhas em pubs e tal.. :)

    • Fabrizia says :

      olá! chegaram hj os orçamentos, infelizmente ñ vou p/ Reino Unido, minha mãe me deu opções só p/ Canadá e Nova Zelândia. ñ queria ir p/ nenhum dos 2, mas tô bem afim d fazer intercâmbio. ñ sei qual escolher. Londres e Escócia sem chance d rolar, minha mãe descartou as 2. tô vendo se rola USA, acho mt dificil tb. tks, anyway.

      • Bruna says :

        Oi Fabrizia,

        Os Estados Unidos deve ser legal e o Canada tbm. A Nova Zelandia acho q é interessante pra quem goste de aventuras e tal. Mas nao perde a oportunidade, vai sim, nem que seja pros EUA.

        :)

  5. Adriele says :

    Eu tenho um grande sonho de estudar fora do brasil mas não sei como faço para me cadastrar em uma dessas empresas de intercambio eu queria saber uma agencia confiavel

    TUDO DE BOM

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: