Andando de ônibus na Croácia e atravessando a fronteira entre a Croácia e a Bósnia!

Uma das melhores formas de conhecer o litoral Croata é alugar um carro.. porém, não foi isso o que eu fiz! A única opção que me restou foi andar de ônibus!!

Achar informações em inglês não foi muito fácil, a grande maioria dos sites tem a versão em inglês mas digamos que na prática não é bem assim, pois grande parte das informações não são traduzidas.

Então, depois de revirar a internet, finalmente eu achei um site com alguma informação que fosse relevante, lógico que não era possível comprar as passagens online, mas pelo menos dava pra ver quais empresas existiam e os trajeto, os horários e o tempo de duração de cada viagem.

Zadar - Split

As opções de ônibus são classificadas basicamente:

– quanto mais demorada a viagem, mais paradas vão ter e maior vai ser a possibilidade de conhecer bem o litoral e ver as paisagens;

– quanto mais rápida for a viagem, logicamente serão menos paradas, talvez até o ônibus seja direto, com apenas uma parada no caminho, porém a estrada é interna e não será possível ver o mar.

Nos dois trajetos que eu tive que utilizar os ônibus de linha, eu escolhi o trajeto mais longo (que nem é tããão longo assim, em torno de 1 hora ou 1 hora e 30 minutos a mais, no caso de Dubrovnik e no caso de Zadar ficou em 1 hora a mais), que foram:

– Split – Zadar – Split;

– Split – Dubrovnik.

De Split para Zadar eu escolhi a empresa Atlas, os ônibus são bem novinhos, pelo menos os dois que eu peguei (tanto na ida como na volta) eram!!

O deslocamento de Split para Dubrovnik eu fiz com a empresa Promet Makarska, mas essa empresa eu acabei escolhendo só pq o horário seria mais conveninte pra mim.. mas acabou sendo a que mais gostei. O ônibus que eu peguei além de não estar lotado, era novíssimo!!!

Split - Dubrovnik

Algumas considerações importantes a fazer:

– as passagens só podem ser compradas no guichê na rodoviária de cada cidade;

– em nenhuma das rodoviárias aceitaram euros e/ou cartão de crédito. Só aceitam a moeda croata mesmo, que é chamada de Kuna;

– a rodoviária de Split fica aberta até as 22:00 horas;

– a rodoviária de Dubrovnik fica beeeeem longe do Centro Antigo e das Muralhas;

– a empresa de ônibus Atlas também aceita que o embarque seja feito sem a passagem, pois eles vendem ela dentro do ônibus, mas só aceitam kuna como pagamento;

– já a empresa de ônibus Promet Makarska eu não vi ninguém comprando passagem dentro do ônibus, então acredito que não seja possível.

Empresa Promet Makarska, que faz o trajeto entre Split e Dubrovnik

Para ir de Split até Dubrovnik são duas as opções: de avião ou ônibus. Cheguei a pesquisar os preços da passagem aérea, mas acabei descartando, pois o voo não seria direto, eu teria que sair de Split e ir até a capital Zagreb e lá pegar outro voo para chegar a Dubrovnik, então acabei escolhendo ir de ônibus mesmo. O tempo que eu iria “perder” entre chegar mais cedo no aeroporto + o tempo de espera pelo outro voo + trocar de avião e tudo mais, daria praticamente a mesma quantidade de horas! Então eu encarei um ônibus estilo “pinga-pinga” com umas 4 horas e 30 minutos de duração mais ou menos.. e olha, as paisagens pelo caminho são tããão, mas tããão bonitas.. que nem vi o tempo passar!!

Só que para encarar o ônibus, tinha um “problema”, atravessar a fronteira com a Bósnia. Lá fui eu pesquisar se brasileiros precisavam de visto, como era, o que acontecia, qual era o procedimento, será que eu teria que preencher alguma coisa, será que eles iriam carimbar meu passaporte….

E assim, essa foi parte mais esperada da viagem.. fiquei me perguntando: Como seria atravessar a fronteira entre a Croácia e a Bósnia?!?! Confesso que eu tava com um pouco de medo, e não me pergunte o pq!! Talvez pq a “palavra” Bósnia me faça lembrar guerra!

