Finalmente.. Montmartre (e um pouco de Amélie Poulain)!!!

Depois do tour pelo Eixo Histórico, ainda tive tempo de visitar o bairro de Montmartre… Finalmente!!! A primeira vez que fui a Paris, ainda em 2005, as informações online eram pouquíssimas e praticamente nenhum site oficial dos principais monumentos existiam, então, não arriscamos e ficamos somente no centrão de Paris!!

Basílica do Sacré-Coeur

Mas hoje em dia, o número de sites e blogs com todos os tipos de informações são muuuitos e se dúvidar, as vezes, é possível conhecer bem um lugar sem nem mesmo ter saido de casa! Dessa vez eu deixei o “medo” de lado e fui… Na verdade, já tinha ido na noite anterior, quando fui ver um show no Moulin Rouge. Mas não tive tempo de explorar bem a região.

Saindo do metro, entrando por uma ruazinha, já dá pra ver a Basílica de longe!

Voltando do bairro de La Défense, parei na estação de metro Charles de Gaulle Étoile (estação que serve o Arco do Triunfo) e lá peguei a linha 2, cor azul escuro e fui até a estação Anvers, que já sai de frente pra Basílica do Sacré-Coeur.

Basílica do Sacré-Coeur

Para chegar lá no topo, as opções são duas: pegar o bondinho ou subir a pé pelas escadarias (que vão contornando os jardins da Basílica).

Nem preciso dizer que tanto o metro, como o bondinho, as ruas de Montmartre e as escadarias da Basílica estavam lo-ta-das!

Dá pra escolher, subir de escada ou de bondinho

O bairro de Montmartre fica relativamente afastado do centro da cidade de Paris e faz parte do 18º arrondissement e é considerado o bairro boêmio da cidade!! Por volta de 1860, vários artistas e intelectuais circulavam pela região, como Monet, Van Gogh, Renoir, Cézanne.. e essa “fama” continua até hoje, pois o bairro é lotado de restaurantes, bares e casas de shows.

Basílica do Sacré-Coeur vista dos "fundos"

Mas o que mais atrai turistas (e eu também, lógico!!), sem dúvida, é a Basílica do Sacré- Coeur. Imponente, ela fica no alto de uma colina e seu formato com as 4 cúpulas brancas chamam a atenção de várias partes da cidade!! E ver ela de pertinho, vale muito a pena e por vários motivos:

– ela foi toda contruída em mármore travertino, e é por isso que a Basílica é toda branquinha!!

– tem um mosaíco enoooorme no ápice, chamado Cristo em Majestade, e é considerado um dos maiores do mundo;

Paris, lá do alto!

– do topo de uma das cúpulas se tem uma das melhores vistas da cidade de Paris;

– as ruelas ao redor da Basílica são super bonitinhas!

O bairro também ficou bastante em evidencia depois que foi gravado o filme Amélie Poulain lá.

Café des 2 Moulins

E como eu tinha tempo sobrando até o horário de voltar pra casa, resolvi parar no Cafe des 2 Moulin, o bar onde Amélie trabalhava no Filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

O Café onde Amélie trabalhava

Além de ver o bar, o anão do pai de Amélie, pude sentir um pouco o clima do local, que assim como esperado, tava lotado de turistas!!

Anúncios

Tags:, , , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: