Ano Novo na Escócia!

O Ano Novo na Escócia é conhecido como Hogmanay que quer dizer “nova manhã”. Essa tradição começou a muuuitos anos atrás, ainda durante a Era Viking, porém ao longo dos séculos foi se modificando.

Por aproximadamente 400 anos, desde o final do século 17 até a década de 1950, a comemoração de Natal era proibida na Escócia, devido a Reforma Protestante, quando o Kirk (a Igreja Protestante) via o Natal como uma festa católica.

Assim, os escoceses trabalhavam normalmente durante o período de Natal, fazendo com que o Hogmanay se tornasse uma das comemorações mais importantes do calendário escocês!!

As famílias típicas escocesas seguem essas tradições até hoje, como.. a limpeza da casa no dia 31 de dezembro, principalmente tirando as cinzas das lareiras e pagar todas as suas dividas, para assim, iniciar bem o próximo ano.

Logo após a meia-noite, é bem comum cantar o poema escocês “For Auld Lang Syne” de Robert Burns como parte da comemoração pelo ano acabou de  chegar!!

O poema é bem tradicional tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos e também ficou conhecido como “The song that nobody knows”, pois a sua melodia é bem mais conhecida do que sua letra (aposto que vc tbm já ouviu)!!

Auld Lang Syne

Should auld acquaintance be forgot

and never brought to mind?

Should auld acquaintance be forgot

and days of auld lang syne?

For auld lang syne, my dear,

for auld lang syne,

we’ll take a cup of kindness yet,

for auld lang syne.

Should auld acquaintance be forgot

and never brought to mind?

Should auld acquaintance be forgot

and days of auld lang syne?

And here’s a hand, my trusty friend

And gie’s a hand o’ thine

We’ll tak’ a cup o’ kindness yet

For auld lang syne

Outro costume dos escoceses é conhecido por “First Footing”, que seria mais ou menos o seguinte, logo após tocar o sino da Igreja, indicando que o proximo ano já chegou, os vizinhos saem para visitar uns aos outros e entregar presentes (principalmente shortbreads biscuits e whisky).

E ai vem uma coisa curiosa, se a primeira pessoa que for visitar for um homem e moreno, sinal de sorte, porém se a primeira visita do ano for mulher e ruiva, é sinal de que o ano não será tão bom.. Lenda ou não, as visitas já acontecem em menor proporção e deram abertura para outras comemorações, como a celebração do Hogmanay na Princes Street.

Além dessas comemorações típica dos escoceses, há uma comemoração voltada mais para os turistas, porém sem deixar de ser tradicional.

O Hogmanay acontece no final do ano e dura 4 dias, começando com o Torchlight Procession no dia 30 de dezembro e terminando no dia 02 de janeiro.

Na noite do dia 31 de dezembro acontecem vários eventos na Princes Street, como show de algumas bandas, danças típicas e apresentações de teatro na rua.

As comemorações de Ano Novo começam as 21:00 e é necessário comprar ingresso, que custa 15,00 libras (em 2010). A partir das 22:00 horas, a cada hora cheia há um mini show de fogos de artifícios.

O momento mais esperado é quando, a meia-noite, os canhões do Castelo de Edimburgo disparam e inicia uma grande queima de fogos que dura aproximadamente 5 minutos.

Como brinde ou forma de cumprimento, são bem conhecidos entre os escoceses:

Lang may yer lum reek!

(que significa: Que o chaminé funcione por um bom tempo!) 

e 

A guid New Year to ane an’ a’ and mony may ye see!

(que significa: Um bom ano para todos e que você ainda possa “ver” muitos anos).

Obs.: A parte sobre os costumes foi explicado pela minha professora de Inglês, alguns dias antes da ultima semana de aula!

Anúncios

Tags:,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

9 responses to “Ano Novo na Escócia!”

  1. ana luiza says :

    Bruna ,tudo bem ? espero que realmente possa me ajudar
    estou indo pra emdibrugo mes que vem ficar seis meses,gopstaria de alguma dicas e ajuda

  2. bruna says :

    Oi Ana Luiza!!
    O que exatamente vc precisa saber???
    Posso ajudar sim, se eu souber !!
    =)

  3. Manoela says :

    Oi Bruna, sou jornalista de Porto Alegre e estou escrevendo uma matéria sobre o ano novo em edimburgo. Achei seu site e achei muito bacana. Talvez vc possa me ajudar, estou precisando de fotos bacanas do ano novo Hogmanay, mas com boa qualidade para que possamos publicar em revista. Tens alguma legal da cidade em festa e etc? obrigada! Bjs

  4. giovanna says :

    oi bruna
    sou giovanna estou passando o ano novo em edinburgo e gostaria muito de comprar os ingresso tanto para o concerto,quanto para a festa de rua,mas como moro em fortaleza no ceara tenho medo dos ingressos nao chegar a tempo nem sei direito que ingreso devo comprar.São quatro ingresso.Vc consegue me ajudar
    obrigada antecipadamente
    giovanna

    • Bruna says :

      Oi Giovanna!!

      Os ingressos para o concerto ja estao tds vendidos!!
      Os melhores eventos do Hogmanay sao a street party com fogos de artificio a meia noite e o torchlight procession!!

      Da pra comprar em Edimburgo mesmo esses dois q te falei!! Ou vc pode pedir pro pessoal do hotel / hostel comprar pra vc tbm!!

      Os ingressos comprados por pessoas em outros paises deveriam ter sido comprados ate novembro, sendo assim, nao chegara a tempo!!

      A melhor opcao eh vc mesma comprar pessoalmente ou pedir ao hotel, como sugeri!!

      Nao se preocupe q esses dois eventos q te falei, os ingressos nao acabam tao rapido, sempre tem pra vender tds os dias!!

      Vc vai adorar o Hogmanay!!!

  5. gardiana says :

    olá…parabéns pela matéria. Muito clara, objetive e explicativa. Estou planejando passar o ano novo na Escócia e confesso q seu blog me deu aquele incentivo. Onde é o melhor lugar para ficar, próximo de onde se celebra o ano novo em grande estilo. Se tiver dicas de hostel tbm agradeço. Obrigada

    • Bruna says :

      Gardiana,
      Dificil responder essa pergunta, pq no ano novo os preços variam muito, então vai depender muito do teu orçamento pra isso na viagem. Mas se vc se hospedar na Grassmarket (que tem alguns hostels) ou até mesmo na Princes Street, Royal Mile ou próximo a Haymarket Station vc vai estar muito bem localizada.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Inverleith Park « Contando as horas - 22/08/2012

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: