Banned Books: Censorship of the printed word, na National Library of Scotland!!

Aproveitando que hoje o dia estava super frio e tinha um ventão de arrancar os cabelos, resolvi passar boa parte da tarde na National Library of Scotland. O que me levou até lá foi a exibição temporária chamada Banned Books: Censorship of the printed word!! A exibição vai até final do mês de outubro, para ser mais exata, até o dia 30 de outubro 2011.

Mas antes de falar da exibição.. antigamente a Biblioteca Nacional da Escócia fica na Advocates Library, que era a biblioteca que fazia parte da Faculdade de Direito. Essa é uma das bibliotecas mais antigas do país e foi inagurada em 1689 e sendo assim, pelo Copyright Act de 1710, ela foi declarada a Biblioteca Nacional do país. Mas recentemente, em 1925, um novo ato do Parlamento, definiu a atual Biblioteca como sendo a atual sede e passou a se chamar Biblioteca Nacional da Escócia!!

E como esperado, a biblioteca tem uma vasta coleção com mais de 7 milhões de livros, 2 milhões de mapas, jornais, revistas e várias outras publicações. E os destaques ficam por conta da Bíblia de Gutenberg, o First Folio de Shakespeare (primeira coleção com as 36 peças teatrais de William Shakespeare que foram publicadas) e uma carta de Charles Darwin com os manuscritos da Origem das Espécies.

Em exibição.. Banned Books: Censorship of the printed word!!

Mas o motivo que me levou lá pela primeira vez, foi um tema que eu considero bem interessante e que já foi um tanto quanto polêmico ao longo da nossa história. Desde que existem livros, a censura sempre existiu. Houveram muitas razões para que as censuras existissem e com o passar do tempo elas só vão mudando de assunto ou de autores ou de países.. mas ela sempre esteve presente e acredito que nunca vai deixar de existir!!

Os cinco temas relacionados a censura são: religião, política, sexo, sociedade e vivendo com a censura (sobre estratégias que os autores fazem pra continuar escrevendo e publicando seus trabalhos, seja de forma anônima ou seja em outro país).

Pelo que eu percebi, o foco da exibição é principalmente relacionado com a censura a livros e autores britânicos, mas vi também livros conhecidos a nível mundial na exposição.. e os grandes destaques ficam por conta do Kama Sutra e o Lady Chatterley’s Lover!!

Eu só tive tempo de ver a parte relacionada a religião e ao sexo.

Na parte do sexo foi retratado como o Kama Sutra chegou até o Reino Unido, mas esta em exibição a versão Kama Sutra in pop-up e livros que foram censurados por retratar o sadismo e descrições de cenas consideradas muito obscenas.

Já na exibição sobre religião o tema foi mais amplo e eu fiquei a maior parte do tempo lá, afinal, são várias religiões e ainda hoje em dia existem regras, barreiras e muito preconceito e até falta de respeito com a religião de outros países!! No Reino Unido, ainda durante o século 15, quando muita coisa começou a ser impressa, a dissiminação das idéias religiosas começou a se propagar muito rapidamente, dando margem para que houve vários tipos de censuras.

Aqui na Escócia, um caso de censura que ficou bem famoso foi o do livro De iure regni apud Scotos, escrito em 1579 por George Buchanan que foi censurado por mais de 100 anos!! Imagine.. em 1579, alguém escrever alguma coisa apoiando a abdicação de uma Rainha, especialmente a Queen Mary e ainda por cima dizer que tudo o que a Rainha Mary fez estava de acordo com a lei e com a vontade de Deus. Não foi bem visto na época e continuou não sendo bem visto por vários anos  e é um tipico caso de censura religiosa e um pouco política também, já que antigamente a política, os reinados e a religião caminhavam lado a lado.

E uma das partes que mais me chamou a atenção foi ver que o primeiro dos vários livros escritos por J.K Rowling, da série Harry Potter também sofreu censura. O livro Harry Potter and the Sorcerer’s Stone ou no Brasil.. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi considerado por muitos como glorificação ao paganismo por parte da autora. O livro foi censurado em escolas de muitos países, como Estados Unidos e no Emirados Árabes Unidos.

A NLS fica na Old Town, na rua George IV Bridge, bem pertinho do National Museums of Scotland, da Universidade de Edimburgo e do Elephant House. Abre todos os dias, de segunda a sexta das 10:00 as 20:00 e sábado das 10:00 as 17:00 e domingo das 14:00 as 17:00!! A entrada é gratuita!!

Anúncios

Tags:, ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: