Scottish National Portrait Gallery

Como o dia amanheceu chuvoso, aproveitei pra ir visitar a Scottish National Portrait Gallery. O museu estava fechado para reforma desde 2009, e finalmente foi reaberto dia 01 de dezembro, pelo Primeiro Ministro Escoces Alex Salmond!!

Scottish National Portrait Gallery

O projeto de reforma e restauração custou aproximadamente 17,6 milhões de libras, e foi a primeira reforma feita desde que o museu abriu suas portas a aproximadamente 120 ano atrás!!

A Galeria abriu suas portas pela primeira vez em 1889 e o edificio, que até então pertencia ao dono do jornal Scotsman, John Ritchie Findlay, foi doado pra a cidade de Edimburgo.

Scottish National Portrait Gallery

A coleção é formada, além das fotografias, por estátuas, quadros, objetos e a novidade: vários videos ilustrativos que mostram desde a história do país até algumas coisas relacionadas a outras culturas e países que acabaram “fazendo” parte da Escócia nas ultimas décadas.

A entrada principal

O museu é relativamente pequeno (se comparar com o de Londres, por exemplo), com 3 andares, então em duas horas dá pra visitar tudo tranquilamente.

O Hall de entrada

No hall de entrada no terreo, ficam várias estátuas de personalidades escocesas de destaque, sendo que a principal é a estátua de Robert Burns (aqueeeeela que pertencia ao Burns Monument, que fica perto do Calton Hill).. ah, e a árvore de Natal, é claro!!

A estátua de Robert Burns

As paredes do Hall de entrada são todas pintadas em tons de dourado com vaaaarias personalidades escocesas e tem os nomes escritos logo acima, achei bem bonitinho (isso sem contar nos 4 “lustres” em tom vermelho e ferro envelhecido, que ficou super legal)!!

Também no térreo, tem um video chamado Missing, feito por Graham Fagen, que pelo que entendi é uma espécie de “resumo” de uma obra que ele escreveu e q fez  bastante sucesso. Tem também uma galeria com fotos de vários escoceses famosos da atualidade, como Sean Connery, Susan Boyle, Gerard Butler, entre outros.

No corredor..

Já no primeiro andar, achei beeem legal a foto (Aerial view of Edinburgh) tirada por Alfred Buckham, durante a Primeira Guerra Mundial, que mostra como era Edimburgo naquela época!!

Achei bem bonitinho e criativo um video, chamado de Singing Street, que mostra varias meninas pulando corda e “passeando” e mostrando como era a cidade na década de 50.

Tem uma seção que mostra 5 fotos panorâmicas, uma de Jökulsárlon (êÊÊêÊ, eu já fui lá!!), uma de Aman, Edimburgo, Seoul e da Isle of Skye (uma ilha escocesa) na série chamada “Horizons”, mostrando todos esses lugares de um “mesmo angulo”.. ficou bem interessante!

Para se localizar..

Ainda no Primeiro andar, tem uma parte Pioneers of Science que mostra tooodas as descobertas, invenções e criações feitas por Escoceses, como quando a Dolly foi criada no Roslin Institute, aqui na Escócia, o inventor da Penicilina, Alexander Fleming, o inventor do telefone, Alexander Graham Bell, Dr Macintyre que inventou o filme de Raio-X, William Ramsay, que descobriu (e acabou recebendo o Prêmio Nobel) os Gases Nobres. Além de John Baird, que inventou a televisão.

(Boa parte das “maravilhas que fazem parte do mundo moderno” foram inventadas pelos Escoceses… E eles tem muito orgulho disso!!)

Tem uma parte, que achei até bem interessante, que mostra um pouco da influencia que outros países e cultura podem exercer num país, como por exemplo, nessa seção, chamada de Migration Stories, que mostra fotos de costumes e roupas de pessoas que vieram do Paquistão e hoje, fazem parte da história da Escócia!

Primeiro andar..

Já o segundo e ultimo andar é dedicado a pinturas e esculturas de Reis, Rainhas e Nobres que fizeram parte da Sociedade Escocesa e Britanica ao longo da história.

Os grandes destaques, na minha modesta opinião, são os 2 quadros de Mary, Queen of Scots (sendo que eles foram pintados apos sua morte); tem também a parte dedicada ao pintor escoces George Jamesone que é considerado o primeiro pintor escoces de retratos.. tem dois, em destaque, onde ele tenta mostrar como eram as faces de William Wallace e Robert, The Bruce; Ahhh e tem também uma ala bem interessante sobre retratos de homens usando os seus Kilts (e Tartans), na Tartan Portrait, eu achei beeem legal e curiosa!!!

Os horários de abertura..

O museu fica na 1, Queen Street (perto da St Andrew Square e da Bus Station). Abre todos os dias, das 10:00 as 17:00, e as quintas-feiras abre até as 19:00. A entrada é gratuita!

No site da BBC Scotland tem um video que mostra um pouco da Galeria, já que não é possível tirar fotos (mas eu consegui tirar algumas, e não foi fácil)!

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: