Como as coisas acontecem na Embaixada Americana

Chegamos na Embaixada e já tinham algumas pessoas na fila. São três filas, uma para quem agendou para as 8 horas (nosso caso), outra para quem agendou para as 9 horas e outra para as 10 horas.

Nos dirigimos para um balcão, onde tivemos que deixar todos os eletrônicos (celular, máquina fotográfica e mp3) e recebemos uma senha. Um guarda nos revistou e entramos por uma porta de grade (tipo como se estivéssemos indo pra prisão hehehe) e lá tinha outro guarda, passamos pelo detector de metal e o guarda nos revistou tbm com um detector de metal manual, olhou nossa bolsa novamente e nos deixou seguir.

Há alguns metros dali, vimos uma tendinha com uma fila bem grandinha.  Mas precisávamos pagar a taxa e pedimos informação de onde ficava o caixa do Citibank para efetuar o pagamento da taxa de US$131,00. Meu irmão levou em reais a quantia aproximada com o câmbio da semana e eu levei em dólares, afinal, tinha visto em algum lugar que dólares eram aceitos, mas também fui prevenida caso não aceitassem e levei uma quantia aproximada em reais. Já adianto que dólares, eles não aceitam!!!!

Fomos para a fila (aquela da tendinha), e ali foi solicitado nossos documentos (somente aqueles que estão listados no site), mais o passaporte e a foto, e pegamos a senha.

Agora era só aguardar…

A coisa foi bem rápida, demorou apenas uns 30 minutos e logo uma mulher chamou eu e meu irmão (já que pessoas da mesma família são entrevistadas junto). Ela pediu pra gente passar todos os nossos dedos numa maquininha que recolhe as digitais e fez um interrogatório básico mais ou menos assim: Porque vcs querem ir para os EUA? Quanto tempo vcs pretendem ficar lá? Para quais cidades vcs vão? Quais as pessoas que vão com vcs? (responda exatamente igual ao que vc preencheu nos formulários para não ter problema).

Daí ela perguntou algumas coisas pessoais para o meu irmão: vc estuda? Faz faculdade do que? Em que ano está na faculdade? Vc trabalha? E fez algumas perguntas relacionadas a nossa empresa.

Logo chegou a minha vez, tava nervosíssima… mas as perguntas foram beeem tranquilas, ela me pediu se eu estava estudando (falei que estava fazendo um curso, sem maiores detalhes), pediu se eu estava trabalhando (falei que não estava trabalhando no momento, mas que estava a procura de um emprego), pediu quem me ajudaria a pagar a viagem (falei que seriam meus pais, já que eles também iriam junto) e SÓ!!!

Depois de uns 3 minutos que demoraram uma eternidade, veio o comunicado: VISTO CONCEDIDO!!!! Maravilha!!!!!!!!!

A mulher nos comunicou que deveríamos nos dirigir ao setor do Correio interno da Embaixada. Deixamos paga uma taxa referente ao envio dos passaportes para cada estado (no nosso caso SC) que na época foi algo aproximado de R$ 31,00. Nos disseram que o passaporte chegaria em 7 ou  até 10 dias úteis.

Fazendo um parêntesis sobre o fato do passaporte chegar em 7 a 10 dias úteis no endereço deixado…

Depois de passar duas semanas, comecei a ficar preocupada e resolvi ligar no correio da minha cidade para saber se por acaso tinha algum sedex em meu nome e se por ventura teriam levado de volta por não terem achado ninguém em casa. O rapaz me informou que pelo meu nome e/ou o número do protocolo não havia nada AINDA ali, fazendo com que me desesperasse ainda mais. Pensei: ou nossos passaportes nem saíram de Brasília ou foram extraviados por lá mesmo. Então comecei a pensar pra onde poderia ligar pra ver o que havia acontecido, já que na própria Embaixada ninguém poderia me informar nada a respeito, pois eles não são responsáveis pelo serviço de entrega do correio. Em resumo, liguei pra mil e quinhentos lugares e nada.. ninguém sabia me informar nada! Nessa hora já estava pensando em ligar até pro presidente (dos EUA, é lógico) pra ver se ele dava um jeitinho hehehehe

Esperei mais uma semana e nada. Com isso, TRÊS SEMANAS se passaram e nada do nosso passaporte e já tava quase na hora de viajar pro Reino Unido (sim, mudamos o destino, pq acredite ou não, os preços para lá comparados com Nova York e Washington estavam beeeem mais em conta), começou o desespero!

Fui a Agência de viagem que havia feito nosso agendamento e eles enviaram uma solicitação não-sei-do-que pra tentar saber o pq do atraso..

Bom, do NADA, quatro semanas depois do previsto, chegou finalmente nossos passaportes! (detalhe: faltava apenas UMA semana pra nossa viagem pro Reino Unido). No final das contas, stress a parte, deu tudo certo!

Endereço da Embaixada dos EUA
Av. das Nações, Quadra 801 Lote 3, Asa sul.
Telefone: (61) 3312-7000 ou (61) 3225-9136.

Tags:

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

