Edimburgo, a capital da Escócia

Edimburgo ou Dùn Èideann (como é chamada em gaélico escocês) é a capital da Escócia desde 1492. De acordo com o último censo, que foi feito em 2001, a cidade tem apenas 448 mil habitantes. A cidade também era conhecida antigamente por “Auld Reekie” e atualmente ganhou o apelido de “a Atenas do Norte”.

Uma coisa que chama bastante a atenção é que o nome Edinburgh não é pronunciado dessa forma e sim, é utilizado a pronuncia que vem do gaélico escocês que é algo como “Edinbrá”, é isso mesmo, ninguém diz Edinburgh Castle e sim “Edinbrá Castle”, pode reparar!!!!

As áreas que formam a cidade

New Town e Old Town

A cidade está localizada no estuário do rio Forth, no Firth of Forth (que é aquela região onde o Mar do Norte entra nas terras escocesas), sendo assim, venta muuuuito na cidade, tem dias que chega a 20 mph (ou mais).. isso quer dizer: 32 km/h!!!!!

O centro da cidade de Edimburgo.. repare que a New Town é mais organizada e na Old Town as ruas são mais curvas!

A cidade basicamente é dividida em 4 partes pelo Princes Street Gardens: Georgian New Town, Medieval Old Town, Port of Leith e Financial Center.

As duas principais ruas da cidade são a Royal Mile, que fica na parte antiga da cidade e é onde estão grande parte dos estabelecimentos políticos do país e a Princes Street que fica na parte nova da cidade é uma área para diversão e compras (também inclui a área de West End, onde estão vários teatros e cinemas).

No Princes Street Gardens e ao fundo o Castelo de Edimburgo

O Princes Street Gardens antigamente era um pântano, o North Loch ou Nor’ Loch, que em 1820 foi transformado em jardim. E é justamente esse jardim que separa a New Town da Old Town e fica entre a Princes Street e a Royal Mile. Para ligar a parte nova com a parte velha foi construída uma colina artificial com um trajeto meio curvo, o The Mound.

Princes Street Gardens

Nos jardins estão várias estátuas (na parte leste estão as dedicadas ao explorador David Livingstone, ao editor Adam Black, ao professor John Wilson e na parte oeste estão as dedicadas ao poeta Allan Ramsay, Thomas Guthrie e James Simpson), alguns monumentos como o Scott Monument e a Ross Fountain, o Memorial Escocês da Guerra Americana e um relógio de flores (que marca as horas de verdade!!).

Princes Street Gardens em primeiro plano e o Calton Hiil ao fundo

No inverno, o jardim se transforma no Winter Wonderland, com os mercados de Natal com produtos típicos de todo o mundo, pista de gelo e uma roda gigante, a Edinburgh Eye.

Na área do The Mound é onde ficam a National Gallery of Scotland, Royal Scottish Academy, New College, General Assembly Hall of the Church of Scotland e Bank of Scotland.

The Mound.. ligando a Old Town com a New Town

A cidade velha de Edinburgh com seus traços medievais, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1995. A rua tem aproximadamente 2 km e numa de suas pontas fica o Castelo de Edimburgo e na outra fica o Palácio de Holyroodhouse (Palácio da Rainha Elizabeth, na Escócia).A Royal Mile é um pouco grandinha e ao longo dos seus quase 2 km ela recebe 4 nomes diferentes: Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate.

Royal MileRoyal Mile

Já na New Town de Edimburgo, uma coisa que chama atenção é o seu planejamento urbano, as ruas são mais retas e com muitas praças (sendo as principais, a Charlotte Square e a St Andrew Square). Também foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco junto com a Cidade Velha de Edimburgo em 1995!!

Princes Street.. no lado direito fica o Princes St Gardens

Mesmo sendo chamada de Cidade Nova, foi construída entre 1765 e 1850, o que não seria tão nova assim (para nós, brasileiros!!). Para que ela fosse contruida, houve um concurso público e o vencedor foi o arquiteto James Craig. As ruas principais foram nomeadas para homenagear a realeza (é claro), como.. Princes Street, George Street (em homenagem ao Rei George III) e Queen Street.

O Leith é o porto da cidade, que recentemente passou por um processo de revitalização, e de uns tempos pra cá virou atração na cidade. Na região há muuuitos restaurantes, lojas, cinema e até um shopping.

Her Majestys Yacht Britannia

Existem várias empresas de cruzeiros marítimos que fazem passeios para os países Escandinavos, Alemanha e Holanda e saem diariamente do porto. Além disso, tem o Her Majesty’s Yacht Britannia, que é um navio que pertence a Realeza Britânica.

Praça entre West End e Haymarket Station

O Centro financeiro da cidade, como o próprio nome sugere ficam sedes de bancos e Embaixadas e é pra esse lado da cidade onde está o Aeroporto de Edimburgo.

Edinburgh International Conference Centre

E é também onde fica o Edinburgh International Conference Centre, o principal centro de eventos e conferências da cidade!

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

24 responses to “Edimburgo, a capital da Escócia”

  1. Fran D says :

    Essa cidade deve ser maneira!!!!

    Bruna, Quanto dias são necessários p/ conhecer bem a cidade?

    Obrigada, Fran

  2. bruna says :

    Olá!!!