O pequeno litoral da Bósnia, com apenas 25 km de extensão

Eu já tinha visto na internet que o litoral da Bósnia tem 25 km e que a a distância total entre a cidade de Neum, que é a única cidade litoranea da Bósnia e Dubrovnik era de aproximadamente 60 km, mais ou menos 1 hora. Então quando estava quase chegando perto das 3 horas de trajeto pelo litoral croata eu já comecei a suar frio heheheeheheh parece exagero né, mas eu tava sozinha e era minha primeira vez viajando nesses países, mas foi bem mais tranquilo do que eu imaginava, e eu sobrevivi!!

Vista do mirante, na cidade de Neum

Quando chegamos na fronteira Croácia – Bosnia Herzegovina o motorista do ônibus avisou que era pra ficar com o passaporte em mãos que um Oficial de imigração da Bósnia iria entrar no ônibus e conferir nossos passaportes.

E lá veio o Oficial, de uniforme marrom, com uma cara de “poucos amigos” e foi passando um por um, ele apenas olhou a foto e pronto. Nem foi preciso descer do ônibus e nem tive o passaporte carimbado.

Assim seguimos viagem, e mesmo sendo ônibus de linha, teve uma parada de 10 minutos numa espécie de mirante com um bar/restaurante e lojinha de souvenirs.

Na fronteira entre a Bósnia – Croácia, novamente o motorista avisou que o Oficial de imigração, só que dessa vez, da Croácia e de uniforme azul, iria entrar no ônibus pra conferir os passaportes. Essa parada foi um pouco mais demorada, o Oficial olhou um por um dos passaportes com muuuuita calma. Mas tudo certo.. a viagem continuou!

Cheguei em Dubrovnik já era mais de 16:00 horas… e da rodoviária até o Centro Histórico o trajeto é loooooongo, uns 30 minutos caminhando, mais ou menos!!

Tags:, , , , , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

13 responses to “Andando de ônibus na Croácia e atravessando a fronteira entre a Croácia e a Bósnia!”

  1. Laila says :

    Oi, Bruna!
    Tem o tempo todo ônibus de Split para Zadar?
    Eu procurei e não encontrei esse trajeto na internet.
    Existe um site onde eu possa ver essas passagens com os horários??

    Muito bom o blog! =)
    Beijos

    • Bruna says :

      Oi Laila!
      Tem, tem bastante opções de horários e de empresas nesse trajeto entre Split e Zadar.
      Eu vou ter que procurar nos meus arquivinhos onde tá esse link “milagroso”, assim que eu achar eu posto aqui!

  2. Bruna says :

    Achei o link.. http://www.ak-split.hr/
    Na verdade ele é mais indicado pra pesquisar horários de ônibus envolvendo Split no trajeto.

  3. VALERIA SIMONE DE OLIVEIRA says :

    Vi uma reportagem no programa Vai pra onde? e conheci split fiquei apaixonada, gostaria que vc me enviasse informações de voo, hoteis,restaurantes com precinhos legais fico no aguardo bjs

    • Bruna says :

      Oi Valeria,
      As unicas infos q tenho sobre hoteis, restaurantes e voos são as que usei quando viajei e estão descritas nos posts! :)

  4. Alexandra Jacob says :

    Bruna,

    Nao entendi se brasileiros precisam de visto para passar pela Bosnia indo para Dubrovnik.

  5. Isa says :

    Olá Bruna, você comprou a sua passagem de Split para Dubrovnki pelo site correto?

    Você teve que trocar por alguma passagem no guiche ou não é necessário?

  6. Joanna says :

    Gostaria de saber se é importante fazer reserva pro onibos , ou se nao tem problema e pode comprar na hora mesmo?

    • Bruna Bartolamei says :

      Oi, Joanna

      Eu comprei as minhas passagens quando já estava lá, sempre de um dia pro outro e nunca tive nenhum problema. Como disse no post, uma das empresas até vende dentro do proprio onibus as passagens, já a outra, como não vi ninguém comprando, não sei te dizer.

      Só não aconselho vc deixar pra comprar a passagem minutos antes do ônibus sair, pq (principalmente no verão) tem sempre fila, e elas são meio grandinhas.

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

