Chegando na Lapônia

O voo partindo de Helsinki estava no horário, enquanto estava me deslocando pro portão de embarque fiquei imaginando como aquele voo ia ser barulhento e cheio de crianças chorando.

E pra minha surpresa, obviamente tinham algumas crianças, eram tão poucas, que acredite ou não, dava pra contar em apenas uma mão. Isso fez com que eu me sentisse um pouco melhor heeheheh Na verdade, eu tava morrendo de vontade de ir, mas ao mesmo tempo, tava morrendo de vergonha de ir nessa idade, digamos que já estou um pouco grandinha para esse tipo de passeio!!! =)

A espera por esse dia foi graaande, quase 2 anos, e finalmente coloquei meus pés na Lapônia!!!! E a minha primeira impressão? Melhor impossível, mesmo com todo aquele frio, vento e neve!!!

Saindo do avião, a primeira coisa que vi foi uma placa onde estava escrito: “The official airport of Santa Claus”, e as expectativas só aumentaram!

Como meu voo chegou um pouco tarde, por volta das 21:00 horas, nem tive tempo de fazer nada, fui direto pro hotel!

Na prática, é necessário levar em consideração algumas coisas antes de fazer uma viagem à Lapônia:

– No inverno, os dias são curtíssimos, amanhece por volta das 10:30 e já começa a escurecer as 14:30;

– Botas de neve, nem pense em ir pra Lapônia sem elas!! Pra mim, mesmo com as minhas galochas da Hunter, ainda tinha que me cuidar ao andar na neve, muita quantidade, e assim fica dificil saber se ao caminhar eu ia pisar levemente ou ia afundar, com a neve chegando a bater nos meus joelhos. Mas o ponto alto de tudo isso, foi ver algumas pessoas andando de bicicleta, normalmente, na maior facilidade, como se nem existisse neve no chão! Nem preciso dizer como fiquei me sentido ao ver essa cena! hehehehe

Rovaniemi

– A Lapônia é um destino um pouco mais caro que a média, isso pq além de tudo o que envolve o Natal e a presença do Papai Noel, ao redor de Rovaniemi existem várias estações de esqui;

– Para chegar até a cidade de Rovaniemi, capital da região da Lapônia, não existe voo direto de nenhum lugar da Europa, então, é obrigatório uma parada em Helsinki;

– A única empresa que opera voo para lá é a Finnair, saindo de Helsinki (também há opção pela Norwegian, com escala em Oslo ou Helsinki, e ainda pela AirBaltic, com escala em Riga);

– o número de hotéis e albergues é bem limitado, com poucas opções, então o ideal é organizar a viagem com um pouco mais de antecedência do que o normal.

Depois de saber de tudo isso… ainda tem mais!

O Aeroporto de Rovaniemi (IATA: RVN) é considerado o quarto aeroporto mais movimentado do país em número de passageiros que por lá passam todos os anos. O aeroporto fica bem perto do centro da cidade, a uma distância de apenas 10 km, no norte da cidade, ou seja, a gente já chega atravessando a linha do Circulo Polar Ártico!

Para ir do aeroporto até o centro da cidade, existe duas opções: táxi e o Airport Bus. Eu acabei optando pelo ônibus, que na verdade é uma van, e essa é uma linha especial que nos leva diretamente até a porta do nosso hotel, em apenas 15 minutos!! O ônibus parte 20 minutos após a chegada de cada voo. O valor do ticket é de 7,00 euros cada trajeto.

Caso o hotel ou hostel não esteja na lista que aparece nessa placa, é só falar com o motorista que ele também pode dar uma ajudinha, se não der pra deixar na porta, ao menos ele pode deixar bem perto! (a cidade é super pequena, a primeira impressão parece que os hotéis são super longes um dos outros, mas na verdade, é um do ladinho do outro praticamente)!

Já a volta, partindo do centro da cidade até o aeroporto, é um pouco mais chatinha. O ônibus não é tão frequente, saindo 1 hora antes de cada voo. Lembro que quando usei, eu nem tinha feito o check-in ainda, então eu tava super apreensiva e quase a beira do desespero pra chegar um pouco antes.

No site dizia que era só agendar através da internet o dia e horário que o ônibus passaria no hotel pra nos buscar, fiz isso, mas na prática acabei descobrindo na recepção do hotel, que o esquema é um pouco diferente.

A primeira imagem ao sair do aeroporto!

Uma dica que deixo, é se for usar esse serviço, cuidar no site do aeroporto qual é o voo anterior, e pegar esse onibus! Melhor ser prevenido e ficar esperando no aeroporto, do que acontecer alguma coisa e ainda perder o voo! O aeroporto é minusculo, mas ao menos oferece internet wi-fi gratuita, sem limite de tempo. Alias, é assim em todos os outros aeroportos do país, internet free! Uma maravilha!

Obs.: A rota feita pelo Airport bus entre a cidade e o aeroporto é a seguinte: Bus station – Hotel Scandic – City-Hotel – Hotel Cumulus – Hotel Santa Claus – Hotelli Vaakuna – Hotel Pohjanhovi – Airport.

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

5 responses to “Chegando na Lapônia”

  1. Aline says :

    Adorei saber um pouco da Lapônia, gostaria muito de um dia ir até lá. Quantos dias seriam ideal? É muito, muito, muito frio? Média de quantos graus?

  2. Bruna says :

    Oi Aline!!!

    Olha, é muito relativo, pq além da Vila do Papai Noel, existem muitos tours que podem ser feitos pela região. Existe algumas estações de ski também próximas a Rovaniemi. Então, tudo depende do q é interessante pra ti!

    Esse ano não tava tããããão frio, media de -2 a -7.. nada absurdo como costuma fazer normamente no inverno, podendo chegar/ultrapassar os -30 graus!

    • Milena says :

      Oi Bruna,

      Estou querendo ir à Lapônia, “caçar” a aurora boreal em Setembro de 2013. Lá é bonito nesta época? Onde seria o melhor lugar/cidade/vila para me hospedar considerando o meu objetivo? As atrações relativas ao papai noel também existem nesta época?
      Obrigada

      Milena

      • Bruna says :

        Oi Milena,

        Eu acredito que a aurora boreal não seja possivel ser vista em setembro ainda. O mais recomendado é a partir de dezembro. Esse ano está meio atipico pq, digamos que é o “ano da aurora boreal”, ela está mais intensa do que em outros anos.

        Eu me hospedei em Rovaniemi, que é a capital da Lapönia, onde fica fácil se locomover e ir pra qualquer lugar na região. Você pode se hospedar ali mesmo e fazer algum tour especifico pra ver a aurora boreal. Normalmente, pelo que me falaram, não é possivel ver na cidade (luz da cidade atrapalha a visualizaçao). Entao essas empresas levam os turistas em acampamentos especificos, longe do centro da cidade e de lá é possivel ver a aurora quando o céu estiver limpo.

        As atrações do Papai Noel, na Vila do Papai Noel, abrem independentemente de ser inverno ou verão. Só que nessa época (setembro) não vai ter neve ainda e não será possivel fazer os safaris (andar de rena), por exemplo.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Hotel Santa Claus, em Rovaniemi | Contando as horas - 18/08/2013

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: