Roteiro: Cardiff, País de Gales!

Nesse final de semana eu fui pela primeira vez para o País de Gales, mais precisamente na sua capital Cardiff. Pra quem não sabe, o País de Gales é um dos quatro países que fazem parte do Reino Unido.

Símbolo do país: Dragão!

Seguindo o mesmo esquema da viagem à Belfast, na Irlanda do Norte, fui com a mesma cia aérea, a Flybe. Sai de Edimburgo final da tarde de sexta-feira e em pouco menos de 1 hora e 30 minutos eu estava em Cardiff. O voo tava no horário, e como os aviões da Flybe são relativamente menores do que os que a gnt tá acostumados, quando estavamos chegando perto de Cardiff passamos por uma area grande de turbulência. Chovia forte a hora que desembarquei lá.

O Aeroporto Internacional de Cardiff (IATA: CWL) fica a 19 km do centro da cidade. Das opções para ir até o centro, além dos taxis, exitem ônibus e trem. Eu sempre dou preferencia pra andar de trem, mas nesse caso, os trens partem de/para aeroporto até/da Estação Central 1x por hora, achei um absurdo!

Quando desembarquei lá, o trem tinha recem saido, e como chovia bastante, nem me dei ao trabalho de ir até a Estação de onde partem os trem do aeroporto, e já fui direto pegar um táxi. Confesso que o valor do taxi não é lá suuuuper barato, mas aquele chuvão não estavam nos meus planos, e assim, desembolsei quase 20,00 libras até o hotel no centro da cidade.

E pra piorar ainda mais a situação, aos domingos, o trem parte a cada 2 horas pro aeroporto, ou seja, parece que eles não gostam muito que turistas usufruam desse meio de transporte! Acabei pegando um táxi, com um senhor do Bangladesh (até então nunca tinha falado em toda a minha vida com uma pessoa de lá), combinamos o valor e fui com ele. No trajeto fui conversando e literalmente minei o cara de perguntas, afinal, eu nunca tinha ouvido nada além do próprio nome do país até aquele dia, foi legal saber um pouco daquele lugar.

Nesse final de semana, a cidade tava lotada, o aeroporto tava cheio, as ruas também estavam lotadas e eu não tava sabendo o pq. Até que cheguei próximo a area do Millenium Stadium e descobri.

Era um jogo de rugby entre País de Gales x Austrália valido pelo Campeonato Mundial de Rugby. Eram os torcedores vestidos de amarelo (Austrália) x vermelhos (País de Gales). O centro da cidade tava todo decorado com a bandeira dos países participantes do campeonato e as ruas lotadas de torcedores carregando suas bandeiras e cantando felizes.

Mas como eu não ia no jogo, meu roteiro para esse final de semana foi:

– sexta-feira: com aquela chuvarada toda fui direto pro hotel, jantei la mesmo e tentei assistir um pouco de tv, ora em welsh, ora em english, foi no minimo engraçado!

– sábado: fui visitar o centro da cidade, Prefeitura e o Alexandra Gardens, depois fui no Castelo de Cardiff e ainda fui caminhar um pouco aos arredores do Estádio, para ver a movimentação do jogo. Quando o jogo começou, segui caminhando até a Cardiff Bay, uma area que foi recentemente revitalizada. Jantei por ali mesmo e fui assitir ao Ballet Lago dos Cisnes;

– domingo: uma ultima volta na cidade, passei pelo Millennium Stadium, comprei uns souvenirs e metade da tarde fui pro aeroporto.

Uma coisa que chama atenção é a forma com que os galeses mantem a sua cultura e idioma, por todos os lados vemos tudo escrito tanto em inglês como em galês, eram placas de transito, cardápio em restaurante, placas no aeroporto, souvenirs, tudo, tudo mesmo! Achei incrível!! Ah, a BBC tem um canal exclusivo em galês, onde todos os programa são apresentados nesse idioma. Impossível entender alguma coisa, mas ao menos é engraçado o sotaque!

Tags:, , ,

About Bruna Bartolamei

Depois de morar por quase 2 anos em Edimburgo, na Escócia e ter viajado por mais de 32 países, estou de volta ao Brasil com muitas histórias pra contar!

Trackbacks / Pingbacks

  1. Hotel em Cardiff | Contando as horas - 18/08/2013

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!