    Olha, pra conhecer bem a cidade 3 dias são suficientes!! Se quiser passear por outras cidades dai tem que ficar um pouco mais… Dá pra ir pra Glasgow e Stirling.. St Andrews tbm… Mas a cidade de Edimburgo é pequena e acho q 2 dias (meio corrido) ou 3 dias (mais folgado) dá pra ver tudo!!
    =)

  3. Lenice Souza says :

    Olá Bruna…

    Sou a Lenice e moro em Mossoró-RN/Brasil…
    Etou indo com meu namorado para Edimburgo, Zurich, Paris e Londres. Quantos graus está em Edimburgo neste período…
    Adorei seu site…estou imprimindo tooooooooooodas as dicas…

    Bjin…

    • Bruna says :

      Oi, Lenice!
      Mes de janeiro e fevereiro são bem frios, geralmente temperaturas negativas (até -5 graus) ou, quando positivas, não passam dos 5 ou 6 graus.
      Mas o que torna o tempo mais frio, é a proximidade com o mar, então venta muuuuuuuuuito na cidade e qdo esta ventando muito, fica beeem mais frio.
      Um site bom pra olhar a previsão do tempo é o da BBC Scotland.
      =)

  4. Mari Campos says :

    Bruna, vim aqui dar uma última xeretada nos seus (ótimos!) posts da Escócia; amanhã embarco, feliz da vida, com suas dicas todas anotadinhas ;)

  5. Bertrand says :

    Pretendemos, eu e minha esposa, na segunda quinzena abril, passar duas semanas em Edimburgo estudando a lingua inglesa. Vc recomenda alguma escola? E lugar para ficarmos? o que acha que podemos fazer (digo sair da cidade) no final de semana que passaremos ai?
    Muito obrigado

    • Bruna says :

      Oi Bertrand,

      Desculpa a demora pra responder.
      Olha, eu escrevi esse post sobre algumas escolas de inglês em Edimburgo, não sei se vc viu?!?!?
      http://contandoashoras.com/2012/06/07/intercambio-as-escolas-de-ingles-em-edimburgo/

      Eu optei por estudar na Kaplan, mas vc pode dar uma olhada no site dessas escolas e ver o que te interessa.

      Como opçao de hospedagem, vcs podem alugar um apartamento ou tbm um quarto em um hostel já que seria apenas duas semanas. Existem alguns hostels pela cidade que trabalham alugando por periodos maiores, como 1 ou 2 semanas ou até um mês e o valor é acessivel.

      Como opção de passeios, acredito que seria interessante ir até as Highlands e fazer o passeio pelo lago Ness, vc pode visitar alguma destilaria de whisky ou ainda conhecer alguns castelos pela região ou até mesmo ir conhecer a Roslyn Chapel, aqueeela do Codigo da Vinci.

      :)

  6. Thais Carraca says :

    Oi Bruna.
    Excelente seu blog, estou “viajando” por ele há uma semana, uma delicia.
    Vou de ferias para Londres, Liverpool e Edimburgo em março/2013 e, como sempre faço, vou elaborando os roteiros com antecedência, a partir das informações colhidas na internet, de preferência com as pessoas que moram ou já estiveram nas cidades para onde eu pretendo ir.
    Parabéns, um abraço
    Thais

    • Bruna says :

      Oi Thais,

      Ahh, legal!! Que bom que o blog esta te ajudando! Eu tbm tenho o mesmo costume de procurar em blogs por ai.. Ja conhece o site da rbbv?? (rbbv.com.br) da uma olhada la, tem muito mais dicas de viagens! :)

      • Thais Carraca says :

        Olá Bruna
        Muito grata pela dica, não conhecia esse site, gostei muito.
        Percebo que vc é sempre atencisa com todos que fazem contato e está sempre disposta a ajudar os “viajantes”. Muito legal.
        Vou te mandar um email com algumas dúvidas que tenho, espero contar com seu apoio.
        Um abraço,
        Thais

  7. Bruno Coriolano says :

    Edimburgo é encantadora.

  8. Norma Wilna de Oliveira Velle Macedo . says :

    Olá,
    Encontrei seu blog , por acaso e gostei muito das dicas .
    No entanto, gostaria de lhe fazer algumas perguntas , ok !

    1- Qual é o preço da entrada do castelo de Edimburgo e do Palacio de Holyrood ?

    2- Qual a linha de onibus que passa lá ou perto ?

    3- Como chego no PUB , mais antigo do Reino Unido ? The White Hart Inn . Qual é a linha de onibus que passa lá? E o endereço ?

    4-Compramos uma excursão no Rio de Janeiro , antes de conhecermos seu Blog! Que pena , já me arrependi horrores !!!! Mas, já está feito ! Então, deveremos ficar num desses hoteis : Holiday Inn ou Jurys Inn City Centre. Eles tem boa localização? Ficam na New Town ou na Old Town?
    Passa onibus perto? Tem supermercado perto ?

    5- Só mais uma questão : minha passagem é Rio/Londres/ Edimburgo/Dublin/Londres/Rio de Janeiro. Pensei em ficar alguns dias em Edimburgo antes da excursão começar e alguns dia em Dublin , onde a excursão termina. Acontece que , eu comprei esta passagem em uma agencia de viagem separado da terrestre . Minha pergunta , tu tens ideia de quanto é a multa para trocar as datas da viagem? A empresa é British. é possível fazer esta operação, sem custos ?

    Bem, vou aguardar sua resposta .
    E parabéns , pelo seu Blog !
    Norma.

  9. Norma Wilna de Oliveira Velle Macedo . says :

    oi Bruna
    Obrigada pelas respostas.
    Um último help: você pode indicar algum site que dê dicas sobre Dublin?
    Norma

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: